sábado, 28 de julho de 2012

VIDEOS - A MATEMÁTICA E SUA INTERAÇÃO COM AS ÁREAS DO CONHECIMENTO

As mudanças no contexto mundial e nacional sempre foram constantes, porém, hoje a rapidez com que a conjuntura econômica globalizada e o avanço tecnológico se desenvolvem, desencadeia modificações nos valores culturais da sociedade. Assim, a educação, não poderia ficar alheia a esse contexto. Por isso, deve proporcionar a formação de professores, com vistas à melhoria da qualidade do ensino, incorporando em sua prática pedagógica a utilização de recursos tecnológicos.
Nessa perspectiva , o curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias na Educação, promove o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação - TV e vídeo, informática, rádio e impressos - de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem e contribui para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias, o que certamente acarretará melhoria na práxis docente dos cursistas, propiciando, desta maneira um ensino dinâmico, criativo, construtivo e interativo entre alunos e professores. (Ambiente moodle/EAD/UESB, 2012)

 Apresento-lhes abaixo, links do Vídeo do trabalho desenvolvido com ALUNOS DO 1º ANO Ensino Médio para devida apreciação e como pré-requisito avaliativo do Módulo IV ,   Curso de Especialização em Mídias na Educação/EAD/UESB . Sintam-se à vontade para publicarem comentários construtivos de modo que eu possa corrigir falhas.


Título dos Vídeos:
Conforme links abaixo


Descrição exibida:
Com o objetivo de orientar alunos em grupo para desenvolverem atividades interdisciplinares e perceberem a matemática no cotidiano e sua interação com as áreas de conhecimento.
Organização de atividades, visando uma aprendizagem satisfatória, em grupo no 1º ano Ensino Médio do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães - CELEM IBICARAI-BAHIA, na disciplina MATEMÁTICA.


Palavras - Chave:
MATEMATICA;  INTERAÇÃO;  CONHECIMENTO

Licença:
Licença padrão do YouTube

A MATEMÁTICA E SUA INTERAÇÃO COM AS ÁREAS DO CONHECIMENTO - PARTE I 

 

A MATEMÁTICA E SUA INTERAÇÃO COM AS ÁREAS DO CONHECIMENTO - PARTE II

domingo, 22 de julho de 2012

TEOREMA DE PITÁGORA - ATIVIDADE


Colégio:
Curso/Série:
Disciplina:
Professora: Clelia Eugenia de Sousa Lima
Aluno (a):

Teorema de Pitágoras

Com base na ilustração comprove o Teorema de Pitágoras, traçando comentários, exemplos..., sobre sua importância e utilidade.


Observação: Este trabalho é individual e manuscrito. Caso haja algum  trabalho igual serão anulados.



        

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ALGUNS SITES PARA ATIVIDADES ONLINE


ALGUNS  SITES  PARA  ATIVIDADES  ONLINE


INGLÊS









PORTUGUÊS












MATEMÁTICA










HISTÓRIA










GEOGRAFIA









CIENCIAS/ BIOLOGIA








ARTES

Assuntos:








sexta-feira, 13 de julho de 2012

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DO LDEM

Hoje no NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional -  Itabuna, tivemos a oportunidade de apresentarmos para os tutores do Curso de Extensão Formação Continuada  Mídias na Educação o PROJETO LABORATORIO DIDÁTICO NO ENSINO DE MATEMATICA - LDEM  que foi construído por etapas e com orientações dos tutores.
Este curso teve uma carga horária de 160 horas, onde iniciamos em novembrode 2011 e concluimos com sucesso em julho de 2012.
A minha turma teve como orientadora/tutora a professora ELANE DIAS DA SILVA e Coordenador  EDNEILTON GOMES DA SILVA.
Este curso aconteceu em ambiente virtual  UESB/EAD/UAB, Vitória da Conquista- Bahia, com acompanhamentos e orientações nos foruns, atividades enviadas e encontros presenciais.
Graças a Deus, minha participação e colaboração da tutora, concluir com aproveitamento e muito sucesso. Espero que o projeto apresentado e publicado no site: https://sites.google.com/site/eugeniamatematica/ seja bem recebio pela comunidade escolar do COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES - CELEM IBICARAI- BAHIA  que hoje está sobre a gestão da professora Ambrosina Moraes de Assis.
Aguardem os anexos e apendices que publicarei no site sitado acima e lincado neste ambiente.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

TEOREMA DE PITÁGORAS

ATIVIDADE  MATEMA´TICA
 BUSCANDO COMPREENSÃO  DA APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS



001 - Calcula o valor de x em cada um dos triângulos retângulos abaixo. Apresente explicações sobre triângulos  quanto as suas classificações, faça demonstrações da aplicação do teorema de Pitágoras.

a)








b)









002 - Qual era a altura do poste?  
Desenhe o material geometricamente, apresente explicações sobre triângulos  quanto as suas classificações, faça demonstrações da aplicação do teorema de Pitágoras, verificando a improtância do mesmo.





Resposta:




003 - O Pedro e o João estão a «andar» de baloiço, como indica a figura:




A altura máxima a que pode subir cada um dos amigos é de 60 cm.

Qual o comprimento do baloiço?

Desenhe o material geometricamente, apresente explicações sobre triângulos  quanto as suas classificações, faça demonstrações da aplicação do teorema de Pitágoras, verificando a improtância do mesmo no cotidiano.


Resposta: 

004 - Qual é a distância percorrida pelo berlinde. Desenhe o material geometricamente, apresente explicações sobre triângulos  quanto as suas classificações, faça demonstrações da aplicação do teorema de Pitágoras, verificando a improtância do mesmo no cotidiano.

   

Resposta:
005 - A figura representa  um barco à vela. Determine , de  acordo com osdadosda figura, os valores de x e y.     Desenhe o material geometricamente, apresente explicações sobre triângulos  quanto as suas classificações, faça demonstrações da aplicação do teorema de Pitágoras, verificando a improtância do mesmo no cotidiano.
7.jpg


Resposta:


FONTE DE REFERENCIA:

http://www.kurupira.net/barra/?&url=http://sempreamathematicar.blogspot.com.br/2009/12/exercicios-resolvidos-de-aplicacao-do.html


http://pitagoras-upt.tripod.com/id7.html



No decorrer das explicações irei  publicando os resultados neste ambiente para que vocês que não assistiram as aulas ou perderam alguma terem a oportunidade de  compreenderem melhor.
qualquer dúvida procure-me na escola.