3 Conteúdo Programático
ETAPA 2
Módulo 3: Práticas Pedagógicas
Procedimentos técnicos e
institucionais de planejamento de ensino: plano de ensino e
correspondência entre expectativas no contexto de cada disciplina
escolar e desenvolvimento do currículo formal. O conceito de currículo
planejado e currículo em ação de Michael Young; a noção de fronteiras e
relações entre conhecimento a partir de Bernstein, e o planejamento de
ensino; estruturas de conhecimento registradas no planejamento de ensino
e as implicações alusivas a Pierre Bourdieu: consequências para as
aprendizagens; modelos de planejamento de ensino; o papel do conceito de
competência de Perrenoud para as aprendizagens. Exercícios práticos de
conceber e organizar planos de ensino com base a documentos e
formulários da jornada pedagógica produzida pela Superintendência da
Educação Básica (Sudeb): o suporte dos referenciais das áreas de
conhecimento ou de Pedagogia, nos termos definidos a seguir.
A) Ciências Humanas: Leitura
e análise da realidade social com ênfase nos aspectos espaciais,
históricos, sociológicos, filosóficos e culturais em conjunto com as
práticas de ensino voltadas para as potencialidades da comunicação
cartográfica, do uso das linguagens de representação gráfica, leitura
imagética de mapas, esquemas, fotografias e ilustrações, linhas de
tempo, eixos temáticos e jogos.
B) Linguagens: práticas de leitura (gêneros textuais verbais e não verbais), produção e intepretação de textos.
C) Ciências da Natureza: práticas de ensino com foco no caráter experimental das ciências da natureza, para além do verificacionismo; nos experimentos de microescala e materiais de baixo custo e do cotidiano; nos jogos didáticos de Física, Química e Biologia; na representação de informações espaciais em modelagem ambiental.
D) Matemática: perspectiva para práticas de ensino com ênfase na resolução de problemas nos sistemas numéricos e sua aplicação ao cotidiano, bem como para a coleta e organização de dados para o tratamento da informação e modelagem matemática e, ainda, para o manuseio de dobraduras e modelos de estruturas geométricas.
E) Pedagogia: prática pedagógica com ênfase nos atributos específicos à instituição escolar, naquilo que se refere à melhoria dos processos de planejamento de aulas, de construção de instrumentos de avaliação, de organização de projeto pedagógico escolar, de rotinas metodológicas próprias dos componentes curriculares, de articulação de material pedagógico que conduza à contextualização dos conteúdos e às relações interdisciplinares.
B) Linguagens: práticas de leitura (gêneros textuais verbais e não verbais), produção e intepretação de textos.
C) Ciências da Natureza: práticas de ensino com foco no caráter experimental das ciências da natureza, para além do verificacionismo; nos experimentos de microescala e materiais de baixo custo e do cotidiano; nos jogos didáticos de Física, Química e Biologia; na representação de informações espaciais em modelagem ambiental.
D) Matemática: perspectiva para práticas de ensino com ênfase na resolução de problemas nos sistemas numéricos e sua aplicação ao cotidiano, bem como para a coleta e organização de dados para o tratamento da informação e modelagem matemática e, ainda, para o manuseio de dobraduras e modelos de estruturas geométricas.
E) Pedagogia: prática pedagógica com ênfase nos atributos específicos à instituição escolar, naquilo que se refere à melhoria dos processos de planejamento de aulas, de construção de instrumentos de avaliação, de organização de projeto pedagógico escolar, de rotinas metodológicas próprias dos componentes curriculares, de articulação de material pedagógico que conduza à contextualização dos conteúdos e às relações interdisciplinares.
Módulo 4: Construção do trabalho de conclusão do curso
Elaboração de uma proposta de
intervenção pedagógica na sua área de atuação, com ênfase na
convergência entre projetos e programas, a relevância do Projeto
Político Pedagógico para o funcionamento da escola, a intervenção do
PAIP na dinâmica pedagógica institucional e o uso de recursos
tecnológicos disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário