domingo, 17 de julho de 2011

CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA

Questão 1
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
No contexto histórico dos anos 60 e 70 desenvolveu-se uma Tendência Educacional que, em nome da eficiência operacional, visava a formação em massa de mão-de-obra para o sistema produtivo, sendo a Didática Instrumental um meio para alcançar esse fim, através do treinamento eficiente, do “aprender a fazer”.
Assinale a alternativa que aponta para essa Tendência.
a) Escola Tradicional.
b) Tendência da Escola Nova.
c) Escola Tecnicista.
d) Pedagogia Histórico Crítica.

Questão 2
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Marque V (VERDADEIRO) para as afirmações corretas e F (FALSO) para as afirmações erradas. Depois assinale a alternativa que corresponde à resposta correta sobre a Escola Nova movimento idealizado por John Dewey.
( ) O papel da escola é a formação das crianças para a democracia.
( ) O aluno é um sujeito passivo e que por meio das instruções repassadas pelo professor adquire o conhecimento.
( ) A escola equipada com recursos para a realização do ensino, com atividades e materiais disponíveis para os alunos , que com o auxílio do professor realizam experiências.
( ) A ênfase está no que se aprende e não de como se aprende, na experiência.
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
V, F, V, V

Questão 3
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
A Escola Tradicional faz parte da história educacional brasileira.
Aponte a alternativa correta que caracteriza o enunciado.
a) O papel da Escola era a preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
b) O aluno tinha direito de questionar, expressando seu pensamento, não aceitando o autoritarismo do professor.
c) O professor transmite o conteúdo de maneira flexível.
d) O conteúdo era dado de forma seqüencial e ordenada, vinculadas com outras áreas ou disciplinas.

Questão 4
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Na História da Didática grandes pensadores a definiram conforme suas concepções. Marque V (VERDADEIRO) para as afirmações corretas e F (FALSO) para as afirmações erradas.
Depois assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
( ) Para Comenius a prática escolar, deveria imitar os processos da natureza, isto é a organização do tempo e dos conteúdos deveriam levar em consideração os limites do corpo e as necessidades, tanto dos alunos quanto dos professores.
( ) Para Herbart a criança poderia ser moldada intelectualmente e também psiquicamente e o método da Instrução seria o instrumento pelo qual se alcançam os objetivos da educação.( ) Comenius definiu alguns procedimentos para a prática pedagógica do professor em sala de aula: governo, instrução educativa e a disciplina.
( ) A Didática Magna foi elaborada por Rousseau e tinha como finalidade estruturar a prática pedagógica.
V, V, F, F
F, F, V, V
V, F, F, V
F, V, F, V

Questão 5
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
É a concepção de que homem queremos formar que determina a direção da ação pedagógica do professor. Os paradigmas de docência presentes em cada tendência precisam ser conhecidos para que o professor em formação faça sua opção de forma coerente e não apenas por modismos ou imposições. Assinale a resposta que identifica a concepção de homem e a tendência pedagógica.
I. Na escola Tradicional, as diferenças entre alunos são consideradas e a experiência que eles trazem consigo são aproveitadas para a formulação do projeto político pedagógico da escola.
II. No Tecnicismo cabia à educação escolar organizar de maneira eficiente o processo de aquisição dos saberes necessários – informações objetivas e precisas – para que os indivíduos pudessem se integrar na sociedade, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho.
III. A Pedagogia Histórico-Crítica busca favorecer o desenvolvimento da consciência política e a construção da democracia.
a) Somente I e III são corretas.
b) Somente I está correta.
c) Somente II e III são corretas.
d) Somente II está correta.

Questão 6
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
O professor deve conduzir sua prática pedagógica de forma que sua concepção de educação esteja de acordo com o contexto social em que ele atua, independente de sua vontade. Ao longo da história o professor teve sua formação embasada nas concepções educacionais. Nesse sentido, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. A formação do professor centrada na norma é aquela que deve seguir a legislação vigente e a realidade aos instrumentos legais, sem que estes documentos sejam colocados em questão. Significa conhecer e usar as leis que tratam do tema formação de professores, ainda que não haja uma leitura crítica sob as mesmas.
II. Na dimensão técnica a atenção é na organização e operacionalização dos componentes do processo ensino-aprendizagem como os objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, avaliação que contribuem para a aprendizagem do aluno.
III. A formação do professor centrada na dimensão humana enfatiza a relação interpessoal presente em todo processo formativo, caracterizada pela interação professor-aluno, de forma que facilite o processo ensino-aprendizagem.
IV. Na dimensão centrada no contexto a formação de professores pode não precisa considerá-los como sujeito da prática social, pois não tem um papel político, pois sua prática educativa é neutra.
a) Somente I, II e IV são corretas.
b) Somente I e IV são corretas.
c) Somente II e III são corretas.
d) Somente I, II e III são corretas.


Questão 7
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Com o movimento da Pedagogia Histórico Critica da Educação no Brasil, formulou-se um método dialético com a intenção de superar os métodos tradicionais e escola-novista. Esse método de prática social passa da ação para a conceituação, por meio de cinco passos. Levando em conta as características dos cinco passos com sua conceituação, relacione a coluna A com a coluna B e, após, selecione a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna B de cima para baixo.
Coluna A
Coluna B
I. Prática Social
( ) Momento de transmitir (professor) e se apropriar (aluno) dos conhecimentos.


II. Problematização
( ) Não é simples aplicação como na Tradicional ou nem comprovação pela experimentação

como na Escola Nova, mas retorno à prática social com um saber concreto pensado.
III. Instrumentalização
( ) Nesse nível levamos em consideração o que o aluno traz consigo ao chegar na escola, seu

conhecimento adquirido na comunidade que vive.
IV. Catarse
( ) Consiste em identificar os principais problemas postos pela prática social.


V.Retorno à prática social
( ) Momento que o educando incorpora os instrumentos apropriados ao longo do processo educativo.


I, II, III, IV e V
III, V, I, II e IV
II, III, IV, V e I
IV, III, II, I e V


Questão 8
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Considerando o conteúdo abordado no livro Fundamentos da Didática, o que é correto afirmar em relação à formação de professores?
Assinale a alternativa correta.
a) O professor não é responsável pela sua formação específica.
b) O professor é impedido de qualificar-se permanentemente.
c) O professor não se forma de uma vez por todas.
d) O professor é desestimulado a buscar aprimoramento.


Questão 9
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
A Didática ao longo da história até os dias atuais já foi conceituada de várias formas de acordo com algumas concepções de educação.
Assinale a resposta que define de forma correta o conceito de Didática:
a) É a arte ou técnica de aprender.
b) Ato sistemático e unilateral do processo de aprendizagem.
c) A Didática está diretamente ligada ao “como fazer”, “ para quê fazer”, “ para quem fazer” e “porquê fazer”.
b) Atualmente a Didática está vinculada somente com o processo de ensinar.


Questão 10
CONSTITUIÇÃO DA DIDÁTICA
Os cinco passos da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica são: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e o retorno a prática social que auxiliam a prática de sala de aula. Sobre este movimento dialético, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. O aluno passa do conhecimento sincrético( comum) para o sintético( científico).
II. A prática social é o objeto de aprendizagem.
III. O aluno é um agente passivo no processo pedagógico. IV. A aula apresenta um caráter multidimensional.
a) I, II, III e IV são corretas.
b) I, III e IV são corretas.
c) III e IV são corretas.
d) I, II e IV são corretas.

Nenhum comentário: