segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Blog como Recurso de Aprendizagem

O Blog como Recurso de Aprendizagem


Blogs são páginas pessoais, em formato de diários, atualizadas a qualquer momento, trazendo links para outros blogs do dia-a-dia ou temas específicos, como cinema, arte música, educação e gira em torno de comentários sobre atualidades trazendo mais cor, expressão, identificação e individualidade à Internet.

Os blogs consistem em publicações de conteúdos como textos, links, fotos, poesias, idéias, piadas, notícias etc. O weblog [Web (rede, teia) e Log (registro)] é mais uma ferramenta tecnológica, mais uma forma de inclusão na comunidade Web. Os Weblogs são feitos no meio on-line, e os usuários que mantém esses registros na Internet são chamados de “blogueiros”.

Uma das vantagens dos blogs é a veiculação da informação em tempo real, numa maior possibilidade de interação com o leitor, que pode emitir sugestões, comentários, críticas e mandar recados, enfim tudo o que a imaginação do autor permitir. Os blogs também são uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, educadores e educandos ou até mesmo empresas. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada.

Muitos blogs são voltados para diversão e outros para o trabalho, mas também tem aqu eles que misturam tudo. Mas, em geral, enfocam um tópico ou área de interesse para quem os escreve.

Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tê m ac esso ao q ue foi escrito.

Tim Berners-Lee’s, inventor da Web, em 1997 comentou aos membros da World-Wide Web consortium (WC3), que “A Web deve ser um meio para a comunicação entre povos: uma comunicação que produz conhecimento compartilhado.”

Nas mãos de educadores criativos, os Weblogs podem permitir aos educandos, conectar suas experiências de sala de aula ao mundo.

Sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog, segundo Betina von Staa.

Os educadores podem publicar e atualizar materiais com mais facilidade, eficiência e flexibilidade.

O Blog ainda é novidade como recurso de aprendizagem, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais.


Levar o recurso de blogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos. Eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática e até mesmo a diversão.

Segundo Suzana Gutierrez, da UFRGS, os blogs promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração com autoria, autonomia, exercer o pensamento crítico.

Os Weblogs podem dar suporte a Educação de várias formas, como um jornal acadêmico, um espaço de reflexão e discussão dos educandos, uma forma de construir conhecimento de forma autônoma e coletiva, uma ferramenta para estimular e registrar pesquisas.

Produção: Clélia Eugênia


5 comentários:

Anônimo disse...

comentie porque fique com pena..

Cirleide disse...

O uso do blog como recurso de aprendizagem no ambiente escolar, com certeza, auxilia, amplia e facilita o estudo de qualquer disciplina. Além disso, aprimora a leitura e a escrita de forma interdisciplinar.Parabéns colega pelo desenvolvimento deste trabalho. Que tal promover para seus colegas uma oficina sobre criação de blogs? Um abraço!
Cirleide - profª CELEM

Patrícia Benevides disse...

O blog é uma ótima ferramenta para promover a escrita e o senso crítico dos alunos. O seu blog está bastante rico, pois há a publicação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e a interação deles através do blog.
Parabéns, profa. Clélia, e continue enriquecendo o seu trabalho!

Unknown disse...

Clélia,
O seu blog está bastante rico, pois há a publicação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e a participação deles. Sempre sonhei com uma escola dessa - escola interativa. E aprofessora então.
Conheço seu trablaho. Semre interativa, criativa e agora esta com a tecnologia então.Tudo de bom.

BELIZIA GONÇALVES D'ANTONIO disse...

"uma comunicação que produz conhecimento compartilhado.”
Isto é bastante reflexivo;

Comunicação que produz conheicmento compartilhado - se cada professor tivesse oportunidade de visitar seu blog e ler seus textos, ia ter uma lição de aprendizagem de conhecimento e de cultura.
Sem contar que pode compartilhar o conhecimento com todos da escola