quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MÓDULO I e MÓDULO II X AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

2 Conteúdo Programático

ETAPA 1
Módulo 1: Escola, organização curricular e prática docente – conceitos principais 
Conteúdos, currículo e avaliação. A importância da interdisciplinaridade e da transversalidade na organização do ensino e na formação dos professores e estudantes. Pesquisa aplicada a educação básica: a prática docente em foco. A utilização dos indicadores educacionais como subsídio ao planejamento e acompanhamento da aprendizagem, na perspectiva do combate ao fracasso escolar. A utilização dos indicadores educacionais a partir dos relatórios diagnósticos da rede e instrumentos de gestão (Plano de intervenção da Unidade Escolar, Relatório parcial do plano de intervenção do Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica – PAIP). Avaliação do processo educativo: natureza, procedimentos técnicos e resultados. A matriz de avaliação do ENEM e do Avalie: revelações acerca do funcionamento de sistemas educativos. Educação Integral: o diálogo entre os programas estruturantes da SEC e os Programas Mais Educação, Ensino Médio Inovador e Pronatec como fomento à educação integral e à possibilidade de reestruturação curricular da Educação Básica.

Módulo 2: Instrumentos Pedagógicos e a melhoria da preparação e dinamização de aulas
Livro didático e sua influência na estrutura do currículo escolar: potencialidades e desafios. Conteúdos digitais já produzidos e disponíveis para os sistemas de ensino: planejamento de aulas e renovação didática. Trabalho escolar organizado por grupos coletivos em sala de aula. Textos temáticos impressos ou digitais: reorganização de aulas, contextualização de conteúdos e apelo hipertextual na compreensão de conteúdos multirreferenciados. Mídias educativas, objetos educacionais diversos e abertura didática para a pedagogia da imagem e para as tecnologias da informação e comunicação: applets, modelagem, vídeos, simulações e outros instrumentos, mídias e softwares.

Eis abaixo, exemplo de DEDICAÇÃO, COMPETENCIA, HABILIDADES, RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO




Nenhum comentário: