domingo, 17 de julho de 2011

DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA

Questão 1
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Segundo o livro Didática e Avaliação em Física de Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), o ensino de Física, de forma consciente ou inconsciente, carrega traços de concepções científicas. Assinale, a seguir, a alternativa que é característica da concepção construtivista:
As verdades são universais e não devem ser questionadas.
As atividades experimentais não têm valor no construtivismo.
A verdade é aproximada e representada através de modelos.
No construtivismo, as experiências são realizadas apenas para confirmar a teoria.

Questão 2
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Segundo Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), marque (F) para as sentenças incorretas e (V) para as sentenças corretas, referindo-se a um sistema de avaliação de acordo com a concepção construtivista. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ao se adotar um sistema de avaliação nessa concepção, todos os instrumentos devem ser necessariamente alterados para permitir que os alunos se expressem com mais subjetividade.( ) Os instrumentos de avaliação podem ser coletas de dados. O que deve mudar é a postura do professor perante os resultados obtidos desses instrumentos.
( ) Os professores devem ter claros seus objetivos em cada avaliação proposta para a aprendizagem.
( ) Não adianta mudar as formas de avaliação porque os alunos são desinteressados.
V – F – F – V
F – V – V – F
F – F – F – F
V – F – V – F

Questão 3
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008) ressaltam a importância do enfoque histórico sobre as relações significativas no processo de cada significação dos conceitos, teorias, produtos e comportamentos. A respeito do enfoque histórico, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos não são importantes para a aprendizagem e não desenvolvem no aluno a compreensão do conteúdo a ser estudado, o que o torna uma pessoa alheia aos acontecimento científicos.
( ) Os fatos históricos contribuem para a reflexão diante de concepções prévias dos estudantes. ( ) Através do enfoque histórico, o aluno reformula seus conhecimentos quando reflete sobre um dado novo e significativo para seu cognitivo.
F - V - V
F – V - F
V – V - V
V – V - F

Questão 4
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Para Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008),há determinadas situações em que o professor traz aos alunos um modelo pronto como estratégia de avaliação. Em alguns casos, uma tentativa de reproduzir algo que presenciou em sua trajetória de estudos seja na Escola Básica ou na formação profissional.De acordo com essa afirmação, assinale a alternativa em que a ação tomada está de acordo com as ações de pesquisadores a respeito de estratégias de ensino de Física
a) O professor nunca deve alterar sua metodologia de trabalho para não confundir seus alunos no processo de ensino.
b) Deve-se dar total liberdade aos alunos na escolha das formas para serem utilizadas no ensino de Física, assim o trabalho do professor será mais produtivo.
c) O professor deve se esforçar para trazer à tona os conhecimentos prévios dos alunos.
d) Quando o aluno é interessado, aperfeiçoará seus conceitos independentemente da estratégia utilizada pelo professor.

Questão 5
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Segundo o livro Didática e Avaliação em Física de Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), no que diz respeito ao roteiro de laboratório para produzir questionamentos, argumentação e reflexão, analise as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Deve indicar apenas como se montam e se coletam os dados no experimento na forma de receituário.
( ) Deve conter “provocações” e orientações para que a atenção dos alunos se volte aos objetivos .
( ) Deve ser fechado não permitindo que o aluno ultrapasse para observações e reflexões além das pretendidas.
( ) Deve ser planejado de acordo com os objetivos pedagógicos para determinada atividade com experimento.
V- F- F- F
F- V- F- F
F- V- F- V
V- V- V- F


Questão 6
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Para Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), existem filósofos que contestam o empirismo e adotam uma visão construtivista do conhecimento. E, também dentro desse grupo, há variações na forma de ver a ciência.Relacione as colunas que apresentam as idéias dos respectivos teóricos e, após, assinale, a alternativa que contém a ordem correta das proposições.

I - Karl Popper
( ) Sua epistemologia é baseada na história dos acontecimentos científicos e estrutura-se sobre alguns conceitos básicos como Ciência normal, Anomalias e crise e Revolução Científica.

( ) A ciência não começa pelas observações de fenômenos e o método indutivo não leva a verdades universais. Nunca é possível confirmar uma teoria, mas é possível refutá-la.

II - Thomas Kuhn
( ) Não se pode provar que uma teoria é verdadeira, mas é possível verificar o quanto ela é falsa.Uma teoria deve ter pontos que podem ser testados. Quanto melhor é a teoria mais resistente ela é às refutações.
I – II – II

I – II – I

I – I – II

II – I – I



Questão 7
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Conforme Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008) sobre Mudança Conceitual, analise as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Troca conceitual e captura conceitual estão relacionadas com a mudança conceitual, ou seja, busca a transformação dos conhecimentos prévios dos estudantes.
( ) Captura conceitual tem como base a problematização dos conhecimentos que os estudantes já possuem, buscando desvalorizar esses conhecimentos iniciais considerados como inconsistentes.
( ) A captura conceitual processa-se promovendo análise, comparação entre os conhecimentos prévios dos estudantes com os conceitos a serem estudados.
( ) Na estratégia de captura conceitual, selecionam-se explicações alternativas visando desenvolvê-las para convergir em uma explicação científica.
F – V – F – V
V – F – V – V
V – V – F – F
F – F – V – V

Questão 8
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
A transposição didática, segundo Alves Filho (2000), transforma o saber produzido pelo cientista até se tornar no conteúdo levado ao aluno. Nessa perspectiva, quanto ao saber ensinar é correto afirmar que Alves Filho se refere:
a) aos conteúdos produzidos pelos cientistas depois de transformados por produtores de materiais pedagógicos.
b) aos conhecimentos que são repassados às pessoas através dos meios de comunicação de massa.
c) aos conhecimentos produzidos pelos cientistas e repassados diretamente à sociedade.
d) aos conteúdos repassados para o aluno na sala de aula pelo professor que os organiza de forma a garantir a compreensão de seu aluno.

Questão 9
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Matthews (1995), citado em Vilatorre, Higa e Tychanowicz, (2008) apresenta pontos importantes para a utilização da história das ciências para o ensino da Física. Analise as proposições abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças verdadeiras e F (falso) para as sentenças falsas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A História das Ciências deve ser incorporada à disciplina, pois, quando os aspectos sociológicos, filosóficos e históricos são trabalhados concomitantemente, enriquecem a compreensão dos conteúdos;
( ) A História das Ciências deve ter uma abrangência significativa entre acontecimentos da própria história e da “herança cultural” que as pessoas trazem;
( ) A compreensão de um conteúdo torna-se mais significativo a partir das reflexões históricas e filosóficas feitas a respeito da História das Ciências;
( ) O Ensino da Ciência e formação de professores estão todos vinculados ao uso da sociologia, filosofia e história sob o aspecto empirista, ou seja, somente a experimentação tem resultados satisfatórios.
F – V – F – V
V – F – V – F
V – V – V – F
F – F – V – V


Questão 10
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO EM FÍSICA
Conforme explicam Vilatorre, Higa e Tychanowicz (2008), os estudos de Bachelard trouxeram ideias de como os obstáculos epistemológicos que, no ensino, são os obstáculos pedagógicos (concepções formadas culturalmente pelo indivíduo), são difíceis de serem superados pelo processo de ensino. Com base no texto citado, é correto afirmar que:
a) Na visão construtivista-contextualista, alunos são como cientistas em revolução, portanto o estudo deve ter um objetivo e nunca ser modificado.
b) Somente o raciocínio matemático faz com que o estudante perceba no resultado dos exercícios a verdade científica.
c) Os obstáculos epistemológicos se transformam em obstáculos pedagógicos na medida em que se transformam em resistências à elaboração de conceitos pelo aluno.
d) A ruptura deve acontecer para que haja aproximação entre o saber social e o científico.

Nenhum comentário: