terça-feira, 21 de julho de 2009

A Matemática e a Resolução de Problemas


Resolução de Problemas

No ensino da Matemática é importante aplicar a metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvendo competências e habilidades para leitura, pesquisa, interpretação, tomadas de decisões possibilitando ao educando a busca de soluções criativas que interfiram de fato no ensino-aprendizagem.

Um problema bem estruturado, contextualizado ou que apresente situações desafiadoras tem sua importância no desenvolvimento de conteúdos matemáticos e na interface com outras áreas do conhecimento.

Experimentando um problema interdisciplinar que envolvia conteúdos de física e porcentagem, depois de várias tentativas por parte dos educandos, apresentei primeiro para eles a fórmula para calcular a taxa de porcentagem. Aguardei um momento esperando que alguém levantasse um questionamento quanto à resolução mecânica. Um aluno perguntou se existia uma maneira diferente de buscar a solução. Grifei a fórmula na lousa e apresentei a resolução usando regra de três com explicações compreensivas. Uma boa parte da turma apresentou satisfação, dizendo: agora sim ficou mais fácil e compreensivo. Dando continuidade, verificou-se que eles perceberam que a regra de três serviu para compreender a formula e interpretar o problema. Partindo daí ficou mais fácil usar a fórmula.

É preciso mostrar caminhos que apresentem uma compreensão do problema, pegando como ponto de partida algumas colocações dos envolvidos, desenvolvendo neles iniciativa, espírito explorador, criatividade e independência na resolução de problemas.

Com a resolução de problemas contextualizados e relacionados com o cotidiano proporcionamos o desenvolvimento do raciocínio e a formação de cidadãos matematicamente alfabetizados que saiba como resolver, de modo inteligente, seus problemas de comércio, economia, administração, engenharia, medicina e outros da vida diária.

Produção: Clélia Eugênia

3 comentários:

Maria de Lurdes disse...

Resolver problemas em matemática facilita muito a compreensão do conhecimento para o dia-a-dia e o domínio do conteúdo.
Se estes problemas forem contextualizado enfocando a formação do cidadão, ajudará muito no desenvolvimento do conhecimento e a solucionar problemas sociais, econômicos e políticos assim como favorece a interface com outras disciplinas.

Regina Ferreira disse...

Ola Clelia,

Sabemos que o grande rpoblema do nosso aluno e reoslver problemas matemáticos, mas não só pela questão dos cálculos, mas pela dificuldade que eles estão tendo na leitura, e interpretação.
Estetexto está muito bom e nosajuda e muito . Serve de alerta
Gostaria de saber se posso elaborar meu projeto de estágio e fazer uso do seu Blog.
O mesmo está riquissimo.

Regina Ferreira, curso Licenciatura em matematica EAD/UNIFACS - SALVADOR

josevaldo disse...

HOJE EU SINTO FALTA DE AULAS QUE ENVOLVESSE PROBLEMAS, POIS VI QUE NAS PROVA DE VESTIBULAR CONCURSO O ROLA E ESSE TIPO DE QUESTAO.
E FOI BOA CLEIA OTIMA DEFINICAO.