O mundo vive um acelerado desenvolvimento em que a tecnologia está presente direta e indiretamente em atividades escolares. A escola faz parte do mundo e deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas ao mesmo tempo em que é fundamental que a instituição escolar integre a cultura tecnológica extra-escolar dos educandos e educadores ao seu cotidiano.
É necessário desenvolver nos educandos habilidades para utilizar os instrumentos de sua cultura. A pouca familiaridade com tecnologia pode constituir-se um problema para os mesmos, pois no cotidiano são muitas as situações que exigem conhecimentos tecnológicos e pode levar alguns educandos a se sentirem discriminados ou constrangidos por não serem capazes de realizar algumas atividades.
A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para melhoria da qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações. A concepção de ensino aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma como educadores e educandos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis.
O computador em particular permite novas formas de trabalho possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem em que os educandos possam pesquisar fazer antecipações e simulações, criar soluções e construir novas formas de representação, além disso, permite a interação com outros indivíduos e comunidades utilizando os sistemas interativos de comunicação que são as redes de computadores.
O acesso ás tecnológicas da informação e comunicação não acontece simplesmente com a instalação dos laboratórios de informática, como são chamados na escola, mas pela necessidade de mediação de educadores por meio do desenvolvimento de hábito.
É preciso avançar para além da simples implementação técnica de computador nas escolas, entendendo como as relações didático-pedagógicas acontecem com as novas tecnologias e que dificuldades há nessas relações.
“[...] tecnologia não é a solução, é somente um instrumento. Mas embora tecnologia não produza automaticamente uma boa educação, a falta de tecnologia garante automaticamente uma má educação."( Ubiratan D’Ambrosio)
A aprendizagem é um processo construtivo, que depende de modo fundamental das ações do sujeito e de suas reflexões sobre estas ações.
“Todo conhecimento é ligado à ação e conhecer um objeto ou evento á assimilá-lo a um esquema de ação... Isto é verdade do mais elementar nível sensório motor ao mais elevado nível de operações lógico-matemáticas” (Piaget).
O computador é uma das ferramentas de apoio à construção do conhecimento e se utilizado com base em metodologias interdisciplinares irá contribuir no processo de ensino e aprendizagem.
O educador deve encorajar o educando a explorar o ambiente que está acessível através de alguma interface e que envolve um modelo de um domínio de conhecimento matemático, podendo melhorar o desenvolvimento das estratégias utilizadas na resolução de alguma tarefa e contribuir na construção de significados envolvendo relações entre objetos matemáticos e suas representações.
A identificação de um problema do mundo real é fundamental. O problema é muitas vezes modificado e simplificado com vistas a ser descrito em termos razoavelmente precisos e sucintos. Essa descrição do problema constitui o chamado modelo real. O modelo real é ainda mais simplificado e apresentado num contexto que seja interessante e compreensível para os educandos, tornando viável a aplicação de alguns conceitos e idéias matemáticos presentes na situação-problema.
(Texto produzido ao som do Tope Love e Calcinha Preta – isto é interdisciplinaridade)
Produção: Clélia Eugênia
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