sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Workshop de Física - Experiências Selecionadas

COLÉGIO ESTADUAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM
1º e 2º Ano – Ensino Médio – Noturno
Proposta de uma Ação Pedagógica Interdisciplinar
Workshop de Física – Para Uma Aprendizagem Socializada

Dia 18 de novembro de 2009. A partir das 19 horas.

Relação das Duplas X Código X Conteúdo Abordado na Experiência

CÓD. DUPLAS CONTEÚDO ABORDADO
01 Abel e Laique Densidade da Água
02 Daniela e Mª Raimunda
03 Euclides e Maileidiana Uma força chamada impulsão
04 Leandro e Juliana Impenetrabilidade – uma das propriedades físicas
05 Maurílio e Braynnerh Pressão da água
06 Davi Vitório e Roberto Cordeiro Misturas – substâncias não puras
07 Thais e Gabriela Vinagre e o limão – bons condutores de eletricidade
08 Roberto Jesus, Letícia e Daniela O ar rarefeito e suas conseqüências
09 Rismaela e Diego Ondas sonoras
10 Aelson e Ingred Dilatação dos sólidos
11 José Dias e Deivid Santos Densidade
12 Andrea e Giliard Refração
13 José Carlos e Daniela O ar ocupa os espaços “vazios”
14 Andreza e Gessiaria Necessidade de oxigênio para acender uma chama no ambiente
15 Iago e Vanelia A massa de ar que envolve a terra exerce pressão
16 Leidiane e Patricia
17 Cledson e Jefferson A condução da corrente elétrica em água com eletro
18 Joedson e Thaís Solubilidade – caracteriza substância física
19 José Clésio, Laerson e Adrysa
20 Poliana e Pedro Princípio da inércia – propriedade dos corpos
21 Kadson e Elder Por que a pressão atmosférica não nos esmaga?
22 Tamiles e Evandro “Construção geométrica de imagens”
23 Mikaela e Luana Influencia da pressão na fusão
24 Erica e Vanderleia O princípio da ação e reação
25 Joedna, Gracielle e Aglicio
26 Regivaldo e Allan Associação de geradores
27 Shauana e Letícia A sensação térmica
28 Jessica e Jonatas Atração e repulsão entre cargas elétricas
29 Deniz e Erick Ondas sonoras, propagando-se no ar.
30 Antonio, Fernanda e Tacio Densidade da água
31 Jeferson, Arles e José Raimundo Relação entre magnetismo e eletricidade
32 Fabio
33 Patrícia e Cristiane Os ácidos – são bons condutores de eletricidade
34 Thionária e Reginaldo Lentes convergentes e divergentes
35 Izamora e Joselito Eclipse lunar e solar
36 Mailson e Jobson Dilatação dos sólidos linear; superficial, volumétrico
37 Alex e Diego Óptica “água”
38 Jacira e Milena Fonseca
39 Vanderson e Willian Conceição
40 Daniela e Milena Paula
41 Aldine e Luís Carlos Atração e repulsão entre cargas elétricas
42 Vanuza e Cristiane Lei da ação
43 Ana Caroline e Ana Paula Ondas sonoras
44 Natiane e Luane Reação térmica
45 Romário e Roberta Lentes convergentes e divergentes
46 Hilmara e Kalielly O principio da ação e da reação
47 Cleonice e Rosivaldo Alavanca no corpo humano
48 Marcio Produção de corrente elétrica
49
50

Workshop de Física - Avaliação, Considerações e Relatório

AVALIAÇÃO:

Pensando a matemática, física, química e ou biologia como uma ciência elaborada pelos homens, em constante evolução, a avaliação, como parte integrante do processo dinâmico de ensino-aprendizagem, deve ser realizada na interação entre alunos e professor, de forma contínua. Tendo com função identificar avanços e dificuldades referentes à compreensão dos conteúdos, deve oferecer muitas possibilidades ao aluno para se expressar, retomar e aprofundar a sua visão do ensino aprendizagem. A avaliação também vai possibilitar fundamentalmente, ao professor, condições de repensar a sua prática diária, a metodologia empregada, os recursos humanos e materiais utilizados, os conteúdos de Físicas e interdisciplinares da série e sua adequação.
Avaliar vai muito além da atribuição de notas e verificação de conteúdos assimilados. A avaliação é principalmente um momento de reflexão sobre o desempenho do aluno, da atuação do professor, da qualidade dos materiais utilizados, dos objetivos previstos, ou seja, diz respeito a todo sistema de ensino (TOPÁZIO, 2009, p.188).
Ao propor Projetos que promovam a participação e a interação dos alunos, a partir do conhecimento que eles já têm - escolar ou não - o professor terá possibilidade de acompanhar o seu avanço por meio de suas explicações orais e ou registros escritos.









RELATORIO:


























CONCLUSÃO:

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. (Freire, 1996: 52)

Considerado que hoje uma “educação de qualidade significa oferecer instrumentos para que os indivíduos possam desenvolver-se e ampliar sua autonomia, que tenham capacidade de auto dirigir-se, de pensar com a própria cabeça, fazer escolhas e responsabilizar-se por elas”
(Sanny Rosa), é que buscamos desenvolver trabalhos para uma educação de qualidade que dignifique o homem qualificando-o para o mercado de trabalho.
Segundo Ausebel deve haver continuidade entre o contexto exterior e o que se aprende na escola, pois o saber escolar que não encontrar significado na vida não é saber.
Para Emília Ferreiro (2001) o sistema escolar não dá conta de proporcionar aprendizagens diferenciadas, levando o aluno a possíveis repetências escolares, não pode se tratar de incapacidade do indivíduo.
Apesar de todos os recursos pedagógicos, metodologias utilizadas, instrumentos de avaliações diversificadas, estruturas apropriadas e dedicação alguns alunos não conseguem atingir o patamar de uma aprendizagem mínima.
A Escola deveria ser: “lugar de todos nós” – onde as pessoas são sujeito de direitos, e que, na garantia desses direitos é possível a construção de um mundo melhor, de uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária. Para que seja concretizado esses anseios é preciso que a escola tenha espaço e oportunidade de realização de suas potencialidade, em que os projetos coletivos estejam acima dos interesses individuais, em que os direitos humanos sejam garantidos e respeitados, numa sociedade mais justa, mais humana, democrática e solidária para todos.
Espera-se que durante esse processo o aprendizado se dá por meio da relação estabelecida entre o aluno e o meio no qual está inserido, portanto não é algo isolado, pronto e acabado. Nesse processo o trabalho do professor não pode perder de vista os interesses e necessidades dos educandos, levando-os a perguntar, experimentar e explorar a realidade de sua comunidade, ou seja, aprender a conhecer o mundo que o cerca.
As atividades e experiências propostas devem proporcionar ao aluno sentir-se capaz de construir seu próprio conhecimento, adquirir habilidades indispensáveis ao desenvolvimento; despertar a criatividade como elemento de sua alta expressão, exercitando e descobrindo suas capacidades. Ao mesmo tempo os assuntos e atividades propostas de maneira viva e instigante podem ajudar os educandos a apreciarem a leitura e criar fórmulas matemáticas, física e química diante de situações problema do cotidiano., buscando sempre o intercâmbio com outras áreas e com a biologia.
Na atual sociedade, a escola não pode se limitar apenas ao ensino disciplinar. Ressaltamos que as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006) enfatizam que a finalidade atribuída a esse ensino é o aperfeiçoamento do educando como ser humano, da sua formação ética, do desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, além disso, deseja prepará-lo para o mundo do trabalho e desenvolver competência para continuar seu aprendizado.
Almeja que os objetivos planejados sejam atingidos no decorrer das atividades, num ambiente propicio a construção do conhecimento estimulando nos alunos o prazer pelo estudo e perceber a necessidade do conhecimento em suas vidas para o pleno exercício da cidadania.
A culminância desse projeto será um momento para fixar e compartilhar todo o conhecimento adquirido durante o desenrolar dos trabalhos, valorizando valorizar o aprendizado, tornando-o mais criativo , prazeroso e significativo. Esta acontecerá no espaço escolar onde pode reunir o maior número de pessoas na estrutura da escola.

WORKSBHOP DE FÍSICA - para uma Aprendizagem Socializada

TEMA: Workshop de Física - para uma Aprendizagem Socializada

COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM
SÉRIE / ANO: 1º e 2º Ano do Ensino Médio, Noturno
DISCIPLINAS: Física, Matemática, Química, Biologia, Redação, Inglês e Sociologia
PROFESSORES COLABORADORES: Jailma, Jacqueline, Arlene, Iaciara, Maria das Graças, Petronila e Corpo Administrativo.
MADRINHA DAS TURMAS: Maryvane
PERÍODO: 03 a 20 de novembro de 2009.

OBJETIVO:

Proporcionar aos alunos maiores oportunidades, para que eles possam desenvolver competências e habilidades tendo a capacidade de obter uma assimilação significativa dos conteúdos através das experiências organizadas e apresentadas por eles.

CONTEÚDOS ABORDADOS:

Força e Movimentos; Hidrostática; Movimentos e Impulso; Energia e trabalho; Energia Térmica e Calor; Eletricidade; Termodinâmica; Ondas, Som e Luz;

TECNOLOGIAS E MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS:

Máquina digital; Computadores, DVDs, CDs, Livros e materiais diversos para construção das experiências

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Primeira semana:
Apresentação do objetivo proposto para os alunos e colegas convidadas.
Visita a biblioteca para pesquisas em livros experiências de física. Os alunos do 1º ano pesquisar em livros de 8ª série, 1º ano Ensino Médio e livros de experiências. Os alunos do 2º ano pesquisar em livros 1º e 2º ano Ensino Médio e livros de experiências.
A turma será organizada em duplas – cada dupla deve analisar a experiência desejada, criar um título e pesquisar o assunto que aborde a experiência.

Segunda Semana:
Visita ao Laboratório de Informática onde as duplas deverão fazer pesquisas em sites indicados ou conhecidos por eles para enriquecer a experiência escolhida ou até modificar caso tenha interesse.
Seleção do material e espaço que irá utilizar para solicitar ajuda da escola caso não consiga resolver na dupla.
Indicação do tema e título escolhido para organização de cartazes.
Organização por sala para preparação da faixa, onde cada turma fará a escolha do desenho experimental desejado para a faixa:

Workshop de Física
Para uma Aprendizagem Socializada
Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães – CELEM
Ibicaraí-Ba, 1º e 2º Ano Ensino Médio – Noturno

Terceira Semana:

Organização e preparação para o Workshop que acontecerá dia 18 de novembro das 18 às 22 horas.
Observação: Os profissionais convidados para esta Ação Pedagógica irão preparar atividades que fortaleçam o aprendizado de forma interdisciplinar e contextualizada.

RESULTADOS ESPERADOS:

Reconhecimento e compreensão da ciência e da tecnologia e sua relação como criação humana inseridas, na história e na sociedade em diferentes épocas;
Compreensão do mundo, do qual a física é parte integrante, por meio dos problemas que ela consegue resolver e dos fenômenos que podem ser descritos por seus conceitos e modelos;
Reconhecimento da influência da ciência e da tecnologia sobre a sociedade e desta última sobre o progresso científico e tecnológico e as limitações e possibilidades de se usar a ciência e a tecnologia para resolver problemas sociais.


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:


BONJORNO, José Roberto e etti alli – Física 1, 2 e 3, São Paulo: FTD, 1992
GEWANDSZNAJDER, Fernando – Ciências, São Paulo: Ática, 2006.
GOWDAK, Demétrio – Coleção Ciências, novo pensar, São Paulo: FTD, 2002.
PENTEADO, Paulo Cesar M. e etti alli – Física – ciências e tecnologia, São Paulo: Moderna, 2005
RAMALHO, Júnior Francisco e etti alli – Os Fundamentos da Física, São Paulo: Moderna, 1999.
YAMAMOTO, Kazuhito e etti alli – Os Alicerces da Física, São Paulo: Saraiva, 1998


SITES


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/