domingo, 17 de julho de 2011

Atividade On-line

Atividade On-Line

Questão 1

Segundo o texto de Brockington e Pietrocola, uma parcela significativa dos professores trabalha em um ambiente pedagógico onde existem muitas regras e onde não há muito espaço para a criatividade ou muitas mudanças.
A partir dessa ideia, assinale a alternativa correta com relação à interferência de professores e alunos nos currículos escolares.
a) Os professores e alunos sempre estão unidos para aceitar mudanças no programa.

b) Cada inovação curricular se torna uma pequena batalha travada entre professores, escola e alunos. Infelizmente, na maioria das vezes, é uma guerra sem vencedores.

.
c) A maioria dos novos projetos, quando são colocados pelas pessoas que têm o poder na escola, são seguidos pelos alunos e nunca são questionados mesmo após o término do Ensino Médio.

d) Na escolha da metodologia a ser adotada para determinado conteúdo, a vontade dos alunos deve prevalecer, pois eles são o centro do processo e devem ser considerados como prioridade.

Questão 2
No texto de Guilherme Brockington e Maurício Pietrocola, existem afirmações relacionadas aos temas trabalhados e às pesquisas feitas sobre os mesmos.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) A maioria dos temas do Ensino Médio é atualizada por pesquisas.

b)Existem mais pesquisas na área de escalas termométricas do que na mecânica e, por isso, há uma estagnação nessa área.

c) É pouco provável que tenhamos um grupo de físicos estudando termometria, resistores ou outros conteúdos da escola básica da maneira como são apresentados.

d) Os temas de Física presentes no Ensino Médio são objeto de pesquisas de grupos que pretendem modificar resultados de problemas por meio de uma abordagem quântica.

Questão 3
No momento em que se discorre sobre autoavaliação e aprendizagem da matemática, no texto de Anabela Gomes, são feitas considerações importantes sobre as interpretações de alunos e professores.
Com relação a essas considerações, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

a) Existe a necessidade de procurar possíveis formas de aproximar o que o aluno entendeu como correto e o que o professor pretende por meio dos critérios.
.
b) Os critérios devem ter igual significado para todos os alunos.

c) Os alunos devem evitar comparações entre o que realizam e os critérios valorizados.

d) É importante que o aluno perceba a existência de estratégias alternativas. Entretanto, na avaliação, precisa haver uma uniformização para que se possa verificar se houve um desempenho satisfatório.

Questão 4
Considere a seguinte situação. Um aluno encontrou no cálculo do vértice do gráfico da função f(x) = x2 -5x +6 a ordenada yv =1/4. Verificou no livro e perguntou ao professor e obteve a resposta: “o valor não pode ser positivo nessas condições”. De acordo com o texto “AUTOAVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS E INVESTIMENTO NA APROPRIAÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO” ,o professor pode contribuir para a autonomia do aluno.
Conforme o referido texto, assinale a afirmativa correta sobre uma atitude que o professor pode tomar para conduzir esse processo.
a) O professor pode explicar ao aluno que o problema está no emprego errado da fórmula do discriminante da equação. A fórmula do discriminante permite que o aluno possa inferir sobre qualquer equação algébrica.

b) O professor deve lembrar o aluno das fórmulas que conduzem ao vértice da função para que o aluno possa refazer o problema. Refazendo o problema, o aluno poderá chegar ao resultado e ganhar confiança no professor. A partir da confiança no professor, ele pode desenvolver a autonomia, pois o professor sempre o estará estimulando a refazer sempre que errar.

c) O professor pode sugerir ao aluno que verifique quais as informações que os coeficientes e zeros da função podem trazer além de recomendar um estudo sobre a parábola. Pode pedir para o aluno reavaliar o processo e relatar o que encontrou. Assim estará contribuindo para que se tenha um processo de autoavaliação regulada.

d) O professor deve solicitar ao aluno que converse com seus colegas e verifique quais tiveram o mesmo resultado. Dessa interação, surge um conflito que certamente vai conduzir o aluno ao caminho correto e consequentemente ao resultado correto.

Questão 5

De acordo com o texto, é necessário atualizar os programas de Física no Ensino Médio. No entanto, as pessoas envolvidas parecem temer mudanças, que ocorrem de maneira muito lenta. Diante do exposto, assinale a alternativa correta com relação ao objetivo do artigo de Guilherme Brockington e Maurício Pietrocola .
O trabalho se propõe a analisar os requisitos necessários para a inserção de elementos de Mecânica Quântica nas aulas do Ensino Médio.

a) A proposta consiste em substituir a Física Newtroniana pelas ideias de Einsten.

b) A Mecânica Quântica pode substituir a Mecânica dada normalmente nos currículos escolares sem necessidade de adequação, uma vez que já faz parte do cotidiano do aluno.

c) O trabalho tem por objetivo principal mostrar que, com a Transposição Didática, é possível substituir todo o conteúdo dos programas atuais por Mecânica Quântica.

Questão 6

No texto de Anabela Gomes, encontramos uma importante contribuição sobre o papel do erro na aprendizagem.
Com relação a essa contribuição, assinale a alternativa correta.

a) O professor deve mostrar aos alunos os seus erros e pedir que refaçam repetidamente até acertarem respeitando, obviamente, o ritmo de cada aluno.

b) Os alunos devem desenvolver a capacidade de corrigir os erros dos outros com base em comparações feitas com seus pares.

c) É importante abordar de forma cuidadosa o erro como aspecto positivo, possibilidade de reflexão e de melhoria em trabalhos futuros.

d) Os erros devem ser analisados e comparados com os acertos para que o aluno aproveite o raciocínio utilizado nas questões que acertou e sinta-se confiante, ficando cada vez mais distante dos equívocos.


Questão 7


No texto de Anabela Gomes, encontramos: (...) À medida que os alunos vão aprendendo a melhor se autoavaliarem, também o seu desempenho vai melhorando (...). Considere que um aluno de uma classe de Matemática tenha feito a seguinte operação 1/6 + 1/4 = 2/6. Ao perguntar para a professora onde errou, ela disse “não podemos somar meio com quarto, pois são diferentes”.
Com base no artigo citado, analise as afirmações abaixo e assinale a afirmativa correta com relação a atitude da professora:
a) A atitude da professora está totalmente errada de acordo com o que diz o o texto, pois não explicita ao aluno onde está o erro. O aluno pode interpretar que a professora não sabe o assunto e isso não é saudável para a formação da sua autonomia.

b) A professora, agindo dessa forma, pode fazer com que o aluno busque por meio de desenhos ou outros raciocínios entender mais sobre “meios” e “quartos” e aprenda mais sobre o significado e a quantidade que cada um representa. Assim, estará contribuindo para que ele mesmo verifique, com base nos fundamentos teóricos, se acertou ou se errou.

c) A professora deve explicar que a matemática pode ter suas metodologias para ensino, mas os resultados são absolutos. O único caminho correto para o aluno é verificar quais as regras para somar frações e tentar aplicá-las corretamente.

d) O resultado acima mostra que a ideia de fração não foi corretamente trabalhada. Para que isso ocorra, é necessário que a professora faça o exercício para o aluno de várias formas. Assim, estará contribuindo para que o aluno melhore o seu desempenho e a sua autonomia.

Questão 8
No texto “Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de física moderna?”, foi discutida a possível inclusão da Física Moderna e Contemporânea (FCM) nos programas do Ensino Médio. As reflexões sobre a abordagens dos conceitos em Física, à luz das ideias de Chevallard e de outros pesquisadores, possibilitam algumas conclusões.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

a) De acordo com o texto, a Transposição Didática pressupõe que somente a parte qualitativa em Física é importante, uma vez que os problemas só têm utilidade após uma profunda reflexão sobre a origem dos conceitos que foram transpostos.

b) Em Física Moderna, não há necessidade de fazer a Transposição Didática, pois os temas já são significativos para o aluno.

c) Por meio dos princípios da Transposição Didática, o professor pode introduzir conceitos de Física Moderna e Contemporânea, utilizando, por exemplo, atividades de cunho filosófico e debates, dando ênfase aos aspectos mais qualitativos dos tópicos.

d) Com a transposição didática, é possível introduzir os conteúdos da Física de forma que todos encontrem aplicação direta no cotidiano do estudante de qualquer faixa etária. Os conceitos, quando bem trabalhados, fazem com que todos possam estudar até com livros destinados ao ensino superior.

Questão 9

No artigo “AUTO-AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS E INVESTIMENTO NA APROPRIAÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO” de Anabela Gomes, a autora trata de tópicos que envolvem o tema avaliação.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao principal objetivo do trabalho.
a) O estudo trata principalmente de discussões, de critérios de avaliação quando o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem.

b) A abordagem objetiva principalmente mostrar aos professores a importância da autoavaliação para a apropriação do conhecimento.

c) O trabalho tem como principal objetivo mostrar como a discussão dos critérios de avaliação pode alterar os graus atribuídos pelos professores nas avaliações.

d) A abordagem tem como tema principal a evolução da capacidade de autoavaliação do aluno por meio da apropriação de critérios.

Questão 10
O texto de Guilherme Brockington e Maurício Pietrocola toma como base a Teoria da Transposição Didática defendida pelo francês Yves Chevallard.
Assinale a alternativa correta a respeito dessa teoria.

a) Segundo a Teoria da Transposição Didática, ao ensinar um conteúdo, o professor deve saber de onde ele foi transposto, ou seja, qual a sua origem.

b) A Transposição Didática é adequada para mostrar que podemos mudar a ordem dos conteúdos no Ensino Médio quando nos deparamos com obstáculos.

c) A teoria afirma que pode haver interdisciplinaridade, mesmo transpondo os conteúdos de uma série para outra.

d) Os conceitos, ao serem ensinados, têm semelhanças com os princípios originais, mas passam por adaptações de acordo com o ambiente no qual estão inseridos.

CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA

Questão 1
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
No contexto histórico dos anos 60 e 70 desenvolveu-se uma Tendência Educacional que, em nome da eficiência operacional, visava a formação em massa de mão-de-obra para o sistema produtivo, sendo a Didática Instrumental um meio para alcançar esse fim, através do treinamento eficiente, do “aprender a fazer”.
Assinale a alternativa que aponta para essa Tendência.
a) Escola Tradicional.
b) Tendência da Escola Nova.
c) Escola Tecnicista.
d) Pedagogia Histórico Crítica.

Questão 2
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Marque V (VERDADEIRO) para as afirmações corretas e F (FALSO) para as afirmações erradas. Depois assinale a alternativa que corresponde à resposta correta sobre a Escola Nova movimento idealizado por John Dewey.
( ) O papel da escola é a formação das crianças para a democracia.
( ) O aluno é um sujeito passivo e que por meio das instruções repassadas pelo professor adquire o conhecimento.
( ) A escola equipada com recursos para a realização do ensino, com atividades e materiais disponíveis para os alunos , que com o auxílio do professor realizam experiências.
( ) A ênfase está no que se aprende e não de como se aprende, na experiência.
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
V, F, V, V

Questão 3
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
A Escola Tradicional faz parte da história educacional brasileira.
Aponte a alternativa correta que caracteriza o enunciado.
a) O papel da Escola era a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
b) O aluno tinha direito de questionar, expressando seu pensamento, não aceitando o autoritarismo do professor.
c) O professor transmite o conteúdo de maneira flexível.
d) O conteúdo era dado de forma seqüencial e ordenada, vinculadas com outras áreas ou disciplinas.

Questão 4
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Na História da Didática grandes pensadores a definiram conforme suas concepções. Marque V (VERDADEIRO) para as afirmações corretas e F (FALSO) para as afirmações erradas.
Depois assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
( ) Para Comenius a prática escolar, deveria imitar os processos da natureza, isto é a organização do tempo e dos conteúdos deveriam levar em consideração os limites do corpo e as necessidades, tanto dos alunos quanto dos professores.
( ) Para Herbart a criança poderia ser moldada intelectualmente e também psiquicamente e o método da Instrução seria o instrumento pelo qual se alcançam os objetivos da educação.( ) Comenius definiu alguns procedimentos para a prática pedagógica do professor em sala de aula: governo, instrução educativa e a disciplina.
( ) A Didática Magna foi elaborada por Rousseau e tinha como finalidade estruturar a prática pedagógica.
V, V, F, F
F, F, V, V
V, F, F, V
F, V, F, V

Questão 5
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
É a concepção de que homem queremos formar que determina a direção da ação pedagógica do professor. Os paradigmas de docência presentes em cada tendência precisam ser conhecidos para que o professor em formação faça sua opção de forma coerente e não apenas por modismos ou imposições. Assinale a resposta que identifica a concepção de homem e a tendência pedagógica.
I. Na escola Tradicional, as diferenças entre alunos são consideradas e a experiência que eles trazem consigo são aproveitadas para a formulação do projeto político pedagógico da escola.
II. No Tecnicismo cabia à educação escolar organizar de maneira eficiente o processo de aquisição dos saberes necessários – informações objetivas e precisas – para que os indivíduos pudessem se integrar na sociedade, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho.
III. A Pedagogia Histórico-Crítica busca favorecer o desenvolvimento da consciência política e a construção da democracia.
a) Somente I e III são corretas.
b) Somente I está correta.
c) Somente II e III são corretas.
d) Somente II está correta.

Questão 6
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
O professor deve conduzir sua prática pedagógica de forma que sua concepção de educação esteja de acordo com o contexto social em que ele atua, independente de sua vontade. Ao longo da história o professor teve sua formação embasada nas concepções educacionais. Nesse sentido, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. A formação do professor centrada na norma é aquela que deve seguir a legislação vigente e a realidade aos instrumentos legais, sem que estes documentos sejam colocados em questão. Significa conhecer e usar as leis que tratam do tema formação de professores, ainda que não haja uma leitura crítica sob as mesmas.
II. Na dimensão técnica a atenção é na organização e operacionalização dos componentes do processo ensino-aprendizagem como os objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, avaliação que contribuem para a aprendizagem do aluno.
III. A formação do professor centrada na dimensão humana enfatiza a relação interpessoal presente em todo processo formativo, caracterizada pela interação professor-aluno, de forma que facilite o processo ensino-aprendizagem.
IV. Na dimensão centrada no contexto a formação de professores pode não precisa considerá-los como sujeito da prática social, pois não tem um papel político, pois sua prática educativa é neutra.
a) Somente I, II e IV são corretas.
b) Somente I e IV são corretas.
c) Somente II e III são corretas.
d) Somente I, II e III são corretas.


Questão 7
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Com o movimento da Pedagogia Histórico Critica da Educação no Brasil, formulou-se um método dialético com a intenção de superar os métodos tradicionais e escola-novista. Esse método de prática social passa da ação para a conceituação, por meio de cinco passos. Levando em conta as características dos cinco passos com sua conceituação, relacione a coluna A com a coluna B e, após, selecione a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna B de cima para baixo.
Coluna A
Coluna B
I. Prática Social
( ) Momento de transmitir (professor) e se apropriar (aluno) dos conhecimentos.


II. Problematização
( ) Não é simples aplicação como na Tradicional ou nem comprovação pela experimentação

como na Escola Nova, mas retorno à prática social com um saber concreto pensado.
III. Instrumentalização
( ) Nesse nível levamos em consideração o que o aluno traz consigo ao chegar na escola, seu

conhecimento adquirido na comunidade que vive.
IV. Catarse
( ) Consiste em identificar os principais problemas postos pela prática social.


V.Retorno à prática social
( ) Momento que o educando incorpora os instrumentos apropriados ao longo do processo educativo.


I, II, III, IV e V
III, V, I, II e IV
II, III, IV, V e I
IV, III, II, I e V


Questão 8
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Considerando o conteúdo abordado no livro Fundamentos da Didática, o que é correto afirmar em relação à formação de professores?
Assinale a alternativa correta.
a) O professor não é responsável pela sua formação específica.
b) O professor é impedido de qualificar-se permanentemente.
c) O professor não se forma de uma vez por todas.
d) O professor é desestimulado a buscar aprimoramento.


Questão 9
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
A Didática ao longo da história até os dias atuais já foi conceituada de várias formas de acordo com algumas concepções de educação.
Assinale a resposta que define de forma correta o conceito de Didática:
a) É a arte ou técnica de aprender.
b) Ato sistemático e unilateral do processo de aprendizagem.
c) A Didática está diretamente ligada ao “como fazer”, “ para quê fazer”, “ para quem fazer” e “porquê fazer”.
b) Atualmente a Didática está vinculada somente com o processo de ensinar.


Questão 10
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Os cinco passos da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica são: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e o retorno a prática social que auxiliam a prática de sala de aula. Sobre este movimento dialético, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. O aluno passa do conhecimento sincrético( comum) para o sintético( científico).
II. A prática social é o objeto de aprendizagem.
III. O aluno é um agente passivo no processo pedagógico. IV. A aula apresenta um caráter multidimensional.
a) I, II, III e IV são corretas.
b) I, III e IV são corretas.
c) III e IV são corretas.
d) I, II e IV são corretas.

PROCESSOS DIDÁTICOS

Questão 1
PROCESSOS DIDÁTICOS
Com o intuito de superar a tendência tecnicista da educação, assim como para apontar as reais possibilidades e limites da educação escolar na sociedade capitalista, surge nos anos de 1980 a proposta dialética na Didática. Esta proposta encontrava-se em concomitância com as lutas populares em favor da redemocratização do país após a Ditadura Militar e foi veiculada por dois pontos de vista diferenciados.Assinale a alternativa correta que indica os dois pontos de vistas anteriormente mencionados:
a) Pedagogia dialógica e instrucional
b) Pedagogia do oprimido e da esperança
c) Pedagogia positivista e pedagogia dialética
d) Pedagogia Histórico-Crítica e a Pedagogia Crítico-Social

Questão 2
PROCESSOS DIDÁTICOS
A consequência da concepção elaborada por Vygotsky para a aprendizagem é que a escola não pode se limitar ao já alcançado pela criança, mas deve através do ensino entender que o desenvolvimento psíquico deve ser levado pela aprendizagem e não ao contrário. Com base na afirmação anterior associe a coluna (A) com a coluna (B) considerando os conceitos da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) em seguida assinale a alternativa correta:
COLUNA A
COLUNA B
I. ZDP
( ) quando o aluno tem capacidade própria de resolver um problema sem ajuda.


II. Nível de desenvolvimento real
( ) é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.


III. Nível de desenvolvimento potencial
( ) é quando o aluno consegue a resolução de um problema sob a ajuda/mediação de um

adulto ou em colaboração com outro colega.
II, III, I
I, II, III
III, I, II
II, I, III

Questão 3
PROCESSOS DIDÁTICOS
Associe a coluna A com a coluna B levando em conta as características da prática pedagógica nas concepções pedagógicas. Depois marque a alternativa que contém a sequência correta da associação.
COLUNA A
COLUNA B
I. Escola Tradicional
( ) Propõe uma didática instrumental e universal, concebida como um conjunto de conhecimentos técnicos

sobre o como fazer pedagógico.
II. Escola Nova
( ) Ensino repetitivo e mecânico e a retenção do conteúdo é garantida pela repetição de exercícios.
III. Tecnicismo
( ) Centrada no aluno ela caracteriza-se pela ênfase mais no como se aprende do que nos conteúdos do aprendizado.
IV.Pedagogia Histórico Critica
( ) Ensino centrado na realidade social leva o professor e os alunos a refletirem e analisarem os problemas

relacionados com o meio social, econômico e cultural da comunidade em que vivem.
I, II, III e IV
III, I, II e IV
II, III, I, IV
IV, III, II, I

Questão 4
PROCESSOS DIDÁTICOS
Assinale a alternativa correta:O ato de ensinar tem como um dos seus elementos fundamentais o conhecimento científico adequado ao ensino pela escola.O enunciado anterior diz respeito ao conceito de:
a) Transposição Didática.
b) Transposição Escolar.
c) Justaposição.
d) Saber de referência.

Questão 5
PROCESSOS DIDÁTICOS
Com relação aos elementos presentes no processo de ensino aprendizagem, associe a coluna A com a coluna B levando em conta os nomes e seus conceitos. Depois marque a alternativa que contém a sequência correta da associação.
COLUNA A
COLUNA B
I. Metodologia
( ) Materiais e meios auxiliares do ensino-aprendizagem.
II. Método
( ) É a sistematização do ensino, constituída por métodos e técnicas.
III. Técnica
( ) Conjunto organizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem do aluno, visando a

consecução dos objetivos propostos para o processo educacional.
IV.Recursos
( ) Meios utilizados pelo professor para facilitar a aprendizagem.
a) IV, I, II, III
b) III, II, I, IV
c) II, III, IV, I
d) I, IV, II, III

Questão 6
PROCESSOS DIDÁTICOS
Gasparin (2002) autora citada no livro base da disciplina explora os cinco passos da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, que são: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social. De acordo com este encaminhamento indique as proposições corretas:
I - O aluno é entendido como uma tabula rasa.
II - A prática social inspira o processo educativo.
III - Apresenta-se claramente a intenção do processo.
Busca-se a aquisição dos conhecimentos.
a) I, II e IV estão corretas
b) I, II, III e IV estão corretas
c) II, III e IV estão corretas
d) III e IV estão corretas

Questão 7
PROCESSOS DIDÁTICOS
Uma avaliação é eficiente quando pretende ser um momento de aprendizagem, que precisa acontecer permanentemente durante todo o processo educativo e de maneira específica, abrangendo pelo menos três aspectos. Com base nessa consideração analise as proposições abaixo e selecione as que estão de acordo com o pensamento anterior, em seguida assinale a alternativa correta:
I. Avaliação do aluno no início, no processo e no final da aprendizagem.
II. Avaliação do professor vinculada ao desempenho efetivo realizado no processo ensino-aprendizagem.
III. Avaliação do contexto vinculada às condições concretas de efetivação da ação pedagógica, isto é das aulas, do curso em geral.
IV. Avaliação pontual feita no início do curso dos recursos utilizados para o desenvolvimento da aprendizagem.
a) I, II e III são corretas.
b) I, II e IV são corretas.
c) II, III e IV são corretas.
d) I, III e IV são corretas.

Questão 8
PROCESSOS DIDÁTICOS
Com base no conteúdo apresentado no ivro base da disciplina ( Fundamentos da didática) assinale a alternativa que explica corretamente o significado de Transposição Didática:
a) trata-se da adequação do conhecimento científico para o ensino pela escola.
b) o saber específico sofre cortes e são repassados aos alunos de forma mais elaborada;
c) o saber de sincrético é transformado em saber sintético; resumido;
d) o saber de senso comum é traduzido para um saber mais elaborado.

Questão 9
PROCESSOS DIDÁTICOS
Conforme apresentado no livro base da disciplina a Escola precisa assumir que seu trabalho é essencialmente intelectual e científico.Assinale a resposta correta que justifica esta afirmativa:
a) Intelectual pressupõe articulação entre o saber cotidiano e o conhecimento científico.
b) Intelectual indica aquisição de informações gerais e científicas.
c) Científicos são conhecimentos teóricos e intelectual são pensamentos mentais.
d) Diferenciação entre pensamento, reflexões e conhecimentos científicos.

Questão 10
PROCESSOS DIDÁTICOS
No que diz respeito à aprendizagem, analise as proposições abaixo e marque V (VERDADEIRO) para as afirmações verdadeiras e F (FALSO) para as afirmações falsas. Depois assinale a alternativa correta que apresenta a sequência correta:
( ) A aprendizagem efêmera/mecânica é logo esquecida pelo cérebro e a aprendizagem significativa é arquivada e fácil de ser retomada.
( ) Para a reformulação da aprendizagem é necessário deixar de pensar no conteúdo pelo conteúdo e fazer dele um instrumento que permita ao aluno desenvolver ações, expressas por verbos contextualizados nesse conteúdo que são verbos de ação, habilidades operatórias.
( ) Aprender nada mais é do que descobrir significados, estabelecer conexões, associar o que se ouve a experiências e emoções vividas.
( ) O objetivo da aprendizagem é reproduzir no aluno novas necessidades, de tipo inferior, que significam a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.
V, V, V, F
F, V, F, F
F, F, V, V
V, F, V, F

DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

Questão 1
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Considere o seguinte problema matemático:O desenho abaixo representa um canto de um tabuleiro retangular convencional, formado por quadradinhos de lado 1 cm. Nesse tabuleiro, 17 quadradinhos são brancos. Qual é a área do tabuleiro, em centímetros quadrados?XXXII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (2010) - Primeira Fase – Nível 1, 6º ou 7º ano.Disponível em Acesso em: 02 mar. 2011.


Ao resolver o problema descrito acima, o aluno desenhou o restante do tabuleiro, descobriu a igualdade entre o número de quadradinhos brancos e pretos, fez a multiplicação pertinente e discutiu com colegas a existência de outras possibilidades de resolução. George Polya, pesquisador húngaro, publicou em 1945 a primeira edição de seus estudos sobre a resolução de problemas e apontou quatro fases importantes que auxiliam o aluno a resolver problemas. São elas: a compreensão do problema; o estabelecimento de um plano; a execução do plano e a fase do retrospecto. Diante disso, é possível afirmar que a escolha desse problema atendeu:

a) somente as fases de compreensão do problema e estabelecimento de um plano.
b) somente as fases de estabelecimento de um plano; execução do plano e retrospecto.
c) as fases de compreensão do problema execução do plano e retrospecto, somente.
d) as fases de compreensão do problema; o estabelecimento de um plano; a execução do plano e a fase do retrospecto.

Questão 2
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Analise o problema abaixo:A caixa d’água de um edifício possui um volume de 20 metros cúbicos. Na necessidade de racionamento de água, a empresa responsável pelo suprimento reduziu em 15% o fornecimento. Qual é o volume que a caixa d’água passou a receber no período do racionamento?
Na perspectiva de Butts, podemos afirmar que o problema acima relatado enquadra-se em:
a) Exercício de reconhecimento, apenas.
b) Problema exclusivamente de aplicação.
c) Situação problema de pesquisa aberta.
d) Exercício de reconhecimento, de aplicação e situação problema.

Questão 3
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir:Na avaliação da aprendizagem, na perspectiva da Educação Matemática, alguns estudos apontam que:
a) uma mudança efetiva na avaliação em sala de aula representa transformação na concepção do processo de ensino e aprendizagem, do papel do professor e do aluno, de como o professor lida com os conteúdos que ensina, de como compreende a maneira que seus alunos lidam com os conteúdos, entre outras transformações.
b) nas práticas de avaliação observadas na escola de hoje, não se identificam orientações tributárias que consideram a avaliação com o objetivo de selecionar ou classificar os alunos pelo seu grau de sucesso ou fracasso na aprendizagem escolar.
c) quantificar a aprendizagem é uma prática avaliativa que ajuda na identificação e superação de dificuldades no processo de aprendizagem do aluno por parte do professor.
d) as escolas preocupam-se com os estudos sobre a avaliação ao verificarem de forma profunda o rendimento escolar de seus alunos por meio da atribuição de uma nota.


Questão 4
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Com relação aos tipos de problemas propostos por Thomas Butts em suas pesquisas sobre Resolução de Problemas, é correto afirmar que:
a) os exercícios de reconhecimento e algorítmicos não são considerados categorias na Resolução de Problemas Matemáticos.
b) os problemas de pesquisa aberta necessitam de uma pesquisa estatística e possuem uma única solução numérica obtida por seu enunciado.
c) os problemas de aplicação necessitam de uma interpretação e de uma transformação da linguagem escrita para a linguagem aritmética (na maioria das vezes) a fim de que sejam desenvolvidos os procedimentos ou os algoritmos necessários.
d) as situações-problema são parte de uma categoria de problemas matemáticos de resolução imediata.


Questão 5
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir:A avaliação, na perspectiva filosófico-política, deve considerar que:
a) o domínio dos conteúdos matemáticos seja verificado numa prova final.
b) a ênfase seja dada no instrumento de medida dos educandos.
c) se enfatize a concepção de ciência matemática e do ensino tradicional.
d) se considere três níveis: o educacional, o curricular e o da aprendizagem.


Questão 6
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Partindo do seguinte enunciado: “Calcule a Diagonal de um retângulo com comprimento de 32 centímetros e largura medindo 24 centímetros”, podemos afirmar que:
I. É um problema de pesquisa aberta, já que o aluno deverá pesquisar Geometria Plana.
II. Apresenta claramente uma incógnita.
III. O aluno deverá ter conhecimentos prévios de Geometria Plana.
IV. Os dados do problema permitem a elaboração de um plano para sua resolução.Estão corretas somente as proposições:
I, II e III
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV


Questão 7
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Ao falar de avaliação da aprendizagem, Luckesi descreve em seus estudos algumas consequências do exame:A consequência ________________ advém do exame realizado como forma de controle externo, sendo útil para desenvolver personalidades submissas. A avaliação da aprendizagem, na medida em que estiver polarizada nos exames, não cumprirá sua função ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________ de subsidiar a melhoria da aprendizagem.A consequência ________________ da avaliação está no fato de articular a avaliação com a reprovação/aprovação, contribuindo para a seletividade social.A internalização dos padrões de conduta positiva ou negativa é uma consequência ________________ da avaliação.Assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem corretamente as lacunas das sentenças acima:
a) pedagógica / psicológica / sociológica / psicológica
b) psicológica / pedagógica / sociológica / psicológica
c) sociológica / psicológica / psicológica / pedagógica
d) psicológica / pedagógica / psicológica /sociológica


Questão 8
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
De acordo com as pesquisas desenvolvidas por Pinto (2004), “avaliar a aprendizagem do aluno na perspectiva da sua formação é uma tarefa árdua que exige, não só olhar para os resultados objetivos das provas, sobretudo voltar-se para os processos utilizados pelos alunos na resolução das situações problemas [...] contextualizar as repostas dos alunos enquanto sujeitos históricos que aprendem matemática em determinadas condições [...] o erro do aluno deve ser visto como um processo natural do conhecer”. Nessa perspectiva podemos afirmar que:
I. Ao analisar os erros dos alunos em uma avaliação na perspectiva de conhecer o processo, o professor está voltando-se para uma aprendizagem formativa.
II. A análise do erro pode ser utilizada não para culpabilizar o aluno, mas como estratégia para reorientação do ensino.
III. O processo avaliativo também é um processo formador, errar não faz parte da formação, assim o erro deverá ser excluído do processo.IV. Para a pesquisadora, o contexto no qual o aluno aprende nada tem a ver com o processo da aprendizagem.Estão corretas somente as proposições:
I, III e IV
I, II e III
I, II, e IV
II, III e IV


Questão 9
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
A respeito da Transposição Didática na Didática da Matemática Francesa, é correto afirmar que:
a) Para ser considerado um bom professor, este deve ter algum conhecimento sobre o saber científico matemático.
b) Resume-se a um processo metodológico diferenciado para o ensino da Matemática.
c) O professor deve ter grande domínio do saber científico sobre os objetos matemáticos, além de um amplo conhecimento sobre os objetivos e os valores desse ensino para transitar do conhecimento matemático ao saber escolar.
d) Para que o professor crie objetos matemáticos de ensino, necessita apenas do conhecimento sobre o conteúdo matemático escolar.


Questão 10
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
A tentativa de readequar as situações didáticas no processo de aprendizagem poderá conduzir a graves erros, de modo particular quando o professor inclui na sua prática o ensino de “truques” ou “macetes” podendo ocorrer a quebra do Contrato Didático, termo que provém da Didática Francesa. Originário de duas vertentes, o Contrato Social de Rousseau e o Contrato Pedagógico de Filloux, o Contrato Didático é sintetizado de uma forma complexa. Nesse caso, podemos afirmar que:
I. O Contrato Didático se preocupa com questões cognitivas e sociais porque ambas estão em jogo de processo de ensino-aprendizagem.
II. O ensino de macetes ou a apresentação de um problema matemático fora do alcance intelectual dos alunos pode ser considerado quebra do Contrato Didático.
III. No Contrato Didático, tal qual o Contrato Jurídico, todas as cláusulas são previamente descritas no plano de aula apresentado pelo professor.
IV. A ruptura do Contrato Didático pode dar-se tanto da parte dos alunos quanto da parte dos professores.Estão corretas somente as proposições:
I, II e III
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV

DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA

Questão 1
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Segundo o livro Didática e Avaliação em Física de Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), o ensino de Física, de forma consciente ou inconsciente, carrega traços de concepções científicas. Assinale, a seguir, a alternativa que é característica da concepção construtivista:
As verdades são universais e não devem ser questionadas.
As atividades experimentais não têm valor no construtivismo.
A verdade é aproximada e representada através de modelos.
No construtivismo, as experiências são realizadas apenas para confirmar a teoria.

Questão 2
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Segundo Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), marque (F) para as sentenças incorretas e (V) para as sentenças corretas, referindo-se a um sistema de avaliação de acordo com a concepção construtivista. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ao se adotar um sistema de avaliação nessa concepção, todos os instrumentos devem ser necessariamente alterados para permitir que os alunos se expressem com mais subjetividade.( ) Os instrumentos de avaliação podem ser coletas de dados. O que deve mudar é a postura do professor perante os resultados obtidos desses instrumentos.
( ) Os professores devem ter claros seus objetivos em cada avaliação proposta para a aprendizagem.
( ) Não adianta mudar as formas de avaliação porque os alunos são desinteressados.
V – F – F – V
F – V – V – F
F – F – F – F
V – F – V – F

Questão 3
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008) ressaltam a importância do enfoque histórico sobre as relações significativas no processo de cada significação dos conceitos, teorias, produtos e comportamentos. A respeito do enfoque histórico, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos não são importantes para a aprendizagem e não desenvolvem no aluno a compreensão do conteúdo a ser estudado, o que o torna uma pessoa alheia aos acontecimento científicos.
( ) Os fatos históricos contribuem para a reflexão diante de concepções prévias dos estudantes. ( ) Através do enfoque histórico, o aluno reformula seus conhecimentos quando reflete sobre um dado novo e significativo para seu cognitivo.
F - V - V
F – V - F
V – V - V
V – V - F

Questão 4
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Para Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008),há determinadas situações em que o professor traz aos alunos um modelo pronto como estratégia de avaliação. Em alguns casos, uma tentativa de reproduzir algo que presenciou em sua trajetória de estudos seja na Escola Básica ou na formação profissional.De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa em que a ação tomada está de acordo com as ações de pesquisadores a respeito de estratégias de ensino de Física
a) O professor nunca deve alterar sua metodologia de trabalho para não confundir seus alunos no processo de ensino.
b) Deve-se dar total liberdade aos alunos na escolha das formas para serem utilizadas no ensino de Física, assim o trabalho do professor será mais produtivo.
c) O professor deve se esforçar para trazer à tona os conhecimentos prévios dos alunos.
d) Quando o aluno é interessado, aperfeiçoará seus conceitos independentemente da estratégia utilizada pelo professor.

Questão 5
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Segundo o livro Didática e Avaliação em Física de Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), no que diz respeito ao roteiro de laboratório para produzir questionamentos, argumentação e reflexão, analise as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Deve indicar apenas como se montam e se coletam os dados no experimento na forma de receituário.
( ) Deve conter “provocações” e orientações para que a atenção dos alunos se volte aos objetivos .
( ) Deve ser fechado não permitindo que o aluno ultrapasse para observações e reflexões além das pretendidas.
( ) Deve ser planejado de acordo com os objetivos pedagógicos para determinada atividade com experimento.
V- F- F- F
F- V- F- F
F- V- F- V
V- V- V- F


Questão 6
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Para Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), existem filósofos que contestam o empirismo e adotam uma visão construtivista do conhecimento. E, também dentro desse grupo, há variações na forma de ver a ciência.Relacione as colunas que apresentam as idéias dos respectivos teóricos e, após, assinale, a alternativa que contém a ordem correta das proposições.

I - Karl Popper
( ) Sua epistemologia é baseada na história dos acontecimentos científicos e estrutura-se sobre alguns conceitos básicos como Ciência normal, Anomalias e crise e Revolução Científica.

( ) A ciência não começa pelas observações de fenômenos e o método indutivo não leva a verdades universais. Nunca é possível confirmar uma teoria, mas é possível refutá-la.

II - Thomas Kuhn
( ) Não se pode provar que uma teoria é verdadeira, mas é possível verificar o quanto ela é falsa.Uma teoria deve ter pontos que podem ser testados. Quanto melhor é a teoria mais resistente ela é às refutações.
I – II – II

I – II – I

I – I – II

II – I – I



Questão 7
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Conforme Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008) sobre Mudança Conceitual, analise as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Troca conceitual e captura conceitual estão relacionadas com a mudança conceitual, ou seja, busca a transformação dos conhecimentos prévios dos estudantes.
( ) Captura conceitual tem como base a problematização dos conhecimentos que os estudantes já possuem, buscando desvalorizar esses conhecimentos iniciais considerados como inconsistentes.
( ) A captura conceitual processa-se promovendo análise, comparação entre os conhecimentos prévios dos estudantes com os conceitos a serem estudados.
( ) Na estratégia de captura conceitual, selecionam-se explicações alternativas visando desenvolvê-las para convergir em uma explicação científica.
F – V – F – V
V – F – V – V
V – V – F – F
F – F – V – V

Questão 8
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
A transposição didática, segundo Alves Filho (2000), transforma o saber produzido pelo cientista até se tornar no conteúdo levado ao aluno. Nessa perspectiva, quanto ao saber ensinar é correto afirmar que Alves Filho se refere:
a) aos conteúdos produzidos pelos cientistas depois de transformados por produtores de materiais pedagógicos.
b) aos conhecimentos que são repassados às pessoas através dos meios de comunicação de massa.
c) aos conhecimentos produzidos pelos cientistas e repassados diretamente à sociedade.
d) aos conteúdos repassados para o aluno na sala de aula pelo professor que os organiza de forma a garantir a compreensão de seu aluno.

Questão 9
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Matthews (1995), citado em Vilatorre, Higa e Tychanowicz, (2008) apresenta pontos importantes para a utilização da história das ciências para o ensino da Física. Analise as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças verdadeiras e F (falso) para as sentenças falsas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A História das Ciências deve ser incorporada à disciplina, pois, quando os aspectos sociológicos, filosóficos e históricos são trabalhados concomitantemente, enriquecem a compreensão dos conteúdos;
( ) A História das Ciências deve ter uma abrangência significativa entre acontecimentos da própria história e da “herança cultural” que as pessoas trazem;
( ) A compreensão de um conteúdo torna-se mais significativo a partir das reflexões históricas e filosóficas feitas a respeito da História das Ciências;
( ) O Ensino da Ciência e formação de professores estão todos vinculados ao uso da sociologia, filosofia e história sob o aspecto empirista, ou seja, somente a experimentação tem resultados satisfatórios.
F – V – F – V
V – F – V – F
V – V – V – F
F – F – V – V


Questão 10
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Conforme explicam Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), os estudos de Bachelard trouxeram ideias de como os obstáculos epistemológicos que, no ensino, são os obstáculos pedagógicos (concepções formadas culturalmente pelo indivíduo), são difíceis de serem superados pelo processo de ensino. Com base no texto citado, é correto afirmar que:
a) Na visão construtivista-contextualista, alunos são como cientistas em revolução, portanto o estudo deve ter um objetivo e nunca ser modificado.
b) Somente o raciocínio matemático faz com que o estudante perceba no resultado dos exercícios a verdade científica.
c) Os obstáculos epistemológicos se transformam em obstáculos pedagógicos na medida em que se transformam em resistências à elaboração de conceitos pelo aluno.
d) A ruptura deve acontecer para que haja aproximação entre o saber social e o científico.