sábado, 14 de agosto de 2010

A influência das TIC para aprendizagem dos alunos e sua prática pedagógica;

3ª Atividade - Portfólio Pessoal –


Registre no seu Portfólio Pessoal suas reflexões sobre:

A integração das TICs no processo de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais. A escola, tem de ser capaz de se tornar mais atraente, diminuindo o “abismo” que a separa do mundo exterior onde o aluno vai absorver grande parte das informações que lhe interessam.

Cabe à escola transformar-se de simples transmissora de conhecimentos em organizadora de aprendizagens e reconhecer que já não detém o monopólio da transmissão dos saberes, proporcionando ao aluno os meios necessários para aprender a obter a informação, para construir o conhecimento e adquirir competências, desenvolvendo simultaneamente o espírito crítico. (Melo, Leonel Rosa, outubro 1999)

Para possibilitar um acesso igual à informação, a escola tem de conseguir combater as desigualdades existentes, dando a todos os alunos “a possibilidade de recolherem, selecionarem, ordenarem, gerirem e utilizarem essa mesma informação”. O simples fornecimento de equipamento informático às escolas não contribui automaticamente para atingir os objetivo.

A integração das TICs no sistema educativo poderá contribuir desde que obedeça algumas condições:

- uma correta e atualizada formação dos professores

(neste caso , observo que os gestores escolares deve está sempre divulgando os cursos, propiciando meios para a inserção da maioria ou a socialização para os colegas por parte dos que participam dos cursos – chamados multiplicadores)

- uma utilização das TIC devidamente planeada, inserida numa ampla estratégia educativa centrada no aluno

importante planejar a atividade seja ela de maior ou menor abrangência, organizar as ferramenta de trabalho, onde a escola deve disponibilizar para o educando e educador sem nenhum constrangimento)

- uma transformação da atitude da escola (e dos professores).

(nesta condição deve haver uma parceria da comunidade escolar. Os gestores juntamente com os coordenadores devem organizar tempos para que todos aprendam a lidar com as ferramentas de trabalho).

Esta transformação vai exigir que os professores reconheçam que já não são os detentores da transmissão de saberes e aceitem que as novas gerações têm outros modos de aprendizagem, baseados em estruturas não lineares, completamente diferentes da estrutura sequencial em que assentam os saberes livrescos tradicionais. ((Melo, Leonel Rosa, outubro 1999)

Se folhearmos o módulo do positivo por exemplo, a nível fundamental, percebe mos a grande mudança na estrutura dos conteúdos. Eles não são lineares, porém o educando e o educador devem possuir conhecimentos prévios. Por exemplo em um modulo da 7ª série de matemática vocês pode visualizar o assunto produtos notáveis juntamente com geometria e medidas , equações e sistemas. Ai o professor que tem o hábito de um conteúdo linear vai ficar sem saber como trabalhar. Outro exemplo: tem professores que ficam trabalhando mmc e mdc e enquanto o aluno não aprende ele não sai do assunto. Se buscarmos uma nova compreensão mmc e mdc é para professor. Você pode trabalhar com operações fracionárias sem falar de mmc; trabalhar problemas contextualizados sem falar de mmc ou mdc para depois informar sobre eles.

  • Fale podcast e dê sua opinião sobre a construção de um projeto pedagógico que envolva esse recurso.

Acredito que elaborar um projeto envolvendo o podcast não é o problema, mas a dificuldade é aplicar este projeto sem uma parceria na escola. Faz necessário um apoio técnico e pedagógico. Não vou aqui citar os problemas que as escolas enfrentam e muito menos os problemas que os educandos enfrentam. Acredito que cada educando tem que buscar em sua comunidade escolar sua libertação sua autonomia seja a]ela através do diálogo, conscientização e em última instância denuncias fundamentadas.

  • Faça também um resumo do que ocorreu nessa 1ª etapa (aprendizagem, dificuldades encontradas...)

A aprendizagem nessa primeira etapa está sendo satisfatório, pois além de contar com o apoio dos colaboradores (tutores) estou me empenhando o máximo.

Dificuldades só estou encontrando quando faço o download de alguns programas.

Registro a falta de participação dos colegas no ambiente virtual.

l

Nenhum comentário: