segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A Evolução dos Avanços Tecnológicos

A Evolução dos Avanços Tecnológicos


Neste último século o mundo vem se desenvolvendo com tamanha rapidez que em poucos anos transformou-se em termos de produção material e cultural, mais radicalmente que nos séculos passados.

Nosso cotidiano compreendido entre as ações de acordar e dormir é impregnado pela tecnologia e pelo uso das mídias interativas que facilitam, organizam e até complicam o nosso modo de viver quando acorre algum problema técnico na rede elétrica e somos podados de usar os instrumentos que dela dependem ou quando ocorrem falhas técnicas nos demais.

Nesse momento somos chamados à reflexão e percebemos, pela falta, a real influência da tecnologia e das mídias interativas em nossas vidas.

Vivemos num contexto histórico que evoluiu muito rápido e no qual estamos constantemente interagindo com algum artefato produzido tecnologicamente, ou seja, foram produzidos pela intervenção humana por meios de técnicas para atender as necessidades do homem.

As inovações tecnológicas têm produzido transformações na organização social, no trabalho, no cotidiano. Introduzem mudanças relevantes no conhecimento, na cultura e nas relações, exigindo das pessoas, das instituições e da sociedade como um todo, buscar formas de inserção e participação, a sua adaptação à nova realidade.

Porém a técnica por si só não define as ações, ela é criada e posta em uso através da ação humana que possui caráter político, social e cultural. É o contexto cultural que vai determinar a aplicação dessas técnicas serão canalizadas para o lado positivo ou negativo.

A evolução o endeusamento e deslumbramento com a técnica ocorridos desde a Revolução Industrial com a produção de máquinas, ferramentas e aparelhos precisam ser analisados criticamente, pois forte dependência das tecnologias para a própria sobrevivência da estrutura da sociedade nos revela que há sinais do surgimento de uma sociedade cada vez mais virtualizada e do homem robotizado.

Percebemos que o avanço tecnológico fez surgir uma nova configuração social que redefiniu o acesso e a apropriação do conhecimento. A influência da tecnologia abrange todas as esferas da vida pública e da vida privada e onde, por vezes, quem possui ou domina essa linguagem desfruta de prestígio social neste mundo informatizado.

Historicamente, a diferença essencial que existe entre os antigos objetos (que ampliaram a força do homem) e os novos adventos tecnológicos (que ampliam a capacidade de pensamento humano) representa a qualidade do sujeito cognoscente pelo seu potencial de poder, que na contemporaneidade, significa a posse da informação.

Hoje testemunhamos que o ciberespaço deu vida à “aldeia global” e nele a comunicação através da internet, surgida com o advento das redes de computadores, ignora hora e lugar e subverte a noção de comunicação. Neste espaço, letras são bytes; a página é o monitor; a caneta é o teclado e a mouse por vezes é a borracha, é a cibercultura resultante da revolução tecnológica e do interesse pelas novas mídias no começo do século XXI e sabe-se que em breve, o indivíduo que não souber usar o computador ou acessar a internet terá poucas chances nesse novo contexto social.

Mas a inclusão digital não se dá simplesmente através do acesso ao computador. É preciso capacitar as pessoas para o uso das novas tecnologias de forma que elas tenham acesso à informação e aos meios de criação e produção.

O letramento digital inclui a habilidade para construir sentidos, através do domínio das tecnologias de produção de texto, imagens, sons, aliada à capacidade de se comunicar através da Internet.

As tecnologias da comunicação provocam também mudanças de comportamento em função da linguagem por elas utilizada. Os programas (ou softwares) produzidos pela internet fazem com as pessoas se comuniquem por meio da escrita, do áudio e do vídeo, numa interação que pode ser caracterizada como síncrona e assíncrona.

A interação social em rede de computadores síncrona: é aquela em os participantes da comunicação estão ao mesmo tempo interagindo. Enquanto que a interação assíncrona necessariamente os envolvidos na comunicação não precisam estar ao mesmo momento para que haja a comunicação.

Diferenciando a TV da internet vimos que no contato com a TV somos receptores passivos da informação, porém, a internet nos dá condição de que não somos apenas consumidores da informação, quando a utilizamos temos as possibilidades de produzir informações.

A internet tem provocado reflexão à cerca da sua utilização pelo homem e em especial das crianças e adolescente, principalmente quando se fala da má utilização da internet para práticas ilegais como pirataria, pornografia e outras. É por isso importante dá as crianças liberdade, porém vigiada. Os pais precisam saber com quem seus filhos conversam em frente ao computador e vigiar as suas atividades virtuais. Como relata o texto da Revista Veja: “A internet é um espaço aberto e ingovernável, no qual circula todo tipo de boas e más intenções. Nele, qualquer ser humano que saiba ler está sujeito a encontrar o que quer, o que não quer e o que nem sabe que não quer.”

De posse das novas tecnologias faz-se necessário a apropriação de conceitos que estão cada vez mais presentes no universo das tecnologias. Como compreender a temática – Cibercultura, Ciberespaço e Interatividade.

A Cibercultura provém de um espaço de comunicação mais flexível que o produzido nas mídias convencionais TV, Rádio, Jornal. Ciberespaço é o espaço das comunicações por rede de computador. Sua comunicação acontece de forma virtual. Faz uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet. A interatividade qualifica os diálogos uma vez que nas mídias convencionais o sistema de produção e distribuição da informação seguem um modelo pouco flexível baseado na relação um-todos. Já no ciberespaço a relação com o outro se desdobra no contexto do todos-todos, podendo ser visualizada através do compartilhamento de arquivos, música, fotos, filmes, softwares de relacionamento e comunidades virtuais.

Os meio técnicos lhes propocionam a possibilidade de não aceitação do papel apenas de receptor mas podendo intervir, alterrar e modificar a mensagem. Nesse novo contexto altera-se a distância entre o leitor e o texto, ou seja, entre autor e leitor , nestes o leitor pode intervir e tem a liberdade para construir o sentido do texto. Os textos eletrônicos, ou seja Hipertexto nos leva através dos links apresentados a diversas leituras que vão propocionando a construção do nosso texto é o que chamariamos de intertextualidade.

A construção de um texto ocorre de maneira coletiva na medida em que o autor recebeu influência de vários lugares e de diferentes maneiras. O texto eletrônico nos dá a sensação de estar dentro de um enorme texto coletivo.Por causa das tecnologias, a circulação das informações hoje é muito grande e facilmente acesível, principalmente pelos meios de comunicação de massa. Porém a linguagem é povoada de gestos , imagens e onomatopéias não apresenta preocupação com normas cultas e regras gramáticais acontecendo a deteriozação do vocabulário.

Produção: Clélia Eugênia

3 comentários:

Regina Ferreira disse...

"Uma das vantagens dos blogs é a veiculação da informação em tempo real, numa maior possibilidade de interação com o leitor, que pode emitir sugestões, comentários, críticas e mandar recados, enfim tudo o que a imaginação do autor permitir."
Este registro postado em seu texto, fortalece o pouco conhecimento que temos. Apesar de termos tido umadisciplina sobre as TICs, acreditamos que é valido fazemos leituras de mais textos.

Regina Ferreira, curso Licenciatura em matematica EAD/UNIFACS - SALVADOR

Patrícia Benevides disse...

A Tecnologia de Informação tem sido presente cada vez mais na vida das pessoas através, principalmente, da internet, onde muitos tem acesso, seja em casa, no trabalho ou até mesmo numa lan-house. Vimos nossos alunos assistirem TV no celular, baixar músicas, postar videos, trocar informações nos sites, de forma que se torna uma necessidade adptar os currículos a essa nova realidade. A inclusão é um processo natural que já vem acontecendo, mas é importante provocar uma reflexão sobre o uso, a importância e a utilidade das novas tecnologias.
Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Clélia, Seus textos estão ótimos.
Lendo-os lembre de seus textos produzidos na Faculdade de matemática que você faz.
Se não são eles divulge-os pois são ótimos e ricos em informações.