quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MÓDULO III e MÓDULO IV

3 Conteúdo Programático

ETAPA 2
Módulo 3: Práticas Pedagógicas 
Procedimentos técnicos e institucionais de planejamento de ensino: plano de ensino e correspondência entre expectativas no contexto de cada disciplina escolar e desenvolvimento do currículo formal. O conceito de currículo planejado e currículo em ação de Michael Young; a noção de fronteiras e relações entre conhecimento a partir de Bernstein, e o planejamento de ensino; estruturas de conhecimento registradas no planejamento de ensino e as implicações alusivas a Pierre Bourdieu: consequências para as aprendizagens; modelos de planejamento de ensino; o papel do conceito de competência de Perrenoud para as aprendizagens. Exercícios práticos de conceber e organizar planos de ensino com base a documentos e formulários da jornada pedagógica produzida pela Superintendência da Educação Básica (Sudeb): o suporte dos referenciais das áreas de conhecimento ou de Pedagogia, nos termos definidos a seguir.
A) Ciências Humanas: Leitura e análise da realidade social com ênfase nos aspectos espaciais, históricos, sociológicos, filosóficos e culturais em conjunto com as práticas de ensino voltadas para as potencialidades da comunicação cartográfica, do uso das linguagens de representação gráfica, leitura imagética de mapas, esquemas, fotografias e ilustrações, linhas de tempo, eixos temáticos e jogos.
B) Linguagens: práticas de leitura (gêneros textuais verbais e não verbais), produção e intepretação de textos.
C) Ciências da Natureza: práticas de ensino com foco no caráter experimental das ciências da natureza, para além do verificacionismo; nos experimentos de microescala e materiais de baixo custo e do cotidiano; nos jogos didáticos de Física, Química e Biologia; na representação de informações espaciais em modelagem ambiental.
D) Matemática: perspectiva para práticas de ensino com ênfase na resolução de problemas nos sistemas numéricos e sua aplicação ao cotidiano, bem como para a coleta e organização de dados para o tratamento da informação e modelagem matemática e, ainda, para o manuseio de dobraduras e modelos de estruturas geométricas.
E) Pedagogia: prática pedagógica com ênfase nos atributos específicos à instituição escolar, naquilo que se refere à melhoria dos processos de planejamento de aulas, de construção de instrumentos de avaliação, de organização de projeto pedagógico escolar, de rotinas metodológicas próprias dos componentes curriculares, de articulação de material pedagógico que conduza à contextualização dos conteúdos e às relações interdisciplinares.

Módulo 4: Construção do trabalho de conclusão do curso
Elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica na sua área de atuação, com ênfase na convergência entre projetos e programas, a relevância do Projeto Político Pedagógico para o funcionamento da escola, a intervenção do PAIP na dinâmica pedagógica institucional e o uso de recursos tecnológicos disponíveis.

Nenhum comentário: