A Matemática e a Interdisciplinaridade
A Interdisciplinaridade contribui para que o educador mude sua atitude frente ao conhecimento a partir do momento em que compreende que o seu saber não é mais importante que o saber do outro. Ao buscar o diálogo com as outras áreas de conhecimentos, assume a certeza de que o seu saber é incompleto sem o saber do outro.
Propor trabalhar numa perspectiva interdisciplinar não precisa dominar os conhecimentos dessas outras áreas com receio de perder prestígio pessoal, pois a prática interdisciplinar possibilita criar oportunidades de uma aprendizagem construtiva que estimula o desenvolvimento das habilidades dos educando.
Segundo Garcia (2002) o professor interdisciplinar, em sala de aula, deve ser capaz de estimular a curiosidade dos alunos, criar oportunidades de aprendizagem interativa, possibilitar descobertas e novas experiências. Ele também exerce a reflexão crítica sobre suas práticas e busca melhorar suas estratégias de ensino e as relações com os alunos [...]
O trabalho interdisciplinar pode estimular a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico, a capacidade de abstração, o trabalho de equipe, a troca de idéias, a comunicação e a pesquisa, e dessa forma favorecer o aprimoramento do educando como pessoa humana, assegurar-lhe uma formação comum indispensável para o exercício da cidadania e garantir a preparação básica para o trabalho, como prever a Lei de Diretrizes e Bases.
Ter uma visão da Interface da Matemática com outros campos do saber nos permite contextualizar conhecimentos matemáticos fazendo a conexão com outras áreas.
Vários assuntos de outras áreas do conhecimento têm relação direta com a matemática. A cada dia são descobertas novas formas de utilização de ferramentas matemáticas que ajudam a compreender esta relação.
Visite os sites abaixo e compreenda algumas dessas relações:
http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/genetica.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/alegria/fibonacci/seqfib2.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/representacoes-graficas.htm
http://www.geocities.com/fabclaret/inorganica04.htm
http://br.geocities.com/nte03curso2001/mares.htm
Produção: Clélia Eugênia
3 comentários:
A nossa questão a ser trabalhada n o grupo é a questão 08 que fala de esportes especificando o basquete.
tivemos a idéia de apresentar usando a quadra do colégio e dramatizações.
Maurilio dos Santos, 1N1
Oal Maurilio,
Esta idéia do grupo é muito boa.
Vocês precisam solicitar na secretaria o material do basquete com antecedência para não gastamos tempo na hora da apresentação. E não se esqueçam da iluminação, onde acender os olofotes da quadra.
Como discutimos em aula, vocês podem solicitar dos sala a particpação deles no senário.
Sería otimo que vocês postassem os comentários no link da questão, mas tudo bem, pois você especificou a questão.
Seria muito bom que os profissionaisem educação adotassem a idéia de se trabalhar com a Interdisciplinaridade, pois como voc~e clocou: "sua atitude mude frente ao conhecimento a partir do momento em que compreende que o seu saber não é mais importante que o saber do outro".
e que assumir a certeza de que o seu saber é incompleto sem o saber do outro é tarefa para um bom educador.
É verdade que trabalhar com a interdisciplinaridade não há necessidade de dominar os conhecimentos dessas outras áreas, mas se tiver um pouco de conhecimento ajudae muito no desenvolvimentodos trabalhos.
Uma aprendizagem construtiva se dá quando estimulamos o desenvolvimento das habilidades dos educando.
"Ter uma visão da Interface da Matemática com outros campos do saber nos permite contextualizar conhecimentos matemáticos fazendo a conexão com outras áreas".
Gostaria muito que a nossa prática fosse diferente da nossa fala e que a nossa fala quando registrada no papel saisse e transcedesse todo o universo do conhecimento.
Maria de Lourdes, colega da Faculdade de Licenciatura em matematica - UNIFACS- EAD
Postar um comentário