sexta-feira, 17 de julho de 2009

Importante Recurso na Natureza - Água


A Matemática presente na Natureza (água)

QUESTÃO 08
A água que esguicha de um bocal mantido horizontalmente a 4 metros acima do solo descreve uma curva parabólica com vértice no bocal. Se a corrente de água desce 1 metro medido na vertical nos primeiros 10 metros de movimento horizontal, a que distancia horizontal do bocal irá atingir o solo?











A água é o elemento mais importante para a subsistência do ser vivo, pois dependem da sua disponibilidade para satisfazer suas necessidades. Quase todos os aspectos da vida do homem giram em torno da água. As fontes naturais de abastecimento de água são: água da chuva, águas superficiais (rios, arroios, lagos), águas subterrâneas (aqüíferos mananciais). As fontes de água constituem uma unidade, fundamental do sistema ecológico e imprescindível para o desenvolvimento econômico.
Os diferentes usos da água pelo homem aumentaram excessivamente, resultando em degradação ambiental e poluição. A deterioração das fontes de água está relacionada com crescimento e a diversificação de atividades agrícolas, aumento da urbanização e intensificação de atividades humanas nas bacias hidrográficas.

fonte termal (Ojos del Caburga.) com o formato do mapa do Brasil na cor azul, no território do Chile




O acesso a água de boa qualidade e em quantidade adequada é uma prioridade, em especial em áreas urbanas, e está diretamente ligada à saúde da população. É importante frisar que diversas doenças têm sua origem na água contaminada e respondem por mais da metade das internações hospitalares na rede pública de saúde.
Em áreas rurais, a situação é bastante diferenciada, sendo que 43% dos domicílios rurais não dispõem de nenhum tipo de água encanada e apenas 18% dos domicílios rurais estão ligados à rede de abastecimento. Além das medidas estruturais para minimizar as perdas nas redes, é necessário a fiscalização de usos e da ocupação nas áreas de mananciais, de forma a evitar a degradação das fontes de água, juntamente com campanhas de esclarecimento da população sobre o adequado uso deste importante recurso natural

2 comentários:

Mariza Nascimento disse...

Estes problemas estão muito bom, pois retratam a importância da contextualização de matema´ticacom outras áreas do conhecimento.
Devemos socializar mais estes conhecimentos para podemos faciliar o aprendizado do nosso aluno

Mariza Nascimento,Licenciatura em matematica, UNIFACS - EAD

Regina Ferreira disse...

Clelia,
As postagens neste blog estão ótimas e vãoservir para meu estágio.
Espero que a coordenadora aceite, apesar de vc ser minha colega, mas estou estagiando em outra escola.
Todos estes problemas contextualizados estão muito bons para o estágio.
Os problemas interidiciplinase que envolvem gráficos, também farei aproveitamento no meu estágio.
Como eles estão Postados no Blog e o mesmo podemos acessar com naturalidade, vou verificara possiblidade apesar de na escola queeu estou estagiando não possuir Laboratorio deInformatica.

Regina Ferreira, curso Licenciatura em matematica EAD/UNIFACS - SALVADOR