quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Linguagem Matemática e o seu desenvolvimento


A Linguagem Matemática e o seu desenvolvimento


A linguagem matemática desenvolveu-se para facilitar a comunicação do conhecimento matemático entre as pessoas. Entretanto, quando abusamos do uso de símbolos e não nos preocupamos em trabalhar a compreensão dos mesmos, clareando o seu significado, conseguimos o efeito contrário: dificultamos o processo de aprendizagem da matemática.

Conhecer a origem de certos símbolos pode ajudar a compreendê-los. Nas civilizações da Antiguidade (babilônios, gregos, chineses, romanos, etc.), os homens desenvolveram linguagens variadas para representar sons (palavras) e números. Os símbolos que usavam de uma civilização para outra, dependia de suas condições materiais e culturais.

Muitos sinais usados hoje na matemática são resultado de sucessivas transformações. Na época em que os livros eram copiados manualmente estas modificações eram inevitáveis. O aparecimento da imprensa, nos fins do século XV, contribuiu para estabilizar a forma dos símbolos.

"Para calcular a área de um trapézio, primeiro somamos as medidas de suas bases; em seguida, multiplicamos esta soma pela medida da altura; finalmente dividimos o produto obtido por dois."

Pode-se perceber, o resultado é uma sentença muito comprida. Além disso, essa sentença só pode ser compreendida por quem conhece a língua portuguesa. A fórmula com letras, ao lado da figura, além de ser mais curta, pode ser compreendida por pessoas de qualquer parte do mundo.

O uso de letras para representar números é um fato relativamente recente na história da matemática. Um dos responsáveis por esta prática foi o matemático francês François Viète, que viveu no século XVI.

Há cerca de 2300 anos, o matemático grego Euclides escreveu em um de seus livros que:

"Não há dúvida de que a linguagem algébrica (o uso de letras para representar números) simplifica a comunicação, por seu caráter universal, preciso e econômico."

Vamos imaginar um livro de matemática todo escrito por extenso, sem o uso de símbolos matemático. Sem dúvida ele teria muito mais páginas do que os livros usuais.

Produção: Clélia Eugênia




Um comentário:

Regina Ferreira disse...

É verdade queo aluno precisa conhecer a linguagem matemática, pois facilita o desenvolvimento dos conteudos e sua relação com o meio.
Neste exemplo que foi dado no cálculo da área do trapézio. Se escrevessemos todos os símbolos por extenso ficaria mais complexo.
Boa produção
Regina Ferreira, curso Licenciatura em matematica EAD/UNIFACS - SALVADOR