sábado, 14 de agosto de 2010

Podcast - O que ?

PODCAST

[...] qualquer pessoa, independente de sua formação, seu conhecimento e profissão, poderia criar um podcast. [...] o podcast é um arquivo de áudio publicado via feeds (fontes) de RSS e que estes arquivos de podcasts podem ser baixados e reproduzidos num computador ou aparelho portátil tais como iPods ou MP3 Players. [...] o podcast é uma rádio na internet [...] não vejo o podcast como um audio, mp3 ou um video. Se pensar desta maneira realmente estaremos globalizando tudo e aí qualquer som emitido na internet ou no seu computador, será um podcast. [...] Continuo achando que não é uma radio na internet e sim uma nova mídia. (Eddie Silva, pag internet)

Com a popularização do MP3, muitas pessoas habituaram-se em fazer downloads de músicas e de outros conteúdos sonoros pela internet. Desse hábito surgiu o podcast, criado por Adam Curry, ex-VJ da MTV dos Estados Unidos.

O nome podcast surgiu da junção entre o nome do áudio player da Apple (embora a empresa não tenha nada a ver com o surgimento do podcast), o famoso iPod, e o sistema de broadcast.
No início, eram apenas arquivos de áudio, em qualquer extensão como o MP3 ou WMA, mas depois também surgiram os conteúdos em vídeos, conhecidos como podcast vídeo ou vodcast.

( Daniela Carvalho, pag internet)

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3, publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4. (Wikipédia, a enciclopédia livre.)



Lendo e relendo textos sugeridos pelos professores no ambiente virtual, naveguei também através de links encontrados nestas páginas eletrônicas e acredito que compreendi um pouco sobre o que é podcast; porém o texto publicado por Eddie Silva nos deixa confusa e nos sentido peq uenos. Pporém o texto publicado por Daniela Carvalho , nos ajuda a comprfeender a linguagem eltrônica. O que é novo é preciso sedr estudado, pesquisado, consultado para obtermos uma boa compreensão.

Então o PODCAST, é uma publicação de “arquivos de áudio” que podem ser transferidos e ouvidos no computador ou num tocador de MP3. Logo a produção que fizemos fazendo uso do Audacity é o podcast e que pode ser publicado nos blogs educativos com facilidade.

Abraços cordiais

Nenhum comentário: