segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Plantio de Sementes de Mamão Papaia

Plantio de Sementes de Mamão Papaia ou Havai


Plantio de Sementes de Mamão Papaia ou Havai, pelos alunos do 1º Ano do Ensino Médio, turma 4, Vespertino, do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães.


Este plantio faz parte do Projeto de Trabalho: Plantação que teve início em 2007, no curso GESTAR II com as professoras: Clélia Eugênia, Patrícia Benevides, Jailma Guimarães, Jacqueline Gonçalves e Ambrosina Assis. O projeto PLANTAÇÃO surgiu da necessidade de buscar, na prática, alternativas para as teorias que fundamentam uma educação ambiental partindo do próprio ambiente escolar, sendo assim um tema de relevância social, educativa e vital.

O mesmo teve uma abrangência de amplos conhecimentos, culminando com uma tomada de consciência no processo reflexão-ação, elemento fundamental na prática pedagógica, evidenciando os interesses dos professores coordenadores desse projeto, bem como toda a comunidade escolar que teve no mesmo um exemplo de como podemos pensar globalmente e agir localmente, influenciando e colaborando com a qualidade de vida da sociedade como um todo.

A localização da escola e a extensão da área externa sem aproveitamento estimularam os alunos a perceberem seus vínculos com a paisagem e reconhecerem a necessidade de transformar esse ambiente, de maneira prazerosa, num local onde todos pudessem aproveitar o seu espaço e se orgulhar, cuidando assim da qualidade de vida. Assim, foi sugerido por eles, durante reunião com líderes de sala, que houvesse um trabalho de revitalização dessas áreas.

No ano de 2008, demos continuidade ao projeto tentando resgatar o trabalho que tínhamos feito, revitalizando-o, para demonstrar na prática a nossa capacidade de agir nos espaços em que atuamos, trabalhamos, estudamos, moramos e sua relação direta com a saúde e qualidade de vida de todos. Porém faltou apoio financeiro e parcerias com autoridades governamentais.

Este ano, o Projeto sofreu uma reestruturação com característica interdisciplinar, tendo o apoio e participação de todas as Áreas de Conhecimento.

Cada profissional ficou responsável por uma ou duas turmas, para coordenar os trabalhos.

Sobre minha coordenação os alunos do 1º ano, turma V4 ficaram encarregados das pesquisas e plantio do mamão papaia - fruta escolhida pela turma. Os alunos do 1º ano, turma N2, ficaram responsáveis de cercarem o terreno onde iríamos fazer o plantio.

No primeiro momento, capinamos o terreno, fizemos covas e plantamos as sementes, porém outra turma fez uso do espaço fazendo plantio de mudas de outras plantas.

Como nosso objetivo não foi alcançado estamos reiniciando os nossos trabalhos com mais segurança, pois pesquisamos e temos um pouco de conhecimento sobre o plantio, cultivo e colheita desta fruta.

A educação ambiental tem tido amplo campo de debate na sociedade e na escola. No entanto, as questões ambientais vêm se agravando, sendo de fundamental importância e de caráter emergencial programas educativos que realizem ações de mudanças concretas na qualidade de vida da comunidade, promovendo não só a sensibilização da comunidade escolar, mas também visando a compreensão de mecanismos que regem o sistema natural, plantando árvores frutíferas, ornamentais e medicinais.

7 comentários:

Crisitane Fernandes disse...

Estas isntruções para o plantio do mamão papai são bastantes úteis.
Sewria possível fazer palestras com agricultores na região para criarem gostos e fazerem as sementeiras.
Se no Brasil tudo que planta dá, na Bahia melhora ainda.
Nós estamos cercados por terrenos cheios de matos e sem nenhuma produtividade.
Seria ótimo que estas informações chegassem aos ouvidos dos pequenos agricultores ou associações para que pudessem criar animo e iniciarem seus plantios parando de chorar sobre o leite derramado que é o cacau.

luciana santos disse...

muito interessante afinal a uniao faz a força

luciana santos disse...

o trabalho em equipe apesar de as veses ser doloroso o final e imprecionante.um proverbio diz:"o inteligente resolve o problema,o sabio o evita"parabens voce esta sendo sabio em tentar resouve-lo.

jabson disse...

eu gostei sobre o asunto da colheta da fruta como começa acreçer a até a sua fase adulta.

Anônimo disse...

Esse Blog nao e ruim nao se tiver um pior eu comento.

Alyne disse...

Excelente estudo e demonstração, o mamão é uma fruta muito comum e barata mas as vezes não sabemos com transformá-la em uma iguaria... ótimas dicas

Tânia Régia disse...

Parabéns colega, seu blog está ótimo.Gosto muito de mamão e agora mais ainda, com essas receitas e dicas de saúde que vc está nos está repassando.
Abraços.
Tânia Régia