domingo, 28 de junho de 2009

Poema Matemático (Racional ou irracional?)


Poema Matemático (Racional ou irracional?)



Se eu fosse raiz quadrada,

conheceria sua tangente,

calcularia seus cossenos,

e sua divisão, num quociente!

Armaria a conta toda,

sem o sinal desejado,

somaria e dividiria,

os quatro lados do quadrado.

Na vida, uma álgebra,

no sonho, o valor de pi,

a proporção é tamanha,

equivalente, nunca vi!

E só pra terminar,

sei que pouco, hoje se usa,

a soma dos quadrados dos catetos,

da nossa velha hipotenusa.

sábado, 27 de junho de 2009

POESIA MATEMÁTICA



Poesia Matemática

Millôr Fernandes

Às folhas tantas do livro matemático
um Quociente apaixonou-seum dia doidamentepor uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerávele viu-a do ápice à base uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide, corpo retangular, seios esferóides.
Fez de sua uma vida paralela à dela até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa.
"E de falarem descobriram que eram(o que em aritmética corresponde a almas irmãs)primos entre si.
E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando ao sabor do momento e da paixão retas, curvas, círculos e linhas sinoidaisnos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana e os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casarconstituir um lar, mais que um lar, um perpendicular.
Convidaram para padrinhoso Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futurosonhando com uma felicidade integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três conesmuito engraçadinhos.
E foram felizes até aquele dia em que tudo vira afinalmonotonia.
Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comumfreqüentador de círculos concêntricos,viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,uma grandeza absolutae reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeuque com ela não formava mais um todo,uma unidade. Era o triângulo, tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração, a mais ordinária. Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividadee tudo que era espúrio pass
ou a ser moralidadecomo aliás em qualquer sociedade.
Texto extraído do livro "Tempo e Contratempo", Edições O Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Gogo.

DESAFIO MATEMÁTICO





Lúdico – Desafio Matemático






Click no Link:

http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2093



Comentário:

Segundo o matemático Bigode: para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.

(BIGODE, Antonio José Lopes).

Este jogo tornou-se um desafio, pois se o participante tiver conhecimento dos critérios de divisibilidade conseguirá fazer gol com mais tranqüilidade. Levar a bola até a área para fazer o gol usando seus conhecimentos em divisibilidade, não vai precisar usar as cinco chances de erros que o jogo oferece.


Objetivos:

Aperfeiçoar os cálculos no campo multiplicativo e o cálculo mental.

Desenvolver habilidade no conhecimento dos critérios das divisibilidades.


Habilidades e Competências:

Tomar decisões diante de situações-problema, baseado na interpretação das informações e nas operações.

Compreender a condição de existência de critérios, propriedades e regra estabelecendo conexões entre diferentes temas.


Conteúdos:

Operações fundamentais

Critério de Divisibilidade


Sequência Didática:

Acessar o jogo clicando no link

Verificar e conhecer o jogo e socializar o entendimento

Dividir o grupo em subgrupo: pesquisadores, coordenador, aluno blogueiro

Efetuar jogadas tendo antes o conhecimento dos resultados.

Caso haja repetições dos erros levando a perda das chances, parar o jogo e rever os conhecimentos dos critérios de divisibilidade.

Retomar o jogo buscando fazer o percurso com mais facilidade e habilidade.


QUADRADO MÁGICO






Lúdico – Quadrado Mágico





Clique no Link:

http://www.redescola.com.br/software/uamf3032/uamf3032.swf



Comentário:

“Quadrados Mágicos” são antigos divertimentos matemáticos, que consiste em preencher quadrados 3x3, 4x4,etc., com números 1, 2, 3, ..., de tal maneira que a arrumação satisfaça certas propriedades

Esse “preenchimento” deve ser feito utilizando raciocínio lógico, a partir das regras fixadas ou a partir de uma construção já estabelecida.


Objetivos:

Desenvolver o raciocínio lógico matemático

Resolver adição com números naturais


Habilidades e Competências:

Tomar decisões diante de situações-problema, baseado na interpretação das informações e nas diferentes representações

Diante dos problemas da realidade, analisar as possíveis intervenções, com base no conhecimento adquirido


Conteúdos:

Números Naturais

Operações

Lógica


Sequência Didática:

Acessar o jogo clicando no link

Verificar e conhecer o jogo

Dividir o grupo em subgrupo: pesquisadores, coordenador, aluno blogueiro

Formar a soma pedida no jogo concluindo as operações na horizontal, na vertical e na diagonal

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Projeto : A Matemática e a Interface


Projeto: A Matemática e a Interface com outros Campos do Saber

Tema:Conhecimentos Matemáticos Contextualizados e a Interface com outros Campos do Saber




TEMÁTICA

Aprender matemática é mais do que reproduzir modelos e cálculos padronizados, utilizar regras e manejar fórmulas. É fundamental que os alunos consigam interpretar problemas e situações matemáticas e escrever as respectivas sentenças numéricas e/ou algébricas, bem como representá-las gráfica e geometricamente. Elaborar definições aprimorar seu registro à medida que se apropriam das linguagens matemática, produzirem textos escritos e orais a respeito de suas descobertas e desenvolver linhas própias de raciocínio e dedução são as diversas maneiras de o aluno apresentar a solução das situações propostas.

Os jogos no processo de Ensino-aprendizagem além de constituírem um excelente recurso didático, podem possibilitar: o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como o espírito crítico e criativo; promover a realização pessoal mediante o sentimento de segurança em relação às suas capacidades matemáticas, o desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação.

A resolução de problemas e os jogos nos PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – Matemática: a resolução de problemas aparece como um dos eixos do ensinar e aprender Matemática; Os jogos surgem como um dos recursos didáticos para se “fazer matemática” na sala de aula.

O aluno deve possuir conhecimentos que devem ser utilizados como ferramentas para produzir novos conhecimentos. Para tanto o professor deve partir do que já é conhecido e propor situações-problemas que permitam construir novas ferramentas, ou seja, que avance em relação ao conhecimento anterior. Nesse processo, é fundamental, ouvir o aluno com seus argumentos, percepções, tentativas e estimativas, mesmo equivocados, como forma de alimentar discussões na classe para validar ou não as soluções propostas.


JUSTIFICATIVA

A matemática pode contribuir para que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à representação, compreensão, comunicação, investigação, e, também, à contextualização sociocultural.

De acordo com a LDBEN e com a proposta de trabalho espera-se que os alunos saibam usar a matemática para resolver problemas interessantes, práticos do quotidiano ou de natureza simplesmente teórica, sabendo apreciar a importância da mesma no desenvolvimento científico e tecnológico.

Valorizando o raciocínio matemático dos alunos do 1º ano do ensino médio, busca-se desenvolver habilidades que caracterizam o pensar matematicamente, dando prioridade à qualidade do processo e não à quantidade de conteúdos a serem trabalhados, buscando a integração dos conhecimentos especialmente pelo trabalho interdisciplinar.


OBJETIVO GERAL

Contribuir para a formação integral do aluno, tornando-o um cidadão crítico, participativo, justo, social, responsável e consciente de suas obrigações e direitos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático, habilidades sensório-motor e a assimilação do conteúdo em sala de aula, favorecendo o aprendizado de outras disciplinas.

Estimular a curiosidade e a criatividade do aluno para que possa reelaborar e transferir os conhecimentos adquiridos para novas situações propostas ou criadas por ele mesmo.

Desenvolver hábitos de estudo, rigor, precisão, ordem, clareza, perseverança, cooperação e uso correto da linguagem.

Estimular o aluno a ampliar seus conhecimentos matemáticos por meio de leitura de textos, jornais, revistas, livros, pesquisas, consultas na internet e a profissionais do mercado de trabalho.

Possibilitar ao aluno o uso de vários recursos tecnológicos existentes no aprendizado da matemática.

Desenvolver a capacidade de classificar, seriar, relacionar, reunir, representar, analisar, conceituar, deduzir, provar e julgar.

Desenvolver o hábito de explorar as possibilidades ao acaso, sem a preocupação de achar uma fórmula pronta, sem uma técnica específica, exatamente como se inicia a pesquisa.

Eliminar os bloqueios que alguns alunos apresentavam em relação à Matemática, a ponto de se sentirem incapazes de aprender.

Desenvolver o sentimento de autoconfiança dando oportunidades, em algumas situações, de se destacar em relação aos outros.

Promover a melhoria da aprendizagem dos alunos com atividades lúdicas.

Compreender a Matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade.

Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.

Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade, e agir sobre ela.

Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas.

Compreender conceitos, estratégias e situações matemáticas numéricas para aplicá-los a situações

diversas no contexto das ciências, da tecnologia e da atividade cotidiana.

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática.


SEQUENCIA DIDÁTICA

Buscando a articulação entre os conteúdos, fazendo as intervenções necessárias, proporciona-se ao aluno uma diversidade de situações, de forma a capacitá-lo a resolver problemas do quotidiano, exercitando a crítica na discussão de resultados que se deve basear em alguma informação; a construção de argumentos racionais baseadas em informações e observações.

Construção de glossário matemático contextualizando-o.

Resolução de problemas contextualizados de modo que haja provocações quanto à construção de conhecimento e quanto á utilização de raciocínio matemático.

Engajamento dos trabalhos em anexo ao Projeto Plantação, Projeto Saúde e Alimentação e outros Projetos da escola.

Participação no Blog, lendo, criando e postando comentários.

Participação em apresentações onde podemos fazer uso da filmagem para registros e avaliação dos trabalhos.

Participação nos jogos, buscando desenvolver o conhecimento através da ludicidade.


PÚBLICO-ALVO

Alunos do 1º Ano, Ensino Médio, turno vespertino e noturno do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, de Ibicaraí, e toda a comunidade escolar convidada.


CONTEÚDOS

Nos últimos anos, vem se constatando a necessidade de mudanças no ensino da matemática, tendo em vista vários fatores como: as reprovações a forma como a disciplina é transmitida e tantos outros fatores que fizeram com que se repensasse este ensino em favor de uma visão mais progressiva: a de Educação Matemática.

Dentro desta visão, a matemática é considerada uma ciência em constante construção, que se desenvolve enquanto é experimentada, no processo de investigação e resolução de problemas, deixando de lado a possibilidade de ser vista de forma estática, abrindo portas para a criação e para a emoção.

Os conteúdos (função do 1º e 2º graus) serão apresentados de forma contextualizada e interdisciplinar. Além destes conteúdos, trabalharemos conteúdos que são pré-requisitos para o aprendizado destes novos conhecimentos, produção de relatórios, textos envolvendo o conhecimento matemático e participação nos Projetos da escola.

RECURSOS

Laboratório de Informática ( computadores e seus acessórios + internet), CDs, Pen drive, Quadro Branco, Pincel, Papel madeira, Papel ofício, Xerox, Livros didáticos, Cartolinas, Sala de aula, Espaço físico da escola, Biblioteca, Área livre da escola, Comunidade, Jornais, revistas, Entrevistas.


CRONOGRAMA - PERÍODO DE EXECUÇÃO

Segundo e terceiro quadrimestre do ano letivo, nos horários programados para a disciplina e horários programados para os Projetos da escola e extraclasse


AVALIAÇÃO

Pensando a matemática como uma ciência elaborada pelos homens, em constante evolução, a avaliação, como parte integrante do processo dinâmico de ensino-aprendizagem, deve ser realizada na interação entre alunos e professor, de forma contínua. Tendo com função identificar avanços e dificuldades referentes à compreensão do conteúdo, deve oferecer muitas possibilidades ao aluno para se expressar, retomar e aprofundar a sua visão dos conteúdos. A avaliação também vai possibilitar fundamentalmente, ao professor, condições de repensar a sua prática diária, a metodologia empregada, os recursos humanos e materiais utilizados, os conteúdos matemáticos da série e sua adequação.

Ao propor questões que promovam a participação e a interação dos alunos, a partir do conhecimento que eles já têm - escolar ou não -, o professor terá possibilidade de acompanhar o seu avanço por meio de suas explicações orais e registros escritos.


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

Links:

www.somatematica.com.br./jogos/recipientes/

http://br.syvum.com/cgi/online/fillin.cgi/quebra_cabeca/nails1.tdf?0

http://br.syvum.com/quebra_cabeca/

www.canalkids.com.br/central/arquivo/mat_primos.htm

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/primos/index.html

http://www.redescola.com.br/software/uamf3032/uamf3032.swf

www.canalkids.com.br


Giovanni, José Ruy

Matemática completa / José Ruy Giovanni, José Roberto Bonjorno. - 2. ed. renov.- São Paulo : FTD, 2005.