domingo, 30 de maio de 2010

A postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias,


Educação e Tecnologia

Reflita sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias, buscando subsídios para isso na entrevista de DOWBOR,L. Educação e Tecnologia, disponível em http://br.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY.

Registre suas contribuições neste Fórum, aquecendo as discussões com as contribuições dos colegas.

A necessidade de conhecimento em todas as áreas hoje é fundamental e na educação principalmente, pois ela é a base. Não basta mudar o currículo escolar. Devemos repensar a escola e a educação que nela está inserida.

A escola hoje deve mudar sua maneira de desenvolver os conhecimentos inserindo as TICs, articulando o conhecimento de maneira mais aberta, socializada e integrada com os meios de comunicação, meios tecnológicos e a comunidade escolar e familiar.

As informações veiculadas na mídia são bastante vastas. A escola terá a função de organizar, planejar e inserir o educando nesse meio de modo que ele entenda que é possível compreender o ambiente que ele vive acessando com segurança as novas tecnologias e buscando seu conhecimento de modo favorável para formação do cidadão crítico e reflexivo .

O professor Ladislau Dowbor em sua entrevista, sugere que as escolas usem não só o livro didático, mas use a alternância do livro versos as mídias. Segundo seu depoimento: estamos vivendo o processo de um atraso muito grande do uso dos elementos culturais nas escolas em nosso país. As escola devem ser menos lecionadora e mais organizadora nos diversos espaços do conhecimento. A escola tem que ser um pouco mais articuladora nesse processo. [...] Se a televisão fosse utilizada de maneira inteligente daríamos um grande salto para o futuro. Porém está sendo acessado de maneira desordenada.

Nenhum comentário: