quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MODULO 1 E MODULO 2 Arquivos no Formato PDF

 Os  modulos abaixo relacionados encontram-se  no site indicado na formatação pdf.

 

Módulo 1


AVALIAÇÃO - RECUPERAÇÃO - FREQUENCIA

 

6 Avaliação

A avaliação do ensino e da aprendizagem, entendida como processo contínuo e sistemático, deverá subsidiar as ações de todos os envolvidos nesse processo, visando à melhoria de seu desempenho.
Os alunos serão avaliados em diferentes momentos pelos critérios e normas da UnB, considerando: a participação do cursista em fóruns de discussão e comunicação com seus tutores; o controle de acesso dos cursistas na plataforma do curso; as discussões de conteúdo e a realização dos exercícios propostos, assim como a entrega do trabalho final.
Serão observados:
  • participação;
  • reflexão crítica;
  • coerência com o assunto e conteúdo abordado;
  • leitura dos textos;
  • participação nos fóruns e chats;
  • entrega de atividades dentro dos prazos;
  • realização de todas as atividades (para um ótimo aproveitamento do curso);
  • interatividade com colegas e tutores;
  • sugestões de melhorias para o processo de ensino;
  • interesse. 
Para obtenção de aprovação no curso, é necessário que o aluno obtenha no mínimo 50% de aprovação nas atividades realizadas no curso.
De acordo com o artigo 122, seção IV, do Regimento Geral da Universidade de Brasília, as menções alfabéticas têm uma equivalência numérica, demonstrada na tabela a seguir:
Menções Equivalências Numéricas
SS 90 a 100
MS 70 a 89
MM 50 a 69
MI 30 a 49
II 0,1 a 29
SR Zero 

 

7 Recuperação

Fica estabelecida a realização de atividades de recuperação, ao final de cada etapa, para os cursistas que não obtiverem 50% de aprovação nas atividades realizadas na etapa. Serão convidados a participar da recuperação, na primeira etapa, os alunos que obtiverem nota inferior a 19 pontos.
Por sua vez, as atividades de recuperação da segunda etapa valerão, no máximo, 30 pontos e só poderão realizá-las os alunos que obtiverem nota entre 20 e 49 pontos no curso. 
O cursista que necessitar realizar as atividades de recuperação, após a primeira etapa, não estará impedido de prosseguir para a etapa subsequente.
As atividades de recuperação serão propostas seguindo a mesma abordagem metodológica e recursos instrucionais utilizados nas atividades regulares dos quatro módulos.

8 Frequência

A frequência dos participantes no Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas será computada tendo com base a interação, realização e postagem das atividades propostas na sala de aula online.

MÓDULO III e MÓDULO IV

3 Conteúdo Programático

ETAPA 2
Módulo 3: Práticas Pedagógicas 
Procedimentos técnicos e institucionais de planejamento de ensino: plano de ensino e correspondência entre expectativas no contexto de cada disciplina escolar e desenvolvimento do currículo formal. O conceito de currículo planejado e currículo em ação de Michael Young; a noção de fronteiras e relações entre conhecimento a partir de Bernstein, e o planejamento de ensino; estruturas de conhecimento registradas no planejamento de ensino e as implicações alusivas a Pierre Bourdieu: consequências para as aprendizagens; modelos de planejamento de ensino; o papel do conceito de competência de Perrenoud para as aprendizagens. Exercícios práticos de conceber e organizar planos de ensino com base a documentos e formulários da jornada pedagógica produzida pela Superintendência da Educação Básica (Sudeb): o suporte dos referenciais das áreas de conhecimento ou de Pedagogia, nos termos definidos a seguir.
A) Ciências Humanas: Leitura e análise da realidade social com ênfase nos aspectos espaciais, históricos, sociológicos, filosóficos e culturais em conjunto com as práticas de ensino voltadas para as potencialidades da comunicação cartográfica, do uso das linguagens de representação gráfica, leitura imagética de mapas, esquemas, fotografias e ilustrações, linhas de tempo, eixos temáticos e jogos.
B) Linguagens: práticas de leitura (gêneros textuais verbais e não verbais), produção e intepretação de textos.
C) Ciências da Natureza: práticas de ensino com foco no caráter experimental das ciências da natureza, para além do verificacionismo; nos experimentos de microescala e materiais de baixo custo e do cotidiano; nos jogos didáticos de Física, Química e Biologia; na representação de informações espaciais em modelagem ambiental.
D) Matemática: perspectiva para práticas de ensino com ênfase na resolução de problemas nos sistemas numéricos e sua aplicação ao cotidiano, bem como para a coleta e organização de dados para o tratamento da informação e modelagem matemática e, ainda, para o manuseio de dobraduras e modelos de estruturas geométricas.
E) Pedagogia: prática pedagógica com ênfase nos atributos específicos à instituição escolar, naquilo que se refere à melhoria dos processos de planejamento de aulas, de construção de instrumentos de avaliação, de organização de projeto pedagógico escolar, de rotinas metodológicas próprias dos componentes curriculares, de articulação de material pedagógico que conduza à contextualização dos conteúdos e às relações interdisciplinares.

Módulo 4: Construção do trabalho de conclusão do curso
Elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica na sua área de atuação, com ênfase na convergência entre projetos e programas, a relevância do Projeto Político Pedagógico para o funcionamento da escola, a intervenção do PAIP na dinâmica pedagógica institucional e o uso de recursos tecnológicos disponíveis.

MÓDULO I e MÓDULO II X AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

2 Conteúdo Programático

ETAPA 1
Módulo 1: Escola, organização curricular e prática docente – conceitos principais 
Conteúdos, currículo e avaliação. A importância da interdisciplinaridade e da transversalidade na organização do ensino e na formação dos professores e estudantes. Pesquisa aplicada a educação básica: a prática docente em foco. A utilização dos indicadores educacionais como subsídio ao planejamento e acompanhamento da aprendizagem, na perspectiva do combate ao fracasso escolar. A utilização dos indicadores educacionais a partir dos relatórios diagnósticos da rede e instrumentos de gestão (Plano de intervenção da Unidade Escolar, Relatório parcial do plano de intervenção do Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica – PAIP). Avaliação do processo educativo: natureza, procedimentos técnicos e resultados. A matriz de avaliação do ENEM e do Avalie: revelações acerca do funcionamento de sistemas educativos. Educação Integral: o diálogo entre os programas estruturantes da SEC e os Programas Mais Educação, Ensino Médio Inovador e Pronatec como fomento à educação integral e à possibilidade de reestruturação curricular da Educação Básica.

Módulo 2: Instrumentos Pedagógicos e a melhoria da preparação e dinamização de aulas
Livro didático e sua influência na estrutura do currículo escolar: potencialidades e desafios. Conteúdos digitais já produzidos e disponíveis para os sistemas de ensino: planejamento de aulas e renovação didática. Trabalho escolar organizado por grupos coletivos em sala de aula. Textos temáticos impressos ou digitais: reorganização de aulas, contextualização de conteúdos e apelo hipertextual na compreensão de conteúdos multirreferenciados. Mídias educativas, objetos educacionais diversos e abertura didática para a pedagogia da imagem e para as tecnologias da informação e comunicação: applets, modelagem, vídeos, simulações e outros instrumentos, mídias e softwares.

Eis abaixo, exemplo de DEDICAÇÃO, COMPETENCIA, HABILIDADES, RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO




CURSO ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

CURSO ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

O Curso de extensão Atualização em Práticas Pedagógicas, que tem por objetivo "aprimorar a formação de educadores e ampliar a discussão de estratégias teórico-metodológicas capazes de articular as linguagens, nas diversas áreas do conhecimento"; irá com certeza contribuir com o fortalecimento da minha Educação Acadêmica e consequentemente beneficiará a qualidade na Educação Básica ajudando a utilizar os recursos midiáticos com mais eficácia.


VEJA CRONOGRAMA

Cronograma

ETAPA 1 
Módulo 1 17/12/2012 21/12/2012
Recesso  22/12/2012 06/01/2013
Módulo 1 07/01/2013 20/01/2013
Módulo 2 21/01/2013 08/02/2013
Carnaval 09/02/2013 13/02/2013
Recuperação Etapa I 14/02/2013
21/02/2013
03/03/2013
28/02/2013
ETAPA 2
Módulo 3 04/03/2013 24/03/2013
Módulo 4 25/03/2013 14/04/2013
Recuperação do Curso 15/04/2013 26/04/2013