domingo, 30 de maio de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz?


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCAICONAL

– PROINFO INTEGRADO –

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Monitora/Coordenadora: Iara Silva dos Santos

Cursista: Clelia eugênia de Sousa Lima

Atividade 01: Quem sou eu como professor e aprendiz?

“Quem sou como professor e aprendiz", usando o editor de texto, tomando como base a entrevista de Maria Elizabeth Almeida e considerando os seguintes pontos de reflexão:

"Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno? Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento? Desenvolvo uma prática interativa com os alunos? Ouço suas ideias? Aprendo com os alunos? Com os colegas? Faço mudanças na minha forma de ensinar?Por quê? Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?"

“ Mudar a forma de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores”; “ A nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções discentes e docentes que só serão possível se houver mudança de mentalidade,de concepção profundamente arraigadas.” ( Pozo e Perez Echeverría,2001).

Ser professor é ser um profissional com competência e responsabilidades com seu profissionalismo, buscando atuar com compromissio e interagir com a comunidade escolar visualizando sempre a preparação do aluno enquanto cidadão consciente e crítico de modo que possa assumir sua maneira de ser enquanto educando e atuar no mercado de trabalho.

Busco ser um profissional onde propociono condições para que a aprendizagem seja um produto de um processo de construção de conhecimento onde o educando realiza suas atividades interagindo com o meio, buscando novos significado. Desenvolvo atividades diferenciadas e relacionadas com o cotidiano do aluno e para despertar a sua curiosidade trabalho com as TICs disponíveis. Eles são incentivados a produzirem seu conhecimento e compreenderem que os contéudos que trabalhamos estão relacionados com o cotidiano.

Desenvolver uma prática interativa com o educando é sempre bom e produtivo, mas precisa que o profissional planeje suas aulas , busque construir projetos aplicáveis e reais de modo que envolva o educando nesse processo onde ele possa desenvolver suas idéias fazendo uso das novas tecnologias.

O profissional está sempre aprendendo com os colegas e com seus alunos. Na verdade existe uma ttoca de experiências e aprendizado.

Quando inserimos em nossas aulas o uso das ferramentas tecnológicas temos resultados positivos e satisfatórios e a prendizagem não será só do aluno e sim nossa também.

Estou sempre participando de cursos e busco melhorar minha pŕatica pedagógica fazendo uso das TICs, com vídeos , apresentações de power point, blogs, filmagens, livro didático, internet, jogos interativos e educativos, trabalhos em grupo para socialização do conhecimento.

O uso das TICs na sala de aula exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas de maneira diferente. Exige também mais tempo, pesquisa e preparação assim como conhecimento das ferramentas.

Que bom que tenho consciência/ Do ser que sou, fragmentado/Alguém sempre em construção/Imperfeito, incompleto, inacabado/Que bom que tenho consciência/Que o crescimento é parcelado/E que quanto mais eu aprendo/Nunca estou, por completo, "terminado"/Que bom que a mim é dado/A oportunidade de corrigir, de ser reciclado/De investir no que acho que está certo/E corrigir, tentar mudar o que está errado/Que bom que a mim é dada/A oportunidade de ser renovado!...(Mena Moreira, Eu, tu, ele... seres em construção!)

Nenhum comentário: