quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SITE para visualizar as FOTOS DO WORKSHOP DE CIENCIAS DA NATUREZA , MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS - CELEM IBICARAI-B

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Este site acima é um caminho para visualizar as FOTOS DO WORKSHOP DE CIENCIAS DA NATUREZA , MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS - CELEM - 2011 IBICARAI-BAHIA

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HOJE NO CELEM
ESTARÁ ACONTECENDO
WORKSHOP DE CIENCIAS .
TEMA :
A CIÊNCIA ENVOLVIDA NO COTIDIANO

E VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO!!!

NÃO PERCAM!!!!!!
HOJE , 14:OO h às 17:00 h e 19:00 h às 21:30 h

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Workshop de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM

PROPOSTA DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR

P R O J E T O :

Workshop de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

TEMA: “A Ciência envolvida no Cotidiano”

IBICARAÍ-BAHIA

2011


PROPOSTA DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR

P R O J E T O :

Workshop de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

TEMA: “A Ciência envolvida no Cotidiano”

COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM

SÉRIE / ANO: 1º e Ano do Ensino Médio

DISCIPLINAS: Física, Matemática, Química, Biologia,

PROFESSORES ORIENTADORES: Patrícia Benevides, Lúcia Carmem, Cristiane Barberino, Elizabeth Cristina, Jacqueline Matos, Maria das Graças, Amilton Santos, Allan Jones, Milana Aboboreira, Clélia Eugênia e Corpo Administrativo.

PERÍODO: 14 de julho a 30 de setembro de 2011.

IBICARAÍ-BAHIA

2011

INTRODUÇÃO

O conhecimento específico disciplinar oferece ao aluno a possibilidade de reconhecer e compreender as particularidades de um determinado conteúdo e o conhecimento integrado interdisciplinar dá a possibilidade de estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Ambos se realimentam e um não existe sem o outro (PRADO, 2005).

O ambiente de aprendizagem deve propiciar ao aluno desenvolver e reconhecer a sua autonomia no processo de aprender, expressando sua autoria naquilo que aprende fazendo, estabelecendo novas relações, vivenciando conflitos e buscando a sistematização de conceitos.

Nessa perspectiva, o trabalho por projeto tem mostrado seu alcance em termos de favorecer uma nova forma de ensinar e aprender que contempla saberes das diversas áreas de conhecimento, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola.

Nessa situação de aprendizagem, o aluno é instigado a contextualizar conceitos e estratégias de soluções já conhecidas e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
Em se tratando dos conteúdos, o trabalho por projeto permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas de conhecimento em uma situação contextualizada de aprendizagem. Portanto, o trabalho por projeto potencializa o desenvolvimento da interdisciplinaridade.

"(...) o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo em que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção" (Almeida, 2002, p. 58).

Sendo assim, aliado com a dinâmica didática, o projeto Workshop de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias , TEMA: “A Ciência envolvida no Cotidiano” almeja o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos e das comunidades em que eles estão inseridos. É um projeto que busca atender as necessidades que são inerentes ao conhecimento acadêmico do educando e o seu cotidiano.

OBJETIVO:

Gerais:

Desenvolver a visão científica de nossos alunos num ambiente de aprendizagem propiciando o reconhecimento de sua autonomia no processo de aprender, expressando sua autoria naquilo que aprende fazendo, estabelecendo novas relações, vivenciando conflitos e buscando a sistematização de conceitos.

Proporcionar aos alunos maiores oportunidades, para que eles possam desenvolver competências e habilidades tendo a capacidade de obter uma assimilação significativa dos conteúdos através das pesquisas, estudos, entrevistas, palestras e experiências organizadas e apresentadas por eles.

Específicos:

Biologia

- Identificar as relações entre seres humanos e animais perigosos

- Conhecer medidas de socorros em casos de acidentes

Física

- Contribuir para a formação de uma cultura cientifica efetiva, que permita ao individuo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza como parte da própria natureza em transformação.

- Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.

- Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas.

Quimica

- Evidenciar a ocorrência de uma reação química.

- Relacionar fenômenos do dia a dia com conteúdos trabalhos.

- Identificar e interpretar a matéria como um todo e formação.

Matemática

- Desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolver problemas, de comunicação, bem como

seu espírito crítico e as criatividade;

- Estabelecer conexões e integração entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e outras áreas do currículo;

- Aplicar seus conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas, na atividade tecnológica e na interpretação da ciência;

- Ter iniciativa na busca de informações, desenvolvendo a curiosidade e o gosto de aprender, interessando-se pela pesquisa

CONTEÚDOS ABORDADOS :

Misturas, Funções e Reações

Parasitismo, Vírus, Bactérias e a Higiene; Acidentes traumáticos ou vulnerantes

Eletricidade, Recursos Energéticos,

CONTEÚDOS ABORDADOS X SÉRIE X ORIENTADORES

SÉRIE

TURNO

ORIENTADOR

MONITORES

CONTEÚDOS ABORDADOS

MATUTINO

Amilton Santos

Jacqueline

Misturas, Funções, Reações

VESPERTINO

Elizabeth e Milana

Clélia e Allan

NOTURNO

Jacqueline

Clélia

MATUTINO

Lúcia Carmem

Milana e

Allan

Parasitismo, Vírus, Bactérias e a Higiene; Acidentes traumáticos ou vulnerantes

VESPERTINO

Cristiane

Patricia

NOTURNO

Mª das Graças

Patricia e

Allan

MATUTINO

Allan

Milana

Eletricidade, Recursos Energéticos,

VESPERTINO

Patricia e

Allan

Milana

NOTURNO

Patricia

Patricia

Para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos e evitar repetição de um mesmo assunto os alunos, após definirem um grupo, deverão procurar o professor orientador de sua série para auxílio na elaboração do pré-projeto e definição do assunto a ser abordado.

O pré-projeto constará dos seguintes itens:

1 – Assunto

2 – Integrantes (Nome completo, série e turma)

3 – Material necessário para apresentação das Experiências

4 – Local: Espaço onde o grupo vai apresentar para o público

Cronograma

• Inscrições com entrega do pré-projeto: 25 de Julho a 30 de agosto

• Apresentação interna: 12 a 23 de setembro (será agendada previamente com

os grupos e orientadores).

• Workshop (apresentação ao público): 27 de setembro 2011; 14:00 h a 21:30 h

Avaliação

O processo de avaliação será dividido em dois momentos. No primeiro será avaliado o desenvolvimento do grupo e o individual de acordo como o pré- projeto produzido pelos alunos e supervisionado pela orientadora e no segundo será avaliado a apresentação e a organização do mesmo durante o Workshop.

O workshop possui peso correspondente a 7,00 pontos que serão convertidos na nota formativa da III Unidade de todas as disciplinas da cadeira de Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias . Os pontos serão divididos segundo os critérios a seguir:

Critérios de pontuação:

Parte 1

Nesta fase o aluno e grupo deverá demonstrar seu conhecimento sobre o assunto abordado e sua relação com as disciplinas de ciências da natureza e matemática.

O grupo de alunos será avaliado em relação à organização, conhecimento, oralidade e participação.

Trabalho realizado a partir de pesquisa = 3,00 pontos

Parte 2

Nesta fase o aluno irá apresentar ao público e aos demais professores do colégio, sendo a pontuação máxima equivalente a 4,00 pontos.

Nesta fase o grupo será avaliado segundo os seguintes critério:

a) Pontualidade e Organização dos estandes ( montagem e desmontagem):

Bom Regular Ruim

b ) Oratória: Bom Regular Ruim

c) Conhecimento: Bom Regular Ruim

d) Participação: Bom Regular Ruim

h) Materiais: Bom Regular Ruim

Nesta escala de avaliação os valores atribuídos aos alunos são:

Bom = 0,8 Regular = 0,5 Ruim = 0,2

A Equipe de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias espera que com este regulamento a avaliação dos trabalhos seja a mais justa possível e que os alunos possam desenvolver sua criatividade e ampliar sua visão sobre a importância da Ciência na Sociedade.

TECNOLOGIAS E MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS:

Máquina digital; Computadores, DVDs, CDs, Vídeos, Livros para pesquisas e Materiais diversos para Construção das Experiências

PERÍODO DE INSCRIÇÕES COM ENTREGA DO PRE-PROJETO:

25 de julho a 30 de agosto

APRESENTAÇÃO DO WORKSHOP:

DATA: 27 (vinte e sete) SETEMBRO de 2011 ; TERÇA- FEIRA

HORÁRIO: 14:00 as 17:00 h e 19:00 h as 21:30 h

Observação: A participação no Workshop é para todos alunos, pois fará parte de uma das avaliações e a inscrição será realizada por meio da entrega de pré-projeto ao professor orientador, dentro do prazo definido no cronograma

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Primeira semana (25 a 29 de julho):

Apresentação do Projeto para os alunos e comunidade escolar como um todo

Segunda semana (01 a 05 de agosto):

Elaboração do mine-projeto pelas turmas

Os alunos deverão se organizar em grupo de 5 a 8 integrantes todos da mesma série do Ensino Médio e desenvolver um trabalho dentro dos sub-temas citados.

Terceira semana (08 a 12 de agosto):

Estudos, Pesquisas..............

Organização do tema para as faixas

Solicitação da confecção das faixas por um profissional competente

Workshop de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

“A Ciência envolvida no Cotidiano”

Local: Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães - Ensino Médio

Ibicaraí-Ba, 27 SETEMBRO, 2011.

HORÁRIO: 14 as 17:00 h e 19 h as 21: 30 horas

Terceira semana (15 a 19 de agosto):

Agendamento e escolha da cor das camisas e slogan para confecção

Agendamento e solicitação da confecção das camisas por uma empresa competente

Quarta semana (22 a 26 de agosto):

Organização e preparação para o Workshop que acontecerá conforme agendamento.

Preparação de atividades que fortaleçam o aprendizado de forma interdisciplinar e contextualizada

Quinta semana (29 de agosto a 02 de setembro):

Organização e preparação para o Workshop que acontecerá conforme agendamento.

Preparação de atividades que fortaleçam o aprendizado de forma interdisciplinar e contextualizada

Sexta semana ( 05 a 09 de setembro):

Organização e preparação para o Workshop que acontecerá conforme agendamento.

Preparação de atividades que fortaleçam o aprendizado de forma interdisciplinar e contextualizada.

Sétima semana ( 12 a 16 de setembro):

Elaboração de Folder, cartazes, Banner.... para divulgação do evento...........

Elaboração da relação dos convidados, para entrega dos Folder,....

Oitava semana ( 19 a 23 de setembro):

Últimos preparativos para o Workshop ( entrega dos folder,, publicação das faixas, banner, panfletos e cartazes) ............. e entrega das camisas.

Nona semana ( 26 a 30 de setembro):

Apresentação do Workshop para a Comunidade , conforme Folder.....

RESULTADOS ESPERADOS:

Reconhecimento e compreensão da ciência e da tecnologia e sua relação como criação humana inseridas, na história e na sociedade em diferentes épocas.

Compreensão do mundo, do qual a física, química, matemática e biologia são partes integrantes, por meio dos problemas que elas conseguem resolver e dos fenômenos que podem ser descritos por seus conceitos e modelos.

Reconhecimento da influência da ciência e da tecnologia sobre a sociedade e desta última sobre o progresso científico e tecnológico e as limitações e possibilidades de se usar a ciência e a tecnologia para resolver problemas sociais.

AVALIAÇÃO

Pensando a matemática, física, química e ou biologia como uma ciência elaborada pelos homens, em constante evolução, a avaliação, como parte integrante do processo dinâmico de ensino-aprendizagem, deve ser realizada na interação entre alunos e professor, de forma contínua. Tendo com função identificar avanços e dificuldades referentes à compreensão dos conteúdos, deve oferecer muitas possibilidades ao aluno para se expressar, retomar e aprofundar a sua visão do ensino aprendizagem. A avaliação também vai possibilitar fundamentalmente, ao professor, condições de repensar a sua prática diária, a metodologia empregada, os recursos humanos e materiais utilizados, os conteúdos das disciplinas e interdisciplinares da série e sua adequação.

Avaliar vai muito além da atribuição de notas e verificação de conteúdos assimilados. A avaliação é principalmente um momento de reflexão sobre o desempenho do aluno, da atuação do professor, da qualidade dos materiais utilizados, dos objetivos previstos, ou seja, diz respeito a todo sistema de ensino (TOPÁZIO, 2009, p.188).

Ao propor Projetos que promovam a participação e a interação dos alunos, a partir do conhecimento que eles já têm – escolar ou não – o professor terá possibilidade de acompanhar o seu avanço por meio de suas explicações orais e ou registros escrito.

CONCLUSÃO

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. (Freire, 1996: 52).

Considerando que hoje uma “educação de qualidade significa oferecer instrumentos para que os indivíduos possam desenvolver-se e ampliar sua autonomia, que tenham capacidade de auto dirigir-se, de pensar com a própria cabeça, fazer escolhas e responsabilizar-se por elas” (Sanny Rosa), é que buscamos desenvolver trabalhos para uma educação de qualidade que dignifique o homem qualificando-o para o mercado de trabalho.

Segundo Ausebel deve haver continuidade entre o contexto exterior e o que se aprende na escola, pois o saber escolar que não encontrar significado na vida não é saber.

Para Emília Ferreiro (2001) o sistema escolar não dá conta de proporcionar aprendizagens diferenciadas, levando o aluno a possíveis repetências escolares, não pode se tratar de incapacidade do indivíduo.

Apesar de todos os recursos pedagógicos, metodologias utilizadas, instrumentos de avaliações diversificadas, estruturas apropriadas e dedicação alguns alunos não conseguem atingir o patamar de uma aprendizagem mínima.

A Escola deveria ser: “lugar de todos nós” – onde as pessoas são sujeito de direitos, e que, na garantia desses direitos é possível a construção de um mundo melhor, de uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária. Para que seja concretizado esses anseios é preciso que a escola tenha espaço e oportunidade de realização de suas potencialidade, em que os projetos coletivos estejam acima dos interesses individuais, em que os direitos humanos sejam garantidos e respeitados, numa sociedade mais justa, mais humana, democrática e solidária para todos.

Espera-se que durante esse processo o aprendizado se dá por meio da relação estabelecida entre o aluno e o meio no qual está inserido, portanto não é algo isolado, pronto e acabado. Nesse processo o trabalho do professor não pode perder de vista os interesses e necessidades dos educandos, levando-os a perguntar, experimentar e explorar a realidade de sua comunidade, ou seja, aprender a conhecer o mundo que o cerca.

As atividades e experiências propostas devem proporcionar ao aluno sentir-se capaz de construir seu próprio conhecimento, adquirir habilidades indispensáveis ao desenvolvimento; despertar a criatividade como elemento de sua alta expressão, exercitando e descobrindo suas capacidades. Ao mesmo tempo os assuntos e atividades propostas de maneira viva e instigante podem ajudar os educandos a apreciarem a leitura e criar fórmulas matemáticas, física e química diante de situações problema do cotidiano., buscando sempre o intercâmbio com outras áreas e com a biologia.

Na atual sociedade, a escola não pode se limitar apenas ao ensino disciplinar. Ressaltamos que as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006) enfatizam que a finalidade atribuída a esse ensino é o aperfeiçoamento do educando como ser humano, da sua formação ética, do desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, além disso, deseja prepará-lo para o mundo do trabalho e desenvolver competência para continuar seu aprendizado.

Almeja que os objetivos planejados sejam atingidos no decorrer das atividades, num ambiente propicio a construção do conhecimento estimulando nos alunos o prazer pelo estudo e perceber a necessidade do conhecimento em suas vidas para o pleno exercício da cidadania.

A culminância desse projeto será um momento para fixar e compartilhar todo o conhecimento adquirido durante o desenrolar dos trabalhos, valorizando o aprendizado, tornando-o mais criativo, prazeroso e significativo. Esta acontecerá no espaço escolar onde pode reunir o maior número de pessoas na estrutura da escola.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:

BONJORNO, José Roberto e etti alli – Física 1, 2 e 3, São Paulo: FTD, 1992;

GEWANDSZNAJDER, Fernando – Ciências, São Paulo: Ática, 2006;

GOWDAK, Demétrio – Coleção Ciências, novo pensar, São Paulo: FTD, 2002;

PENTEADO, Paulo Cesar M. e etti alli – Física – ciências e tecnologia, São Paulo: Moderna, 2005;

RAMALHO, Júnior Francisco e etti alli – Os Fundamentos da Física, São Paulo: Moderna, 1999;

YAMAMOTO, Kazuhito e etti alli – Os Alicerces da Física, São Paulo: Saraiva, 1998;

AMABIS, José Mariano e ett alli – Biologia, São Paulo: Moderna, 2010;

CANTO, Eduardo Leite do e ett alli – Quimica, São Paulo: Moderna, 2010;

SITES

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html

http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/

http://www.clubedoprofessor.com.br/

http://www.cienciamao.if.usp.br/

http://www.oocities.org/br/saladefisica10/

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/quimica/sugestoesquimica.htm

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/sugestoesfisica.htm

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/biologia/sugestoesbiologia.htm

http://clubefq.com.sapo.pt/experiencias.htm

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/recursos.php?tipo=atividades

www.youtube.com/watch?v=xp2G3Xf53uI

http://www.youtube.com/watch?v=ezPSwEug40A