domingo, 22 de agosto de 2010

Física - Espaço Velocidade e Aceleração

VELOCIDADE MÉDIA

Velocidade média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo.








Velocidade Média



Exercícios

1. Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2. Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

3. Suponha que um carro gaste 3 horas para percorrer a distância de 45 km. Qual a velocidade média deste carro?









4. Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5. Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

6. No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7. Um carro se move a uma velocidade de 100 km/h. A velocidade de um ponto da roda, indicado na figura, é maior, menor ou igual a 100 km/h?








8. Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

9. Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.






10. Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

11. Uma motocicleta percorre uma distância de 20 m com velocidade média de 10 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

12. Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso?

13. Determine a velocidade média do carro (em milhas por hora ) na animação acima.








14. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

Velocidade Média

15. Suponha que o carro acima percorra a pista com uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Em quantos segundos ele dá uma volta?


Velocidade Média




16. A distância de Madri a Nova Iorque é de aproximadamente 5600 quilômetros. Um avião percorre essa distância em 7 horas. Qual é a sua velocidade média?



Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/velocidade-media/velocidade-media.php

APRESENTAÇÃO CLELIA - Curso AudioVisual

Primeira Experiência com o recurso Audacity (audio) no curso Produção de AudioVisual









quarta-feira, 18 de agosto de 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

questões envolvendo Espaço ,Velocidade e Aceleração.

Ola Queridos alunos do Primeiro Ano Ensino Médio, do CELEM- Ibicaraí,

Fiquem antenados, pois publicarei questões envolvendo Espaço ,Velocidade e Aceleração. Estudem os assuntos da página 36 a 45, do Livro de Física Ciências e Tecnologia - Paulo Cesar M. Penteado e Carlos Magno A. Torres, V olume 1, Editora Moderna, 2005 - O seu livro didático; rsrsrssrsrs, buscando uma melhor compreensão dos assuntos.
Depois, resolvam as questões no caderno. Não se preocupem, pois vou fornecer uma cópia do exercício para cada aluno
.

Em muitos problemas de física devemos colocar as unidades envolvidas num mesmo sistema de medidas, por exemplo, passando-as de km/h para m/s ou vice-versa. Por exemplo: a velocidade de 72 km/h corresponde a quantos m/s?

Se 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s, então:

Podemos generalizar o raciocínio feito para obtermos a regra:

Exemplo:

(UFMS) A velocidade escalar média de um atleta que corre 100 m em 10s é, em km/h:

a) 3
b)18
c) 24
d) 30
e) 36



RESPOSTA: Alternativa E

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

domingo, 15 de agosto de 2010

CALENDÁRIO PROGRAMAÇÃO PROJETO APLICADO NO 2º ANO ENSINO MÉDIO

Calendário Programação Projeto
Público Alvo: 2º Ano Ensino Médio,
Turno Vespertino e Noturno
Colégio CELEM - IBICARAI-BAHIA


09 a 13 / agosto/2010
Apresentação do Projeto aos alunos
Formação dos Grupos de Trabalho
Estudos em Grupo da minuta do Projeto


16 a 20/ agosto/2010
Visita a Blogs - conhecendo ambientes
Construção do email social e Blog Social

23 agosto a 03 setembro/2010
Organização dos textos, figuras , vídeos e experiências - tudo de acordo com o conteúdo previsto - Publicação no Blog




13 a 17 / setembro / 2010
Conclusão das Publicações nos Blogs pelos Grupos

20 a 24 / setembro 2010
Aresentação dos blogs pelos grupos; Divulgação dos msmos na Comunidade Escolar

27 / setembro a 01 / outubro 2010
Visita aos blogs ; comentários individuais conscistentes, com coerência e coesão.
OBSERVAÇÃO: Cada aluno escolherá duas postagens em média por Blog para rfegistrar seus comentários.

04 a 15 / OUTUBRO 2010
Estudos dirigidos;
Revisão dos assuntos com base nas questões trabalhadas - partes delas estão publicadas neste blog e já foram corrigidas.
Página 24 a 39 - Física Ciência e Tecnologia - Volume 2, Autores: Paulo Cesar e Carlos Magno; Editora Moderna ( o adotaddo na escola)

18 a 22 outubro 2010
Avaliando o Conhecimento em Física









Podcasts são arquivos de áudio no formato MP3

Os podcasts são arquivos de áudio no formato mp3. Isso significa que você pode ouvi-los diretamente em seu computador ou baixá-los para qualquer mp3 player portátil. Existem três formas de fazer isso.
Assista o VÍDEO abaixo. Depois Siga o link e conheça melhor sobre o assunto
: Como ouvir Podcasts


Primeira Turma Curso Produção Audiovisual




Clélia Eugênia no 1º Presencial da 1ª Turma/2010 - Curso Produção de Audiovisual
Clique no Link e conheça os trabalhos que estão sendo desenvolvidos:
O Curso Produção de Audiovisual: Compartilhando Conhecimento é mais uma ação do IAT/NTE para os docentes da rede pública estadual.

sábado, 14 de agosto de 2010

COMO CRIAR UM PODCAST

COMO CRIAR UM PODCAST




Para você que deseja criar um Podcast, apresento-lhes um resumo de como fazer um:

1º - Antes de tudo escreva em um editor de texto o assunto, quem vai ser o entrevistado, um pouco do perfil do entrevistado, perguntas, recados e tudo que vai ser trabalhado na gravação, assim você faz um Podcast bem elaborado, nada de improvisações.
Defina sempre seu tema, público-alvo, formato e duração de seu podcast. Isso é o básico!

2º - Necessitamos de alguns equipamentos básicos instalados no seu PC, com uma conexão com a internet, um microfone, um software para gravação e edição de áudio: como o Audacity, por exemplo.

3º - Depois de instalado os programas e equipamentos conectados, vamos a gravação.
Faça tudo tranquilo, sem se preocupar tanto com o tempo e com os erros, depois é só editar, retirando os tais erros, colocando alguma vinheta inicial, e tudo mais...
Salve em .MP3, mas cuidado, não salve em tão baixa qualidade.

4º - Salve seu Podcast em duas formas:
- .MP3 -> Para colocar no player no post do seu blog;
- .ZIP -> O áudio compactado em formato .zip para download. Não vai diminuir o tamanho do arquivo, porque .MP3 já é um arquivo de áudio compactado, só vai facilitar o download.

5º - Salve o .zip em algum servidor para disponibilizar para download. Exemplos:
- 4shared
- Google Pages

6º - Salve o .MP3 em algum servidor que vai fornecer o link direto para o áudio, sem mudar a terminação .MP3. Exemplo:
- Google Pages

7º - Coloque seu podcast em um reprodutor. Sugestão um widget bem bacana, clique aqui e veja. Se tiver dificuldades veja a postagem que foi feita ensinando como fazer.

8º - Faça sua postagem com o player e o link para download.
Se você preferi publicar fora seus podcasts, sem nenhuma dificuldade, conheça o PodcastOne, um site brasileiro que publica, divulga, cria o RSS, e tudo mais, basta você cadastrar e gravar!
FONTE: codigosblog.com.br/2009/01/criando-um-podcast.html

A influência das TIC para aprendizagem dos alunos e sua prática pedagógica;

3ª Atividade - Portfólio Pessoal –


Registre no seu Portfólio Pessoal suas reflexões sobre:

A integração das TICs no processo de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais. A escola, tem de ser capaz de se tornar mais atraente, diminuindo o “abismo” que a separa do mundo exterior onde o aluno vai absorver grande parte das informações que lhe interessam.

Cabe à escola transformar-se de simples transmissora de conhecimentos em organizadora de aprendizagens e reconhecer que já não detém o monopólio da transmissão dos saberes, proporcionando ao aluno os meios necessários para aprender a obter a informação, para construir o conhecimento e adquirir competências, desenvolvendo simultaneamente o espírito crítico. (Melo, Leonel Rosa, outubro 1999)

Para possibilitar um acesso igual à informação, a escola tem de conseguir combater as desigualdades existentes, dando a todos os alunos “a possibilidade de recolherem, selecionarem, ordenarem, gerirem e utilizarem essa mesma informação”. O simples fornecimento de equipamento informático às escolas não contribui automaticamente para atingir os objetivo.

A integração das TICs no sistema educativo poderá contribuir desde que obedeça algumas condições:

- uma correta e atualizada formação dos professores

(neste caso , observo que os gestores escolares deve está sempre divulgando os cursos, propiciando meios para a inserção da maioria ou a socialização para os colegas por parte dos que participam dos cursos – chamados multiplicadores)

- uma utilização das TIC devidamente planeada, inserida numa ampla estratégia educativa centrada no aluno

importante planejar a atividade seja ela de maior ou menor abrangência, organizar as ferramenta de trabalho, onde a escola deve disponibilizar para o educando e educador sem nenhum constrangimento)

- uma transformação da atitude da escola (e dos professores).

(nesta condição deve haver uma parceria da comunidade escolar. Os gestores juntamente com os coordenadores devem organizar tempos para que todos aprendam a lidar com as ferramentas de trabalho).

Esta transformação vai exigir que os professores reconheçam que já não são os detentores da transmissão de saberes e aceitem que as novas gerações têm outros modos de aprendizagem, baseados em estruturas não lineares, completamente diferentes da estrutura sequencial em que assentam os saberes livrescos tradicionais. ((Melo, Leonel Rosa, outubro 1999)

Se folhearmos o módulo do positivo por exemplo, a nível fundamental, percebe mos a grande mudança na estrutura dos conteúdos. Eles não são lineares, porém o educando e o educador devem possuir conhecimentos prévios. Por exemplo em um modulo da 7ª série de matemática vocês pode visualizar o assunto produtos notáveis juntamente com geometria e medidas , equações e sistemas. Ai o professor que tem o hábito de um conteúdo linear vai ficar sem saber como trabalhar. Outro exemplo: tem professores que ficam trabalhando mmc e mdc e enquanto o aluno não aprende ele não sai do assunto. Se buscarmos uma nova compreensão mmc e mdc é para professor. Você pode trabalhar com operações fracionárias sem falar de mmc; trabalhar problemas contextualizados sem falar de mmc ou mdc para depois informar sobre eles.

  • Fale podcast e dê sua opinião sobre a construção de um projeto pedagógico que envolva esse recurso.

Acredito que elaborar um projeto envolvendo o podcast não é o problema, mas a dificuldade é aplicar este projeto sem uma parceria na escola. Faz necessário um apoio técnico e pedagógico. Não vou aqui citar os problemas que as escolas enfrentam e muito menos os problemas que os educandos enfrentam. Acredito que cada educando tem que buscar em sua comunidade escolar sua libertação sua autonomia seja a]ela através do diálogo, conscientização e em última instância denuncias fundamentadas.

  • Faça também um resumo do que ocorreu nessa 1ª etapa (aprendizagem, dificuldades encontradas...)

A aprendizagem nessa primeira etapa está sendo satisfatório, pois além de contar com o apoio dos colaboradores (tutores) estou me empenhando o máximo.

Dificuldades só estou encontrando quando faço o download de alguns programas.

Registro a falta de participação dos colegas no ambiente virtual.

l

VOCABULÁRIO ELETRÔNICO

VOCABULÁRIO

Neste tópico, busco registrar palavras desconhecidas para enriquecer nosso vocabulário eletrônico.

Podcast é uma reunião de palavras de tecnologia, Pod vem das siglas "Public On Demand" e Cast vem da palavra Broadcast.
Broadcast é uma transmissão ou difusão de informação desde um nó emissor a múltiplos nós receptores ao mesmo tempo
RSS é um padrão criado para distribuir conteúdos, usualmente as novidades, dos websites por um canal distinto da própria página web
RSS é realmente um formato de arquivo, baseado em XML, que serve para recolher conteúdos publicados em páginas web.
Assim como HTML serve para escrever páginas em um formato entendível pelos navegadores, RSS serve para enumerar artigos ou páginas dentro de um site, em um formato que possam entender programas denominados leitores RSS ou agregadores.

Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. C

Podcast - O que ?

PODCAST

[...] qualquer pessoa, independente de sua formação, seu conhecimento e profissão, poderia criar um podcast. [...] o podcast é um arquivo de áudio publicado via feeds (fontes) de RSS e que estes arquivos de podcasts podem ser baixados e reproduzidos num computador ou aparelho portátil tais como iPods ou MP3 Players. [...] o podcast é uma rádio na internet [...] não vejo o podcast como um audio, mp3 ou um video. Se pensar desta maneira realmente estaremos globalizando tudo e aí qualquer som emitido na internet ou no seu computador, será um podcast. [...] Continuo achando que não é uma radio na internet e sim uma nova mídia. (Eddie Silva, pag internet)

Com a popularização do MP3, muitas pessoas habituaram-se em fazer downloads de músicas e de outros conteúdos sonoros pela internet. Desse hábito surgiu o podcast, criado por Adam Curry, ex-VJ da MTV dos Estados Unidos.

O nome podcast surgiu da junção entre o nome do áudio player da Apple (embora a empresa não tenha nada a ver com o surgimento do podcast), o famoso iPod, e o sistema de broadcast.
No início, eram apenas arquivos de áudio, em qualquer extensão como o MP3 ou WMA, mas depois também surgiram os conteúdos em vídeos, conhecidos como podcast vídeo ou vodcast.

( Daniela Carvalho, pag internet)

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3, publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4. (Wikipédia, a enciclopédia livre.)



Lendo e relendo textos sugeridos pelos professores no ambiente virtual, naveguei também através de links encontrados nestas páginas eletrônicas e acredito que compreendi um pouco sobre o que é podcast; porém o texto publicado por Eddie Silva nos deixa confusa e nos sentido peq uenos. Pporém o texto publicado por Daniela Carvalho , nos ajuda a comprfeender a linguagem eltrônica. O que é novo é preciso sedr estudado, pesquisado, consultado para obtermos uma boa compreensão.

Então o PODCAST, é uma publicação de “arquivos de áudio” que podem ser transferidos e ouvidos no computador ou num tocador de MP3. Logo a produção que fizemos fazendo uso do Audacity é o podcast e que pode ser publicado nos blogs educativos com facilidade.

Abraços cordiais

CURSO: "Produção de Audiovisual Compartilhando Conhecimentos”




Dia 10 de Agosto de 2010
Iniciamos um novo CURSO no NTE5 - ITAUBNA

AMBIENTE VIRTUAL DO IAT - Instituto Anísio teixeira

Estamos iniciando o CURSO "Produção de Audiovisual Compartilhando Conhecimentos”,.


A proposta dessa formação é um convite à autoria.


Teremos neste curso vivência a todo o momento; situações de trocas de conhecimentos, onde seremos os autores e atores de todo o processo.


Devemos buscar desenvolver nossa criatividade, conquistar nossa autonomia, interatividade, praticar nossa dedicação... etc. De modo que contribua para o nossos crescimento pessoal e profissional.


TUTORES:

1 - Saionara Cardoso dos Santos, professora multiplicadora do NTE 05, graduada em Pedagogia pela FESPI, especialista em Tecnologias da Educação pela PUC do Rio e Especializanda em Educação EAD pela Uneb.

2 - Oldair J. Souza Santos, professor multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional 05 (NTE 05) Itabuna/BA. Graduado em Filosofia pela U

ESC/BA.Pós-graduado em Novas Tecnologias Educacionais FIJ/RJ


TURMA:

Composta com 24 estudantes (cursistas)


Carga Horária - 18 horas (8h presenciais e 10h distância)


CH - 20 horas distância



CH - 28 horas
8 h presenciais e 20 h distância