sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gráficos e a Interface

Gráficos e a Interface com Áreas do Conhecimento



Hiper Interessante. Participe!!!!!!



1.) O Elo Matemática – Ecologia


Observe o Gráfico abaixo.




Neste gráfico estão representadas duas funções. Ambas as curvas (1 e 2) representam a variação da população de ratos em função do tempo.


1.1) Existe diferença entre elas. Faça a correspondência corretamente:


( a ) A curva 1

( b ) A curva 2


( ) representa uma situação característica de populações naturais, sem interferência do ser humano, em equilíbrio devido à inexistência de predadores naturais.

( ) representa uma situação em que os predadores naturais, por algum motivo, foram eliminados.


1.2) Analisando os trechos das curvas para podermos entender melhor, faça a correspondência de modo correto:


( 1 ) Trecho a

( 2 ) Trecho b

( 3 ) Trecho c

( 4 ) Trecho d

( 5 ) Trecho e

( 6 ) Trecho f

( 7 ) Trecho g


( ) um acelerado crescimento da população de ratos (pela não-existência de predadores naturais, há uma explosão populacional)

( ) na curva 1 podemos perceber um crescimento mais lento em relação à curva 2.

( ) um acelerado decrescimento muito rápido da população de ratos (pela existência uma explosão populacional; como conseqüência, o alimento se esgota e os ratos morrem de fome ou de doenças causas pela desnutrição).

( ) a população atinge o pico e se estabiliza

( ) e ( ) a população atinge o pico e se estabiliza sofrendo apenas pequenas oscilações dentro de uma situação de equilíbrio, o que mostra que a população de ratos é mantida em equilíbrio pelos predadores naturais.



2.) O Elo Matemática – Fenômenos Sociais e Econômicos


Todos os dias encontramos nos diários ou semanários noticias com o preço da Cesta Básica, ora em alta, ora em baixa ou mantendo-se fixo. Esta variação pode depender do excesso de chuvas ou seca; de algum tipo de doença que afetou os frangos, bois ou mesmo os produtos agrícolas; problemas de armazenamentos de grãos; preço dos combustíveis, aumento do dólar etc.



Vamos analisar o gráfico acima verificando a variação em intervalos de tempo. Não vamos levar em conta os fatores que, na época, levaram aos aumentos ou a quedas.


2.1) De janeiro ate meados de março de 1999, os preços vão aumentando. Logo, esta havendo um crescimento.


( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$130,00 no custo médio da cesta básica.

( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$136,00 no custo médio da cesta básica.

( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$135,62 no custo médio da cesta básica.


2.2) De meados de março a julho de 1999, os preços estão em queda (decrescendo).


( ) o que levou a uma variação de R$130,00 para R$122,00 no custo médio da cesta básica.

( ) o que levou a uma variação de R$130,00 para R$124,00 no custo médio da cesta básica.

( ) o que levou a uma variação de R$130,00 para R$120,00 no custo médio da cesta básica.


2.3) Durante julho e agosto podemos verificar uma estabilização, ou seja, os preços permanecem constantes e que voltaram a subir depois ininterruptamente até o mês de dezembro.


( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$128,00 no custo médio da cesta básica.

( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$135,62 no custo médio da cesta básica.

( ) observamos uma alta de R$120,00 para R$130,00 no custo médio da cesta básica.


2.4) Sabemos que a “linha” descrita pelo gráfico representa uma função (tempo, preço) na qual os meses (tempo) constituem a variável independente e os preços, a variável dependente.

Para analisar a variação de uma função, atribuímos os valores do domínio em ordem crescente à variável independente e observamos o que acontece com os valores da imagem.

Faça a correspondência abaixo, confirmando seu conhecimento na análise da variação de uma função:


( a ) Se, aumentando os valores da variável independente, os valores da imagem permanecem inalterados,

( b ) Se, aumentando os valores da variável independente, os valores da imagem também aumentam,

( c ) Se, aumentando os valores da variável independente, os valores da imagem diminuem,


( ) temos uma função decrescente.

( ) temos uma função crescente.

( ) temos uma função constante.



3.) O Elo Matemática – Biologia


(Enem) Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o metabolismo do álcool e sua presença no sangue dependem de fatores como peso corporal, condições e tempo após a ingestão.

O gráfico mostra a variação da concentração de álcool no sangue de indivíduos de mesmo peso que beberam três latas de cerveja cada um, em diferentes condições: em jejum e após o jantar.

Tendo em vista que a concentração máxima de álcool no sangue permitida pela legislação brasileira para motoristas é 0,6 g/l. o indivíduo que bebe após o jantar e o que bebeu em jejum só poderão dirigir após, aproximadamente:


a) uma hora e uma hora e meia, respectivamente.

b) três horas e meia hora, respectivamente.

c) três horas e meia e quatro horas e meia, respectivamente.

d) seis horas e três horas, respectivamente.

e) seis horas, igualmente.




4.) O Elo Matemática – Fenômenos Sociais e Científicos


(Enem) Usando as funções para analisar e interpretar fenômenos sociais e científicos



O Gráfico e a frase acima, tirados de um jornal, estão ambos relacionados à evolução média da violência no estado de São Paulo. A associação entre duas linguagens – a gráfica e a escrita, permite concluir que, percentualmente:


a) a capital tornou-se mais rica.

b) as cidades do interior enriqueceram e “atraíram” roubos.

c) a região metropolitana enriqueceu e o crime se estabilizou.

d) diminui, em geral, a criminalidade no estado.

e) diminui especialmente a incidência de roubos no estado.



5.) O Elo Matemática – Sociais e Econômico


(Enem) Um estudo sobre o problema do desemprego na Grande São Paulo, no período 1985-1996, realizado pelo SEADE-DIEESE, apresentou o seguinte gráfico sobre taxa de desemprego.



Pela análise do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado:


a) A maior taxa de desemprego foi de 14%.

b) A taxa de desemprego no ano de 1995 foi a menor do período.

c) A partir de 1992, a taxa de desemprego foi decrescente.

d) No período 1985-1996, a taxa de desemprego esteve entre 8% e 16%.

e) A taxa de desemprego foi crescente no período compreendido entre 1988 e 1991.



6.) O Elo Matemática – Meio Ambiente


Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".


Observe o gráfico e responda:



a) Quais são as grandezas relacionadas pelo gráfico?

b) Em que ano o desmatamento atingiu o maior nível desde 1989?

c) Por que o desmatamento acelerado da Floresta Amazônica preocupa tanto?



7.) O Elo Matemática – Fenômeno Social


O gráfico abaixo mostra a variação da taxa de desemprego mensal na cidade de São Paulo, no período de março de 2004 a março de 2005.



A partir do gráfico podemos obter diversas informações sobre o desemprego na cidade de São Paulo: o mês em que houve maior número de desempregados, a época em que tivemos menos desempregados, a porcentagem de aumento e diminuição entre dois meses quaisquer e muitas outras.

Nessa relação, o mês é a variável independente, e a taxa de desemprego a variável dependente. Podemos notar que a cada mês corresponde uma única taxa desemprego. A taxa de desemprego depende do mês escolhido.

Diante das afirmações acima, responda:


a) Em que mês a taxa de desemprego foi mais elevada?

b) Em que mês a taxa de desemprego foi menos elevada?

c) Quais os meses que a taxa de desemprego apresentou o índice de 17,1?

d) Quais os meses que a taxa de desemprego esteve acima de 18 e abaixo de 20?



3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Clelia, parabéns! Seu blog está maravilhoso. Vou usar algumas dessas situações problemas com os meus alunos. Achei muitooo interessante!!! Bjus
Elda

Clélia Eugênia disse...

Ola Elda,
Que bom que as situações problemas irão servir para aplicar com seus alunos.
Sinta-se em casa. Pode até participar com seus alunos neste ambiente.
Precisando de auxílio envie uma mensagem, pois recebo todos os contados pelo meu email.
Abraços
E Conquista está fazendo muito frio?
Lembranças a todos da família.

Mariza Nascimento disse...

Gostei muito desta postagem.
Vou aproveitar para aplicar em meu estágio. São problemas interdisciplinares, contextualizados e que retrata a interface com outras áreas do conhecimento.
Mariza Nascimento,Licenciatura em matematica, UNIFACS - EAD