sábado, 4 de setembro de 2010

Produção de Vídeo

Segundo a Wikipédia, "o vídeo, do latim eu vejo, é uma a tecnologia de processamento de sinais eletrônicos analógicos ou digitais para capturar, armazenar, transmitir ou apresentar imagens em movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as sua inúmeras utilizações seja no entretenimento, na educação, engenharia, ciência, indústria, segurança, defesa, artes visuais.
O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência, chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas para se gravar imagens em fitas (analógicas ou digitais) ou outras mídias".



Tipos de Vídeos

Embora existam diversas formas de classificação dos vídeos, exploraremos apenas três:
1. Quanto ao conteúdo:
• Cinematográfico (contação de história semelhante aos gêneros da literatura - drama, romance, terror,...);
• Documentário (divulgação de temas científicos, biografias, fatos históricos);
• Animação (vídeos produzidos com desenhos, imagens, massa, computadores);
• Videoclipe (divulgação de uma música e/ou artista);
• Didático (vídeos elaborados com fins educativos - embora qualquer vídeo possa ser considerado educativo a depender do uso que se faz dele);
• Programação Diversificada (divulgação de programas, de novelas, produtos,...);
• ...
2. Quanto ao tempo de filmagem:
• Curtametragem (tempo abaixo de 15min)
• Mediametragem (tempo entre 15 e 70min)
• Longametragem (tempo acima de 70min)
3. Quanto ao sistema de captação e armazenamento das imagens
• Analógico (registro e armazenamento em fitas magnéticas com a captura de várias fotografias por minuto);
• Digital (armazenamento através de codificação binária, onde as imagens são gravadas de modo eletromagnético - modo analógico - e armazenadas em bits (0 ou 1). Esse processo facilita a edição de imagens por ser uma linguagem usada pelos computadores.
Elementos de um vídeo

Para criar um vídeo de qualidade e com um caráter mais "profissional", independente do tipo, é necessário integrar vários elementos além do áudio e vídeo. Vamos conhecer alguns desses elementos?
Fotografia - resulta da criação de uma imagem estática por meio de exposição luminosa, fixando a mesma em um meio material que constitui uma superfície bidimensional.
Áudio - No vídeo, o áudio permite ouvir a fala e os diversos sons do ambiente filmado, além disto, pode viabilizar a criação de estados emocionais distintos no espectador através de efeitos sonoros e/ou trilhas musicais diversificadas.
Linguagem - consiste em qualquer sistema de signos que visa produzir significação, por meio da comunicação de idéias ou sentimentos, mediante gestos, sons, gráficos entre outros recursos dos sentidos. Por meio do vídeo é possível a utilização de alguns destes recursos, ou ainda, a combinação destes.
Cenário/ *Locação - representa a composição de elementos físicos e/ou virtuais que definem o espaço de representação e sua ambientação enquanto espaço cênico (que é definido em função de uma representação teatral ou similar).
Personagens são elementos que estão vivos em uma obra narrativa, podem ser humanos, objetos, animais, plantas ou quaisquer outras coisas que a imaginação possa vivificar.
Público Alvo e sua adequação são as pessoas a quem se destina uma obra cultural.
Duração diz respeito ao tempo de apresentação da obra de vídeo em minutos.
Animação é a técnica para promover a sensação de movimento através da passagem de diversos quadros pictóricos (pictogramas) em um determinado espaço de tempo.
Sinopse é o resumo do vídeo, base para o roteiro.
Roteiro é a estrutura argumentativa das obras narrativas. Através do roteiro podemos perceber a coerência entre as seqüências de atos ou cenas.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeo
http://eadiat.sec.ba.gov.br/mod/book/view.php?id=6893&chapterid=2438

Fonte: http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod81807/04.html

Nenhum comentário: