sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fases de um Vídeo

Fases de um Vídeo
Para criar e gravar um vídeo obedecemos a algumas fases:
• Pré-Produção
• Produção
• Pós-Produção
Vamos conhecer mais um pouco cada uma delas?

Pré- Produção
A Pré-Produção é a fase inicial da criação do vídeo (fase intelectual, de criação), onde além de escrever a ideia inicial e todos os detalhes do vídeo (roteiro) deve-se preparar todo o material para que possa colocá-lo em prática. Alguns termos presentes nesta fase:
Argumento
"É a idéia trabalhada sobre a qual se desenvolverá uma sequência de atos e acontecimentos, que constituirão, futuramente, o roteiro".
Sinopse
Descrição dos personagens e do resumo da história.
Roteiro
É o texto do vídeo com falas e cenas, para ser filmado. É o vídeo escrito. A história deverá prender a atenção do espectador que deve ter apresentação, problema e desfecho.
Entre os objetivos da Pré- Produção estão:
• Criar o argumento e elaborar o roteiro do vídeo;
• Providenciar o que determina o roteiro do vídeo;
• Conhecer o espaço para gravar as imagens do vídeo;
• Definir as funções da equipe (diretor, cinegrafista,...) ;
• Listar as atividades de cada componente da equipe;
• Listar o que será usado na produção;
• Montar cenários e/ou conhecer locações;
• Fazer o orçamento do vídeo (todos os custos devem entrar no orçamento).
1 - Pré- Produção
1.1 - Formação da Equipe
Vamos construir nosso vídeo em grupo, e para facilitar o trabalho podemos dividir e definir algumas funções:
• Roteirista – quem escreve o roteiro (no nosso caso, todos serão roteiristas)
• Diretor (a) – o coordenador do processo. Decide os movimentos da câmera, os enquadramentos, as interpretações e a edição final.
• Produtor (a) – responsável pela administração e viabilidade do vídeo. É quem contrata a equipe, elenco, profissionais e equipamentos. Trabalha em sintonia com o diretor.
• Cinegrafista/Fotográfo – É a pessoa que vai captar as imagens do vídeo.
• Claquetista - É o responsável pela ordenação das cenas e pela claquete.
• Editor – É o responsável pela edição final. Trabalha junto com o diretor.
Obs: Você pode assumir vários papéis na criação do vídeo!

1 Pré- Produção
1.2 Equipamentos
Para começar colocar em prática as ideias propostas no roteiro é fundamental conhecer o equipamento que será usado nas gravações.
Quais o potencial da máquina / filmadora?
O que é possível fazer com a máquina?
Tem zoom? Tem foco?


1 Pré- Produção
1.3 Movimentos de Câmera
Para que o vídeo tenha mais vivacidade e envolva o espectador é preciso que tenha movimento. Esse movimento é obtido através da câmera. Existem vários tipos de movimento de câmera e cada um deles resulta num efeito diferente:
Panorâmico (Pan) - A câmera se descola na horizontal (esquerda ou direita) sem mudar o eixo. Mostra o ambiente em que se passa a ação;
Tilt - A câmera se descola na vertical (cima ou baixo) sem mudar o eixo;
Travelling - É o deslocamento da câmera em qualquer direção.
Steady Cam - Movimento obtido a partir de uma câmera presa no corpo do cinegrafista;
Dolly - Permite o deslocamento horizontal sem trepidações na imagem. Para captação dessas imagens pode-se usar uma cadeira de escritório com rodas ou um skate ou um trilho;
Grua - As imagens são captadas de uma câmera presa em um suporte (as imagens são do alto);
Câmera na Mão - Imagens captadas com o movimento das mãos, imprime realismo e dramacidade à cena;
Chicote - Efeito obtido a partir do movimento brusco da câmera.

Visite site:
http://www.youtube.com/watch?v=20szjUoPa7Y&feature=player_embedded
e veja os exemplos citados.
1 Pré- Produção
1.4 Movimentos de Lentes
O movimento de lentes permite a aproximação, recuo, definição ou indefinição do objeto da filmagem sem que seja necessário o deslocamento do cinegrafista. São eles:
Zoom in - Aproxima a imagem com mais detalhes. Parte do geral para o específico;
Zoom out - Afasta a imagem partindo do específico para o geral;

Foco - Destaca um detalhe da imagem deixando as partes periféricas desfocadas;
Desfoco - Deixa a imagem sem definição.
Fonte:
http://eadiat.sec.ba.gov.br/mod/book/view.php?id=6898&chapterid=2457
http://www.axis.com/products/video/about_networkvideo/img/remote_focus.jpg

http://www.axis.com/products/cam_212/img/zoom3.jpg


1 Pré- Produção
1.5 Planos e Regras de Enquadramento
A linguagem audiovisual é baseada no uso da câmera, na iluminação e no áudio. Para captação de imagens usamos os movimentos de câmera, movimentos de lente, planos e e regras de enquadramentos.


Plano é o segmento de imagem contínua compreendida entre dois cortes, isto é, a imagem registrada durante o intervalo quando a câmera está ligada, gravando uma cena. Em termos de planos para TV ou vídeo, o plano é classificado de acordo com o tamanho da figura humana ou de um objeto dentro de um quadro. Quanto aos planos cinematográficos eles começam a ser classificados de acordo com imagens de cenas externas.Temos os seguintes planos:
Grande Plano Geral (GPG) - Descreve o cenário. É um plano com ângulo de visão muito aberto, sendo impossível perceber a ação ou identificar os personagens, apresentando grande quantidade de pormenores e necessitando de maior tempo para projeção (8 a 12 seg);
Plano Geral (PG) - Apresenta um ângulo de visão menor que o GPG. Nele se percebe a figura humana, mas é difícil reconhecer as personagens e a ação. Caracteriza-se como um plano descritivo, servindo para mostrar a posição dos personagens em cena (5 a 9 seg). Na TV, o plano geral (PG) mostra o personagem de corpo inteiro. Ao enquadrar o ator, é deixado um pouco de espaço acima da cabeça e abaixo dos pés (diferença de 10% entre a imagem da fita e o visor);
Plano Conjunto (PC) - Apresenta personagem ou grupo de pessoas no cenário e permite reconhecer atores e movimentação em cena. A ação não é visualizada nos mínimos detalhes, tendo um caráter descritivo e narrativo, com tendência maior para a descrição (4 a 8 seg.). Na TV, o plano conjunto (PC) é aquele que corta o personagem na altura dos joelhos ou pouco acima.
Plano Médio (PM) - Tem como objetivo enquadrar o ator em toda sua altura. Sua função é narrativa, pois a ação tem maior impacto na totalidade da imagem (3 a 7 seg) Mostra o ator da cintura para cima. Os olhos do personagem ficam a 2/3 da altura do quadro;
Plano Americano (PA) - Enquadra os personagens acima do joelho ou abaixo da cintura e privilegia a ação em relação ao cenário (3 a 7 seg);
Primeiro Plano (PP) - Enquadramento que corta o personagem na altura do busto. É um plano de caráter psicológico, pois se percebe o estado emocional dos atores e a direção dos olhares, havendo pequena quantidade de detalhes no quadro (2 a 6 seg). Na TV, o primeiro plano (PP) é utilizado em diálogos ou entrevistas;
Primeiríssimo Plano (PPP) - É aquele em que o rosto ou parte do rosto ocupa toda a tela. A ação não é percebida, dando-se atenção ao lado emocional transmitido pela expressão facial do ator. É um plano de função indicativa (1 a 3 seg.). Na TV, o primeiríssimo plano (PPP) também mostra a cabeça do ator, apresentando certo impacto visual.
Plano Detalhe (PD) - É aquele que destaca pormenores do rosto ou do corpo do ator, sendo uma imagem de forte impacto visual e emocional. É um plano de função indicativa. Devido às dimensões exageradas da imagem, necessita de tempo reduzido para a identificação dos objetos em cena (1 ou 2 seg). Na TV, o plano detalhe (PD) também mostra parte do rosto. É um plano de forte impacto visual.
Fonte: http://www.sitetj.jor.br/ji.asp?idtexto=4 http://eadiat.sec.ba.gov.br/mod/book/view.php?id=6898&chapterid=2456


1 Pré- Produção
1.6 Iluminação e Sonorização
Iluminação
A luz e o som da imagem são fundamentais no efeito que se quer alcançar na cena: medo, alegria, satisfação,...
Na captação das imagens dê preferência à luz natural, pois não teremos recursos para investir em focos extras de luz. No sol, por exemplo, a câmera deve ficar entre a fonte luminosa e a cena de maneira que a máquina aponte para o objeto principal. Desse modo há uma distribuição homogênea de luz, iluminando todos os pontos do quadro. Quando iniciarem as gravações, fiquem atentos ao ambiente verificando a presença de reflexos (de água, areia, ...), luzes laterais, ambientes muito claros.
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Sonorização
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O som imprime ritmo à narrativa. Deve-se adequar a música à emoção desejada na cena. Na gravação das cenas do vídeo, a captação do áudio é aspecto importante principalmente no que se refere a diálogos dos personagens. Verifique se no ambiente existe a presença de vento, ruídos, conversas paralelas,..., pois isso poderá prejudicar o resultado final da cena.
Caso tenha necessidade de usar áudio no seu vídeo, use músicas livres. Hoje em dia, existem diversos sites que permitem donwload de músicas livres. Exemplo: http://www.jamendo.com
Você poderá áudios produzidos no Audacity para formar a trilha sonora do seu vídeo. Boa ideia, não acha?
2 Produção
A Produção é a fase onde acontecem as gravações e captações de imagens. É a fase que devemos colocar em prática o que está escrito no Roteiro.
• Algumas dicas para Produção de um vídeo:
• Adequação entre criatividade e investimento;
• Coleta de cenas do vídeo (no mínimo 2 takes de cada cena);
• Uma pessoa da equipe anota quais cenas / takes ficaram melhores;
• Nas gravações, evitar ruídos (vento, conversas paralelas,...);
• A gravação das cenas não precisa seguir a seqüência cronológica do roteiro.
3 Pós-Produção
Na Pós-Produção ocorre a montagem das imagens, inserção da trilha sonora e dos efeitos do vídeo. Essa fase é essencial para escolher as cenas melhores e adequar os sons de modo a prender a atenção do espectador.
Existem diversos software que permitem a edição do vídeo, entre eles:
• Movie Maker ( iremos usar este)
• Kdenlive
• Adobe Premiere
• Adobe After Effects
• Cantasia Studio

4 Roteiro
Estudamos a importância e as possibilidades do uso dos vídeos em sala de aula. Até agora assumimos o papel de meros "consumidores" de obras prontas. Mas, se planejo usar um vídeo, pesquiso e não encontro um que se encaixe nos meus objetivos, o que devo fazer? A resposta é simples: este é o momento de tornar AUTOR de seu material didático e criar o seu próprio vídeo!
Como fazer?
Aprenderemos juntos. Vamos embarcar nessa viagem?


5 Roteiro
5.1 Conceito
Pode-se chamar de Roteiro o vídeo escrito. Nele contém todas as informações necessárias para a gravação das imagens do vídeo tanto no que se refere aos lugares que as cenas serão gravadas quanto às falas dos atores. Descreve em seqüência ordenada, imagens e sons. A linguagem usada deve ser clara e objetiva e até os diálogos devem ser redigidos (nome do personagem com o que ele deve dizer), mesmo quando a narrativa está em off (aquela que aparece sobre a imagem e não na fala de alguém). O roteiro serve para dar andamento e ritmo para a narrativa.
Segundo a Wikipédia:
O roteiro (português brasileiro) ou argumento ou guião (português europeu) é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).
O roteiro ou guião é um documento narrativo utilizado como diretriz para espetáculos decinema ou programas televisivos.
Roteiros de ficção contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. O roteiro inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal. Além disso, informa o horário em que cada cena deve ser filmada ("Dia", Noite","Põr-do-sol", "Amanhecer", etc) e se a cena é "Externa" (filmada ao ar livre) ou "Interna" (gravada em estúdio).
Também espetáculos de não-ficção, como, por exemplo, a festa da entrega do Oscar ou o Criança Esperança dependem de um roteiro, assim como documentários e filmes publcitários. Cada um tem sua linguagem própria.
Os profissionais que escrevem roteiros são chamados de roteiristas.
O roteiro técnico, desenvolvido posteriormente, dá indicações quanto ao posicionamento das câmeras, uso de gruas, iluminação e efeitos audiovisuais. É preparado pelo diretor do espetáculo, em conjunto com a equipe técnica e, eventualmente, com o roteirista.
O roteirista pode indicar, nos diálogos, a entonação do personagem com marcações como "ríspido", "alegre", "surpreso", etc. Modernamente, no entanto, reduz-se ao mínimo necessário a interferência do roteirista no trabalho do ator, que é conduzido pelo diretor. A falta absoluta dessas indicações, no entanto, pode levar a erros de interpretação quanto às intenções de uma fala.
Emoções 'invisíveis' dos personagens não são indicadas pelos roteiros.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roteiro http://eadiat.sec.ba.gov.br/mod/book/view.php?id=6898&chapterid=2461


5 Roteiro
5.2 Dicas para Elaboração do Roteiro
A WebTVCN lançou a série "Faça você mesmo" e neste episódio fala como criar um Roteiro de vídeo. Vale a pena assistir!

Fonte: http://www.webtvcn.com/video/roteiro
Veja outras dicas para escrever um bom Roteiro:
1. Resuma a ideia geral da sua história em um único parágrafo;
2. Use a criatividade e originalidade e crie uma história interessante, com suspense, experiências com que os espectadores se identifiquem ou ações de impacto;
3. Defina os personagens e as características de cada um: quem e como são (aparência, gestos, fala), quais são as principais ações deles e o que elas desencadeiam na história.
4. Ao escrever os diálogos, leve em consideração o perfil dos personagens (modo de falar, vícios de linguagem, etc.);
5. Se a história for longa (novela, por exemplo), lembre-se de que o fim de cada capítulo deve ser um ponto determinante para manter o espectador interessado no capítulo seguinte;
6. Organize os trechos por sequências de filmagem: externas de dia, internas de dia, externas à noite, internas à noite, condições climáticas específicas etc.
7. Não tente imitar ninguém. As influências são importantes como parâmetro e inspiração, mas você deve confiar na sua capacidade de criação.
Dicas retiradas e adaptadas do site
http://wiki.bemsimples.com/display/tempolivre/Dicas+para+escrever+um+bom+roteiro
http://eadiat.sec.ba.gov.br/mod/book/view.php?id=6898&chapterid=2464


5 Roteiro
5.3 Sinopse e História detalhada
Vamos começar a escrever o Roteiro do nosso vídeo?
Tema Geral: A Água em Ibicaraí.
Lembrete: a história deverá ser mostrada num vídeo de até 10 minutos. Tempo exigido para hospedagem do vídeo
Bem, começaremos com a Sinopse que é o resumo da história a ser contada no vídeo descrita de forma sintética, mas com todos os elementos fundamentais da história: personagens da trama, lugar em que se passa a história, quais objetivos o personagem principal deseja e de que forma deseja alcançar. A sinopse deverá despertar o interesse do leitor/espectador para assistir ao vídeo.
Escrita a Sinopse, é hora de escrever a história de forma mais detalhada: introdução, desenvolvimento e conclusão. Descreva minuciosamente as características físicas e psicológicas dos personagens, o local onde a história se passa, a trama da história - onde e como os personagens desejam chegar, as dificuldades encontradas, os desafios vencidos, os diálogos realizados e o desfecho da história.
A história detalhada servirá de base para a formatação do nosso Roteiro.


5 Roteiro
5.4 Formatação do Roteiro
A partir da história detalhada, vamos formatar o Roteiro. O roteiro é o vídeo escrito e deve constar todas as informações do seu vídeo.
Em cada cena devem constar a ação principal e secundárias identificando todos os planos da cena, movimentos de lente ou câmera e todo o áudio respectivo de cada cena, isto é, a narração, se houver, os diálogos, se houver, e as trilhas, lembrando que deve descrever o nome do CD, a faixa e a trilha a ser usada.
Se for um documentário, você deve saber quais os assuntos a serem abordados em cada cena, os que você iria perguntar para a pessoa que vai dar o depoimento, sobre o que a pessoa vai falar.
No roteiro técnico você tem tudo o que vai acontecer em cada cena em termos de áudio e vídeo. É o seu principal guia para gravação e futura edição.
Fonte: http://www.sitetj.jor.br/roteiro.asp?idtexto=10
Para organizar o Roteiro temos o Cabeçalho que indica a inserção de uma nova cena. Descreve o lugar, o período (dia ou noite) e o ambiente (interno ou externo) que a cena se passa. Ex.: Cena 1 - Estúdio/ INT/ Dia; a Rubrica que descreve o lugar, o clima, os personagens e suas ações. Ex.: Stênio brinca com objetos circenses (malabares, chapéu de mágico, nariz de palhaço etc). Câmera nele, abrindo aos poucos para o estúdio e os Diálogos que são as falas dos personagens. É preciso citar o nome do personagem para cada fala dele. Ex.: STENIO - Tradição quase milenar, manifestação cultural que vai e vem. Caravana de profissionais da emoção, do humor, da alegria de crianças e adultos. É o circo que está chegando no "Brava Gente Brasileira" hoje! (...)
6 Gravação das Imagens

Chegamos na parte prática do roteiro! Vamos agora captar as imagens para podermos editar nosso vídeo.
Antes de sair por ai, leia novamente o capítulo Pré-Produção (revise os movimentos de Câmera e de Lentes, os Planos e Regras de enquadramento, iluminação etc) e o capítulo Produção.
É importante que durante a gravação das cenas você tenha o controle do que está sendo gravado. Siga o roteiro anotando as cenas que deverão ser capturadas em um mesmo cenário (por exemplo, as cenas 02, 10 e 30 se passam no quarto, então, você deve gravar em um mesmo momento).

A gravação de cada cena é chamada de Take ou Tomada e poderá ser realizada várias vezes. Portanto anote em cada gravação "Cena 02,Take 1", "Cena 02,Take 2" e assim por diante, para que depois você possa saber qual a que ficou melhor.
Feito isso, Câmera e Roteiro na mão!
Obs.: Não deixe de pedir para as pessoas que apacerem no seu vídeo para assinarem uma autorização para uso das suas imagens e vozes. Isso irá evitar problemas futuros no questionamento do uso das imagens!

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