quinta-feira, 16 de julho de 2009

População de Insetos

A Matemática presente na População de Insetos


QUESTÃO 03

Uma pesquisa ecológica determinou que a população (S) de sapos de uma determinada região, medida em centenas, depende da população de insetos (m) de insetos, medida em milhares, de acordo com a função S(m) = 65 + (raiz quadrada de m/8).
A população de insetos, por sua vez, varia com precipitação (p) de chuva em centímetros, de acordo com a função m(p) = 43p+7,5 .

a) Expresse a população de sapos como função da precipitação.
b) Calcule a população de sapos quando a precipitação é de 1,5 cm.

Dengue

O transmissor do Flaviviridae, vírus causador da dengue, é fêmea do inseto Aedes aegypti. O macho da espécie é inofensivo, alimentando-se apenas da seiva da plantas. A fêmea é a responsável pela picada transmissora porque necessita captar a albumina, uma das substancias encontradas no sangue, para completar o ciclo de amadurecimento de ovos.




Acompanhe as fases de desenvolvimento da doença:

1. O aedes aegypti infectado pica o homem.
2. O vírus flaviviridae dissemina-se pelo sangue.
3. O vírus geralmente instala-se no tecido que envolve os vasos sanguíneos, chamado reticuloendotelial.




4. A multiplicação do vírus sobre o tecido provoca a inflamação dos vasos. O sangue passa a circular mais lentamente.
5. Com a circulação mais lenta, é comum que os líquidos dos sangue extravasem dos vasos. O sangue torna-se mais espesso.


6. O sangue, mais espesso, pode coagular dentro dos vasos provocando trombos (entupimentos). Além disso, a circulação lenta prejudica a oxigenação e nutrição ideal dos órgãos.
7. Se não houver tratamento especifico, com tempo pode haver um choque circulatório. O sangue deixa de circular, os órgão ficam prejudicados e podem para de funcionar.

Nenhum comentário: