Traga suas considerações elaboradas a partir do vídeo Passos assistido e da leitura da entrevista com Lucas Ciavatta, lembrando-se dos pontos destacados.
1)Esse trabalho do Prof. Lucas com o Bloco do Passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola? E sobre o trabalho com tecnologia, traz alguma idéia?
2)Considere o seguinte aspecto: cada um dos participantes do bloco do passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um?
3)Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos?
4)Será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprenderam as mesmas coisas?
CONSIDERAÇÕES
O trabalho do professor Lucas Ciavatta valoriza o trabalho em equipe e união de todos os integrantes em prol de um único objetivo. Na educação desenvolvemos os trabalhos com o objetivo de adquirir competências e habilidades nos educandos. Então não é diferente.
Segundo a entrevista de Ciavatta:
“Uma característica marcante d’O Passo é a autonomia. Quem aprende se apropria não apenas do conhecimento, mas também do processo pelo qual adquiriu o conhecimento. Quem aprende sabe exatamente como aprendeu. Assim, imediatamente, como se fosse tudo uma coisa só, quem aprende pode em seguida ensinar. Estamos vendo isso o tempo todo, nossos estudantes ensinam aos irmãos,”
É a partir de atividades significativas aos alunos que estaremos despertando o interesse de todos e fazendo com que o trabalho aconteça de maneira satisfatória e positiva.
Sobre o trabalho com tecnologia, traz sim idéias, pois de frente aos problemas de espaço e disponibilidade de computadores para todos os educandos, acabamos trabalhando de uma forma parecida com a proposta do grupo “O PASSO”, uma vez que lançamos desafios constantemente para que o trabalho aconteça positivamente e todos os educandos estejam envolvidas neste processo.
Com o computador podemos lançar várias idéias, onde os grupos deverão trabalhar em equipe com etapas diferentes, desenvolvendo ao final um único projeto.
Ainda segundo Ciavatta:
[...] todos os nossos estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que entendam que vale a pena vencer este desafio e desde que tenham a certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo. Essa compreensão é a que me move cada vez mais em direção a essa nossa profissão que, quando bem feita, é única.”
O trabalho na escola deve ser cheio de experiências e trocas constantes. O aprendizado se dá de maneiras diferentes, pois cada aluno absorve o que lhe é mais peculiar, ou seja, mais significativo. Porém não impede que um trabalho seja realizado com diferentes posições e pontos de vista. É com as trocas de experiências que o conhecimento será construído, pois todos sempre têm a contribuir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário