quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Matemática e o Lúdico

A Matemática e a Ludicidade

Segundo Kishimoto (1994) a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.

O jogo estimula o pensamento e a ordenação de tempo e espaço. A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais favorecendo a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, rapidez, concentração, etc.

O ensino da Matemática utilizando meios lúdicos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades; buscando criar ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral do educando. Os jogos não apenas divertem, mas, também extrai das atividades, materiais suficientes para gerar conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.

Dentre os muitos objetivos do ensino da Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o educador na qualidade de facilitador da aprendizagem propõe boas questões ao educando, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.

A matemática está presente em diversas atividades humanas realizadas, oferecendo várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa área de conhecimento pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades do educando compreender e transformar a realidade.

Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo.

Produção: Clélia Eugênia

4 comentários:

Rosineide da Silva Lima disse...

Olá, Clélia.
O material Postado neste Blog, realmente está Show!!!!!!!!!!

Este Slide com a divulgação dos Patrocinadores Está Excelente.

Parabéns!!!!!!!!!!!

Roseneide, Ex-aluna sua na Academia de Educação Montenegro - Curso Magistério e Contabilidade.
Hoje estou fazendo Cursinho.
Obs.: Solicito sua ajuda para registrar meu email na Identidade Conta do Google.
Abraços e Boa Sorte.

Construindo o Conhecimento disse...

É sempre bom ter pessoas competentes como você a frente de Trabalhos Educativos
Parabéns pelo Blog.

Vamos tentar acompanhar e seguir o rítmo. rsrsrsrsrs
Claro que contamos com sua ajuda.
A coordenação e direção do Lourival Oliveira Soares

Clélia Eugênia disse...

Ola Rosineide,
Tentei entrar em contato com você e não conseguir.
Porém hoje visitando meu email verifique suas postagens e percebi que já descobriu como cadastra-se no google.
Obrigada por está sendo seguidora do Blog: Atuantes no Conhecimento.
boa sorte em seus estudos do cursinho e aproveite para participar do simulado do ENEM. Viu tem mais questões que pesquisei na UOL.
ABRAÇOS CORDIAIS

Maria de Lurdes disse...

O lúdico tanto na vida de uma criança quanto na vida de um adulto é fundamental pois é uma necessidade do ser humano .
O lúdico na sala de aula ajuda O desenvolvimento do raciocínio do nosso aluno facilitando a aprendizagem.
O lúdico faz parte do processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento.Por isto é muito importante buscarmos o conhecimento através do lúdico.
Maria de Lourdes, Licenciatura em Matemática UNIFACS - EAD