quinta-feira, 16 de julho de 2009

Prevenção de Acidentes de Trabalho


A Matemática presente na Prevenção de Acidentes de Trabalho

QUESTÃO 05
Uma industria implantou um programa de prevenção de acidentes de trabalho. Esse programa prevê que o número y de acidentes varie em função de tempo t (em anos) de acordo com a lei y = 28,8 - 3,6 t . Nessas condições, quantos anos levara para essa indústria erradicar os acidentes de trabalho?

Acidente de Trabalho

Todo ano ocorrem 430 mil acidentes de trabalho no Brasil, conforme dados apresentados no XV congresso mundial sobre segurança e saúde no trabalho, em 1999. Os números reais, porém, podem ser bem maiores, pois nem todos os acidentes são notificados. Os custo desses acidentes são estimados em mais de 5 bilhões de dólares por ano, incluindo despesas pessoas com tratamento médico, afastamento do trabalhador e multas, entre outras.



Desde 1978, o ministério do trabalhador vem estabelecendo uma série de normas sobre equipamentos e procedimentos de segurança. E as estatísticas mostram que essa medidas são responsáveis por uma significativa redução do numero de acidentes nos últimos anos.
Mas só as leis não bastam. De acordo com os especialistas em segurança no trabalho, as próprias empresas têm de assumir sua parcela de responsabilidade. Os acidentes em geral são atribuídos á falta de cuidado dos trabalhadores – um meio de escamotear as falhas de segurança da empresa. Isso impede que se use a arma mais eficaz para combater os acidentes de trabalho: a prevenção. Apenas com a identificação das causas reais dos acidentes é possível corrigir as falhas, aprimorar equipamentos, adotar normas mais adequadas e fazer treinamento voltados para aumentar a segurança no trabalho.


O problema não é só do Brasil: no mundo todo morrem 1,1 milhão de pessoas por ano em acidente de trabalho, segundo relatório da organização internacional do trabalho (OIT), divulgado em 1999. Esse índice é superior á média anual de mortes por acidentes de transito (999 mil), em guerras (502 mil) e violência (563 mil).

Nenhum comentário: