RELATORIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS
Relatório dos Trabalhos desenvolvidos conforme Atividade 2.3 - Bahia 2010-Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs - SEDUC - BA em parceria com NTE05- ITABUNA, Turma C sobre a Orientação e Coordenação da Professora Iara.
A Atividade proposta era para planejarmos em grupo uma atividade fazendo uso das mídias. Clelia Eugênia de Sousa Lima; Artur Luiz Araújo Figueiredo; Maria Célia Marques dos S. Souza formamos um grupo e planejamos uma atividade abordando o tema: Violência gera Violência que pode ser aplicada a qualquer série. Foi previsto 4 horas aula para desenvolver a atividade. Apresentamos algumas possibilidades de exploração e de uso pedagógico de mídias digitais, analisando e respeitando as limitações do ambiente de cada escola.
Alguns pensam que a violência só ocorre quando alguém agride fisicamente a outra pessoa. Entretanto, é importante saber que, muitas vezes, a violência também é praticada nos diálogos nossos do dia-a-dia. Uma agressão verbal gera uma resposta semelhante, que gera outra e outra... Escolhemos o vídeo Tv Brasil e Tv escola na série Direitos Humanos – Violência que Rola. O mesmo apresenta cenas de violência na escola, no trabalho, em casa e num atendimento ao público. Depois apresenta as mesmas cenas mais amenas demonstrando que pode-se contornar as situações sem violência. Tem um chamado escrito e verbal no combate a violência.
Dos recursos previstos foram utilizados:
TVpendrive; Pendrive; DVD; Computadores conectados a Internet ( para acessar o blog e assistir o vídeo e para pesquisa do tema); Máquina Digital; Papel madeira; Pincel Atômico ; hidrocor; cola e tesoura.
As etapas planejadas foram atendidas com algumas mudanças. Assistimos um vídeo sobre violência – o previsto. Discutimos com os alunos sobre o assunto do mesmo ,fazendo um paralelo com o nosso cotidiano; exemplificando alguns casos vivenciados e vistos como naturais. Cada sala organizou quatro grupos para desenvolver os trabalhos. Orientei os alunos quanto a pesquisa na internet: anotar a referência; extrair as informações essenciais e solicitei dos grupos a pesquisa extra-classe. Solicitei que eles produzissem cartazes com base no vídeo e nas discussões e nas pesquisas. Cartazes ilustrados de acordo com o tema e a vivência do aluno ou experiência vivida em ambiente local, onde o grupo escolheria o que apresentar ou defender escolhendo um título. Faremos exposição dos cartazes no espaço escolar socializando o conhecimento e convidando as turmas para visualizarem os trabalhos. Escolhi a quarta-feira dia 28 de julho para exposição dos cartazes, onde as turmas sairão visitando as outras salas e convidando para visitar os trabalhos desenvolvidos.
Vou vê a possibilidade de construir um convite aberto aos colegas do turno informando desse trabalho. Na segunda-feira confiro os cartazes, publico os convites nas salas de aula e na sala dos professores e direção da escola.
Será mais ou menos assim:
Visitem nosso trabalhos
...desenvolvidos no combate a violência
Dia: 28 de julho.
Local: 2º corredor da escola, perto do laboratório de informática e da biblioteca.
Seja mais um no combate a violência.
Alunos do 1º ano Ensino Médio, turno Vespertino.
Os objetivos previstos foram alcançados: Compreender que a violência gera violência; Despertar o interesse em trabalhos de grupo; Desenvolver e fortalecer uma Cultura de Paz por intermédio das discussões e dos trabalhos desenvolvidos.... em vez de textos que estavam previstos produzimos cartazes ilustrados envolvendo o tema proposto.
O trabalho foi desenvolvido em ambiente com harmonia onde houve a socialização dos conhecimentos em grupo, na turma e na escola. Contamos com a participação, criatividade e interesse no desenvolvimento dos trabalhos por parte dos componentes.
Um comentário:
Eugênia,
Parabéns pelo trabalho.
Estou aguardando a publicação dos cartezess da exposição.
Felicidades esucesso em seu trabalho.
você faz jus ao seu sobrenome rsrsrsrs EU + GENIA
Postar um comentário