sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROJETO - Workshop de Física - Para uma Aprendizagem Socializada









CURSO PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL
COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS

http://eadiat.sec.ba.gov.br
NTE - 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional - Itabuna



CLÉLIA EUGENIA DE SOUSA LIMA



INCORPORANDO O USO DE MÍDIAS NA ESCOLA
Workshop de Física – Para uma Aprendizagem Socializada






IBICARAÍ-BAHIA
2010
CLÉLIA EUGENIA DE SOUSA LIMA





INCORPORANDO O USO DE MÍDIAS NA ESCOLA
Workshop de Física – Para uma Aprendizagem Socializada




Trabalho Final do Módulo II – Etapa 04 – Atividade 02, aplicado nas turmas do 2º Ano do Ensino Médio, vespertino e noturno, disciplina Física- Proposta de uma Ação Pedagógica Interdisciplinar; Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães – CELEM, apresentado aos Tutores Oldair José Souza Santos e Saionara Cardoso dos Santos para as devidas apreciações.




IBICARAÍ-BAHIA
2010
Proposta de uma Ação Pedagógica com uso das Tecnologias e Mídias na Escola
Proposta de uma Ação Pedagógica Interdisciplinar
“Voz e Vez de Minha Turma”

TEMA: Workshop de Física – Para uma Aprendizagem Socializada
INCORPORANDO O USO DE MÍDIAS NA ESCOLA



COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES – CELEM
SÉRIE / ANO: 2º Ano do Ensino Médio, Vespertino e Noturno
DISCIPLINAS: Física e demais
PERÍODO: 03 de setembro a 09 de dezembro de 2010.
CULMINÂNCIA: 09 de dezembro, das 18 ás 22 horas

OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos maiores oportunidades, para que eles possam desenvolver competências e habilidades tendo a capacidade de obter uma assimilação significativa dos conteúdos através das experiências organizadas e apresentadas por eles além de aprenderem a produzirem vídeos no contexto escolar e ou na comunidade.





CONTEÚDOS ABORDADOS:
DAS EXPERIÊNCIAS: Força e Movimentos; Hidrostática; Movimentos e Impulso; Energia e trabalho; Energia Térmica e Calor; Eletricidade; Termodinâmica; Ondas, Som e Luz.
DOS VÍDEOS: A Água em Ibicaraí
Sub-temas: As nascentes; reservatório e o tratamento da água; o rio e a preservação; as represas e sua utilidade; o uso da água pela comunidade.
TECNOLOGIAS E MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS/ RECURSOS:
1 – Programa Format Factory ou VDownloader para converter os vídeos
2 – Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons, para gravação dos trabalhos de áudio;
3 – Programa Movie Maker para edição e montagem do vídeo
Observação: ou aceitar o programa que o grupo adote.
4 – Computadores com acesso à internet;
5 – Pendrive;
6 – Fone de ouvido com microfone;
7 – Máquina fotografia digital ou filmadora;
8 – Materiais necessários para as experiências
9 – DVDs, CDs,
10 – Livros e materiais diversos para construção das experiências
11 – Data Show; Sala de Informática;
12 – TV Pendrive
13 - Netbook
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES POR ETAPA:
Primeira Etapa:
Apresentação do Projeto para os alunos, coordenadora de área, gestores e colegas
Visita a biblioteca para pesquisas em livros experiências de física.
A turma será organizada em grupos – onde devem analisar a experiência desejada, criar um título e pesquisar o assunto que aborde a experiência.
Segunda Etapa:
Visita ao Laboratório de Informática onde os grupos deverão fazer pesquisas em sites indicados ou conhecidos por eles para enriquecer a experiência escolhida ou até modificar caso tenha interesse.
Seleção do material e espaço que irá utilizar para solicitar ajuda da escola caso não consiga resolver no grupo.
Indicação do tema e título escolhido para organização de cartazes.
Organização por sala para preparação da faixa, onde cada turma fará a escolha do desenho experimental desejado para a faixa:
Workshop de Física
Para uma Aprendizagem Socializada
Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães – CELEM
Ibicaraí-Ba, 2º Ano Ensino Médio – Vespertino e Noturno



Terceira Etapa:

Organização e preparação para o Workshop que acontecerá dia 09 de dezembro das 18 às 22 horas.
Observação: Os profissionais convidados para esta Ação Pedagógica irão preparar atividades que fortaleçam o aprendizado de forma interdisciplinar e contextualizada.

Quarta Etapa:
Organizar em turno oposto sala com Tv pendrive para assistirmos vídeos relacionados com os conteúdos, buscando assim idéias de produção de vídeos.
No laboratório de Informática, apresentar em Data show:
1 – cenas filmadas e organizadas em sequência para obterem uma idéia de produção de vídeo;
2 – slides, como produzir um vídeo (analise, roteiro e edição) ;
3 – material publicado no blog http://eugenialima.blogspot.com/ para estudos da edição de vídeos e organização do evento.

Quinta Etapa:
Orientar por sala x turma o desenvolvimento dos trabalhos, ajudando-os na produção das atividades;
Encaminhar ofício para o Setor/ Secretaria responsável pelo acompanhamento do Meio Ambiente e distribuição da água na comunidade ibicaraíense.


Sexta Etapa:
Distribuir fichas de acompanhamento dos trabalhos, conhecendo cada responsável pela produção do vídeo;
Assessorar os grupos quando solicitada na realização dos trabalhos: pesquisa, roteiro, filmagem, fotografias; edição, e o que for necessário para a edição do vídeo
Sétima Etapa:
Organização de grupos responsáveis pela:
1 – publicação do vídeo no youtub e apresentação em Data show
2 – organização do espaço para exposição das experiências
3 – organização do cadastramento das experiências e fichas de identificação
4 – organização e divulgação do evento através de panfletos e faixas
5 – recepção dos convidados para o evento
6 – avaliação das experiências, filmagens e fotos


Oitava Etapa:
Última semana para apresentação dos trabalhos desenvolvidos e organização da culminância do evento.





RESULTADOS ESPERADOS:

Reconhecimento e compreensão da ciência e da tecnologia e sua relação como criação humana inseridas, na história e na sociedade em diferentes épocas.
Compreensão do mundo, do qual a física é parte integrante, por meio dos problemas que ela consegue resolver e dos fenômenos que podem ser descritos por seus conceitos e modelos.
Reconhecimento da influência da ciência e da tecnologia sobre a sociedade e desta última sobre o progresso científico e tecnológico e as limitações e possibilidades de se usar a ciência e a tecnologia para resolver problemas sociais.
Organização, participação, cooperação, interesse, dos alunos nos grupos nas realizações das atividades, de modo que favoreça formas de expressão que favoreça a integração grupal, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade.












AVALIAÇÃO

Pensando a matemática, física, química e ou biologia como uma ciência elaborada pelos homens, em constante evolução, a avaliação, como parte integrante do processo dinâmico de ensino-aprendizagem, deve ser realizada na interação entre alunos e professor, de forma contínua. Tendo com função identificar avanços e dificuldades referentes à compreensão dos conteúdos, deve oferecer muitas possibilidades ao aluno para se expressar, retomar e aprofundar a sua visão do ensino aprendizagem. A avaliação também vai possibilitar fundamentalmente, ao professor, condições de repensar a sua prática diária, a metodologia empregada, os recursos humanos e materiais utilizados, os conteúdos de Físicas e interdisciplinares da série e sua adequação.
Avaliar vai muito além da atribuição de notas e verificação de conteúdos assimilados. A avaliação é principalmente um momento de reflexão sobre o desempenho do aluno, da atuação do professor, da qualidade dos materiais utilizados, dos objetivos previstos, ou seja, diz respeito a todo sistema de ensino (TOPÁZIO, 2009, p.188).
Ao propor Projetos que promovam a participação e a interação dos alunos, a partir do conhecimento que eles já têm – escolar ou não – o professor terá possibilidade de acompanhar o seu avanço por meio de suas explicações orais e ou registros escritos; suas apresentações em experiências, slides, áudios e vídeos produzidos.








CONCLUSÃO

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. (Freire, 1996: 52).

Considerando que hoje uma “educação de qualidade significa oferecer instrumentos para que os indivíduos possam desenvolver-se e ampliar sua autonomia, que tenham capacidade de auto dirigir-se, de pensar com a própria cabeça, fazer escolhas e responsabilizar-se por elas” (Sanny Rosa), é que buscamos desenvolver trabalhos para uma educação de qualidade que dignifique o homem qualificando-o para o mercado de trabalho.
Segundo Ausebel deve haver continuidade entre o contexto exterior e o que se aprende na escola, pois o saber escolar que não encontrar significado na vida não é saber.
Para Emília Ferreiro (2001) o sistema escolar não dá conta de proporcionar aprendizagens diferenciadas, levando o aluno a possíveis repetências escolares, não pode se tratar de incapacidade do indivíduo.
Apesar de todos os recursos pedagógicos, metodologias utilizadas, instrumentos de avaliações diversificadas, estruturas apropriadas e dedicação alguns alunos não conseguem atingir o patamar de uma aprendizagem mínima.
A Escola deveria ser: “lugar de todos nós” – onde as pessoas são sujeito de direitos, e que, na garantia desses direitos é possível a construção de um mundo melhor, de uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária. Para que seja concretizado esses anseios é preciso que a escola tenha espaço e oportunidade de realização de suas potencialidade, em que os projetos coletivos estejam acima dos interesses individuais, em que os direitos humanos sejam garantidos e respeitados, numa sociedade mais justa, mais humana, democrática e solidária para todos.

Espera-se que durante esse processo o aprendizado se dá por meio da relação estabelecida entre o aluno e o meio no qual está inserido, portanto não é algo isolado, pronto e acabado. Nesse processo o trabalho do professor não pode perder de vista os interesses e necessidades dos educandos, levando-os a perguntar, experimentar e explorar a realidade de sua comunidade, ou seja, aprender a conhecer o mundo que o cerca.
As atividades e experiências propostas devem proporcionar ao aluno sentir-se capaz de construir seu próprio conhecimento, adquirir habilidades indispensáveis ao desenvolvimento; despertar a criatividade como elemento de sua alta expressão, exercitando e descobrindo suas capacidades. Ao mesmo tempo os assuntos e atividades propostas de maneira viva e instigante podem ajudar os educandos a apreciarem a leitura e criar fórmulas matemáticas, física e química diante de situações problema do cotidiano., buscando sempre o intercâmbio com outras áreas e com a biologia.
Na atual sociedade, a escola não pode se limitar apenas ao ensino disciplinar. Ressaltamos que as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006) enfatizam que a finalidade atribuída a esse ensino é o aperfeiçoamento do educando como ser humano, da sua formação ética, do desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, além disso, deseja prepará-lo para o mundo do trabalho e desenvolver competência para continuar seu aprendizado.
Almeja que os objetivos planejados sejam atingidos no decorrer das atividades, num ambiente propicio a construção do conhecimento estimulando nos alunos o prazer pelo estudo e perceber a necessidade do conhecimento em suas vidas para o pleno exercício da cidadania.
A culminância desse projeto será um momento para fixar e compartilhar todo o conhecimento adquirido durante o desenrolar dos trabalhos, valorizando o aprendizado, tornando-o mais criativo, prazeroso e significativo. Esta acontecerá no espaço escolar onde pode reunir o maior número de pessoas na estrutura da escola.




REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:


BONJORNO, José Roberto e etti alli – Física 1, 2 e 3, São Paulo: FTD, 1992;
GEWANDSZNAJDER, Fernando – Ciências, São Paulo: Ática, 2006;
GOWDAK, Demétrio – Coleção Ciências, novo pensar, São Paulo: FTD, 2002;
PENTEADO, Paulo Cesar M. e etti alli – Física – ciências e tecnologia, São Paulo: Moderna, 2005;
RAMALHO, Júnior Francisco e etti alli – Os Fundamentos da Física, São Paulo: Moderna, 1999;
YAMAMOTO, Kazuhito e etti alli – Os Alicerces da Física, São Paulo: Saraiva, 1998;


SITES

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/
http://eugenialima.blogspot.com/
http://eadiat.sec.ba.gov.br/

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