segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Brasil é o maior Produtor de Mamão Papaya




O Brasil é o maior Produtor de Mamão Papaya


Quando os europeus aportaram no continente americano, essa planta já era conhecida e seus frutos, folhas, látex e sementes bastante utilizados pelos habitantes da terra. Presume-se que o mamão tenha nascido na América tropical, e dali a fruta teria rapidamente se espalhado por todo o continente, devido a velocidade de seu ciclo vital, a facilidade com que a planta se propaga e se multiplica e a rapidez com que nascem seus frutos.

O mamoeiro exige climas quentes e úmidos, não tolerando o frio. O solo deve ser adubado ou fértil, humoso e bem drenado. O mamoeiro cresce rápido e produz bastante, florescendo e frutificando muitas vezes ao mesmo tempo e durante o ano todo.

O Brasil é o maior produtor de mamão do mundo. Com excelentes condições de desenvolvimento no País, com possibilidade de cultivo em todas regiões.

A Bahia, mais precisamente a região de Teixeira de Freitas, tem o maior foco produtivo, seguido pela região de Linhares, no norte do Espírito Santo. No entanto, o mamão cultivado no Espírito Santo, por se tratar da variedade papaia, é o que tem mais prestígio junto aos consumidores, principalmente entre os estrangeiros.
O plantio ocorre em agosto e setembro, em covas de 30 x 30 x 30cm, cavadas ou feitas com sulcador na profundidade 30cm. Eles gostam de terra boa e bem adubada.

As mudas transplantadas com o torrão, mas o saquinho deve ser removido com cuidado. Deve ser feito depois de chuvas e devemos regar as covas com 20 litros de água por muda, repetindo-se a irrigação quando necessário.

Fazendo uma cobertura morta, com capim seco picado , palha de arroz ou mesmo um plástico preto, sacos vazios, etc., com a largura de 2m, seguindo a linha de plantio, reduzimos a evaporação, mantemos a terra fresca e ainda controlamos o crescimento de ervas daninhas.

No quarto ou quinto meses após o plantio, os mamoeiros entram em floração, sendo, então, possível distinguir o seu sexo. É nessa época que devemos fazer o desbaste, deixando uma só planta, hermafrodita, por cova, sendo todas as outras arrancadas, para que não haja competição e a produção seja melhor e maior.

Devemos eliminar todos os brotos do tronco, principalmente para não se transformarem em focos de pragas e de doenças. O início do florescimento é dos 4 aos 5 meses após o plantio, ocorrendo a maturação 5 meses depois.


5 comentários:

Cristiane Fernandes disse...

Quando ouço estas informações sobre o Brasil ser o maior produtor de um fruto, fico feliz.
E neste caso lendo estas informações tenho vontade de obter um pequeno terreno para ser mais um produtor.

Elda disse...

CLÉLIA, SEU BLOG É UM DOS MAIS INFORMATIVOS QUE JÁ VI. ESTÁ MARAVILHOSO!!! VC USOU TODAS AS FERRAMENTAS POSSIVEIS PARA TORNA-LO ATRAENTE.ESTÁ UM SHOW !!!! PARABÉNS AMIGA!!!!

jabson disse...

gostei da historia da fase de crescimento até o crescimento da muda de mamão.pois é uma fruta bem delisioso.

washington disse...

o aluno: washington eu estou achando muito interecante este trabalho sobre esta fruta mamâo è um bom alimento para muito pessoas parsabens para vc. mensagem de deus tudo que eu tenho foi deus que mim deu Jesus te ama continua assim sempre olha para fente nunca olha para trais pr que tem muito pessoa que so quer te ver cai nunca deixa esto acontecer com vc eus vai ilumina o seu caminho e sua vida parabens

Anônimo disse...

vc esta fazendo um bom trabalho com seus aluno do Celem de Ibicarai quem esta falando è washington seu aluno do 1v2 vc é um boa professora nâo linge para que as pessao fala sega em fente no seu caminho è este nunca derseta do seu sonho um abraço fiu...... ok