segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Leitura e a Escrita na Matemática

A Leitura e a Escrita na Matemática

A universalidade da linguagem matemática evidencia o aspecto utilitário e de importância e, principalmente, para que possamos entender e compreender o contexto social bem como o mundo em que vivemos.
Os símbolos constituem a linguagem matemática, pois são uma variedade de elementos de comunicação.
Aprender a matemática é, em grande parte, aprender e utilizar suas diferentes linguagens – aritmética, geométrica, algébrica, gráfica, entre outras. Na atualidade, as linguagens matemáticas estão presentes em quase todas as áreas do conhecimento. Por isso, o fato de dominá-las passa a constituir-se um saber necessário considerando o contexto do dia-a-dia.
Através da leitura e da escrita, somos capazes de nos comunicar num processo histórico-social e universal, rompendo fronteiras geográficas e temporais.
É fundamental, portanto, compreender o sentido do fenômeno da alfabetização matemática. Ser alfabetizado em matemática é entender o que se lê e o que se escreve o que se entende a respeito das primeiras noções de aritmética, geometria e lógica, sem perder a dimensão social e cultural desse processo: é buscar o significado do ato de ler e de escrever, presentes na prática cotidiana. Para ser alfabetizado, não basta simplesmente saber ler, escrever e contar... É preciso ver a educação matemática de uma forma que personifique o valor e a cultura da criança, isto é, a sua etnomatemática. A etnomatemática do educando: o comportamento de cada indivíduo para explicar, entender e desempenhar-se na sua realidade, comportamento esse desenvolvido ao longo de sua história de vida.
E nesse contexto, o educador necessita assumir um novo papel, passando a ser mais um agente desse processo. O educador deve conhecer seu educando, reconhecendo suas habilidades e expectativas, identificando nele suas motivações para ajudá-lo a ampliá-las bem como reconhecer suas dificuldades para que possa superá-las.
Produção: Clélia Eugênia

Um comentário:

Regina Ferreira disse...

Devemos ajudar nosso aluno a adquirir expectativa de vida , para produzir melhor seu conhecimento acadêmico, pois é de fundamental importância para sua vida diária e seu profisisonal.
Parabéns pela produção do texto.
Fizemos bastantes textos na disciplina PPP e Produção de Textos.
Sugestão : Porque você não psota seus textos produzidos na faculdade?

Regina Ferreira, curso Licenciatura em matematica EAD/UNIFACS - SALVADOR